Nascer de novo é encontrar novamente o caminho de Deus

Dunga
Foto: Maria Andrea
Deus é capaz de falar com todos e, ao mesmo tempo, com cada um. Com isso, temos a responsabilidade de estar prontos para ouvi-Lo e estar abertos para recebê-Lo.

Permita que o Espírito Santo seja capaz de fazer a obra em sua vida. Dê o seu testemunho sobre o que Deus está fazendo em você. Eu fico imaginando: O que será que o Espírito Santo está fazendo nas pessoas que estão lendo esta pregação agora? Mesmo que você não sinta nada, não quer dizer que Ele não esteja agindo em sua vida. Dê um passo em direção a Deus e Ele dará milhares de passos em sua direção.

Deus fala conosco desde o princípio. Ao nascermos, recebemos a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; um pouco mais tarde, por meio do Catecismo, recebemos, pela primeira vez, o Corpo do Nosso Senhor. Mas, infelizmente, com o tempo, com a idade, vamos nos afastando um pouco do Senhor. Por isso, Jesus fala do "nascer de novo", é isso que Ele quer dizer. Nascer de novo é encontrar novamente o caminho de Deus, ir até Ele em busca de respostas. Chega um momento em nossas vidas no qual sentimos a necessidade de "nascer de novo".

É preciso que o espírito vivencie nossa vida, não podemos viver apenas da carne, ela é boa, porém, é o nosso espírito que nos dá a estabilidade de que precisamos. É exatamente nesse ponto que renascemos no Espírito Santo, quando as coisas carnais não satisfazem mais nosso ser. Esse é o chamado d'Ele [Espírito Santo].

Até mesmo nos prazeres carnais a carne é limitada, ela não suporta que você fique deitado o dia todo ou coma além do necessário, nem mesmo mantenha relações sexuais com seu parceiro ou parceira [além da conta]. Se você se entrega aos prazeres da carne durante toda a vida, você se torna uma pessoa limitada.

Você que está em situações difíceis e, muitas vezes, para e diz a si mesmo: "Eu não aguento mais!". Essa é a voz da alma, ela não foi feita para isso; sua alma foi feita para viver a eternidade com Deus. Nesse momento Ele lhe dirá: "Necessário vos é nascer de novo".

O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do espírito é espírito.

"Mesmo que você não sinta nada, não quer dizer que Ele não esteja agindo em sua vida", afirma o missionário
Foto: Maria Andrea

Não é fácil realizar essa mudança em nossas vidas, todos sempre fomos criados para competir, gerar lucro, ser os melhores. Independentemente de qualquer coisa, pessoas que vivem em função disso nasceram da carne e viverão dela. Ao passo que aquelas que vislumbram algo maior, que estão dispostos a se empenhar na missão divina, nasceram na alma e viverão dela. Sem dúvida, não é algo fácil, mas a recompensa dessa vida é gratificante, para isso basta "nascer de novo" e retornar aos braços de Deus. Só que agora você tem a experiência ao seu lado, não é mais aquela criança que não tinha vivência; hoje você pode se entregar ao Senhor sabendo onde pode ou não errar. Porém, é bem mais fácil entregar-se ao vício, seja ele o álcool, as drogas, o sexo ou qualquer outro.

É claro que não é uma mudança que ocorrerá do dia para a noite, você precisa mudar seus hábitos. Reze, leia a Bíblica um pouco todo dia e adore ao Senhor. Muitas pessoas têm preguiça de ler a Palavra de Deus por terem uma visão errônea dela. As pessoas acham que devem decorá-la ou lê-la em pouco tempo; mas se engana quem pensa isso. Você tem a vida inteira para ler a Bíblia. Leia-a aos poucos, um Salmo em um dia, uma carta na outra, mas faça com que isso se torne um hábito, faça isso todos os dias, reserve 30 minutos do seu tempo para lê-la.

Vá à Santa Missa. Não é necessário ir todos os dias, reserve um dia da semana, de preferência aos domingos. Encontre-se com Deus, comungue o Corpo, Sangue e Alma de Jesus. Acredite, você estará nascendo de novo a cada ato desse.

Uma simples vinda à Canção Nova pode fazer com que você renasça. Você se lembra de quando eu disse, no começo, que você não terminará essa pregação da mesma forma que começou? Pois bem, se você quiser, se permitir, Deus trará um novo início para você.

Esqueça a carne, nasça agora da água e do Espírito Santo. Quando estamos sob a ação do Espírito Santo, até mesmo nossas palavras são conduzidas, nossos atos são pensados, toda nossa vida é reestruturada.

Todos aqui temos fé, mas, infelizmente, a colocamos em coisas que não valem a pena. Colocamos fé e esperança na loteria ou em um jogo de futebol em vez de “apostarmos” no que realmente nos sustenta: nas coisas de Deus. Vamos apostar no Senhor, vamos ter esperança e fé n'Ele! Não devemos desistir do Senhor nunca!

A cada dia existe um detalhe novo de Deus na nossa vida, mas para percebermos esses detalhes precisamos ouvi-Lo. Esteja atento a essas mudanças e agradeça pelas graças. Quando passar em frente a uma igreja aberta, entre e agradeça pela graça da vida, pelo dia, por seus irmãos.

Mais do que qualquer coisa, aprenda a perdoar. Não guarde mágoa ou rancor de ninguém. Recomece uma vida renovado com Cristo, com espaço apenas para o amor e a esperança. Vivencie seu espírito. Deus é o Senhor do tempo, como Ele mesmo diz: um minuto é como um ano e um ano pode ser como um minuto. Ele pode fazer você viver todas as emoções maravilhosas que ainda não viveu em sua vida, para isso, você só precisa "nascer de novo".

 
↑ topo