Novas Comunidades para uma Nova Evangelização

.: Confira essa pregação em inglês

Caríssimos irmãos e irmãs, uma saudação cordial a vocês presentes. Nas vossas pessoas dirijo uma cordial salvação a todos.

A missão de vocês é muito importante na Igreja, o vosso dever é recordar a todos que o Pentecostes não é um acontecimento de um passado distante, é um acontecimento continuamente no presente da vida da Igreja, e o Espírito sopra agora no meio de nós.

Mas queridos irmãos  e irmã, eu vim aqui para traze-los não somente a minha saudação, vim aqui para trazer a todos vocês presentes uma saudação particular e a benção do nosso padre o Papa Bento XVI .

Ouça: Dom Stanislaw recorda palavras que foram usadas pelo Papa João Paulo II e Bento XVI

Portanto, o pensamento do Papa é claro, ele conta com vocês! Vocês se tornaram importante  instrumentos para abrir a porta a Cristo, a porta dos corações humanos, as portas da sociedade, da cultura, de todos os ambientes onde vive o homem.

Agora eu quero agradecer a Fraternidade Católica pelo convite de estar nesse encontro, e na pessoa do presidente da Fraternidade, Mateo Calise , eu quero agradecer por essa importante obra, de ressaltar a relação cada  vez mais entre a RCC e a pessoa do sucessor de Pedro.

E agradeço a padre Jonas Abib pela sua obra maravilhosa. É um sinal do poder do Espírito Santo. A sua comunidade e a sua pessoa tem  os nossos melhores votos. Obrigada pela hospitalidade no centro da sua comunidade.

Queridos irmãos e irmãos, devemos falar de nova evangelização, novos homens, renovados pelo Espírito Santo. É uma relação forte  para todas essas expressões da novidade cristã.

Quero começar a minha palestra recordando as palavras de João  Paulo II. Na carta Apostólica Novo Millenio Ineunte, o Papa nos disse: ‘…Muitas vezes repetimos o apelo a nova evangelização, sobretudo para indicar que é preciso reacender em nós o impulso do início, deixando nos invadir pelo ardor da pregação apostólica. Devemos reviver em nós o sentimento focado por Paulo, que exclama: ‘Ai de mim seu eu não pregar o Evangelho’.

O Papa Bento XVI na Jornada Mundial, na Colônia, falando aos bispos alemães, disse: ‘Devemos refletir sobre o modo que devemos realizar uma verdadeira evangelização, não só uma nova evangelização, mas com freqüência uma verdadeira e nova evangelização…’.

Existe um novo paganismo. Não é só suficiente conservar o rebanho já existente, creio que devemos buscar novos modos de levar o Evangelho ao mundo atual, de anunciar novo o Cristo e estabelecer a fé.

Acredito que essas palavras dos dois pontífices pode constituir para esse nosso congresso duas  coordenadas principais para nossa reflexão. O mundo tem sede do Evangelho. O mundo tem necessidade de Crist, mas quem o levará, quem o levará aos homens e mulheres do nosso tempo e ao é que intervém o próprio Espírito Santo suscitando na Igreja novos carismas, como os vossos, dando um novo impulso
e novo carisma evangelizador aos homens e mulheres.

Joao Paulo II falava sempre que estávamos vivendo na Igreja uma nova primavera do Espírito, e vocês são essa nova primavera do Espírito dos nossos tempos.

A Igreja precisa de você, precisa do  vosso ímpeto missionário para levar o Evangelho às  famílias que freqüentemente se encontram em  crise, aos problemas sociais dificilmente resolvidos, aos meios de comunicação etc. Então, queridos irmãos e irmãs, hoje há uma urgente necessidade da evangelização.

Ouça: “Há uma necessidade na evangelização…” 

A formação é o âmbito onde as  comunidades encontram a força mais bonita.

Cada um dos nossos carismas souberam desenvolver um projeto para fazer nascer nas mentes do homens e mulheres novos, isto é, homens e mulheres que descobriram a beleza da vocação batismal, a beleza de ser de Cristo. Como eu disse são pedagogias que colocam Cristo no centro; pedagogias radicais que não têm medo de colocar as exigências, e isso é muito importante,  sobretudo no que diz respeito ao jovens,  de serem desafiados das exigências fortes do Evangelho, de Jesus cristo que dão sentido novo a vida do homem.

Eu visitei setor aqui na Canção Nova, a central telefônica, com cerca de 20 pessoas que escutam telefonemas de todo o Brasil: pessoas de separadas, abandonadas, que não sabem o que fazer,  e aí  entra os novos carismas usando esses meios novos de telefone, internet para chegar a essas pessoas desesperadas, infelizes..dizendo a elas: ‘ …você não está só Cristo é o seu melhor amigo, Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Escolha-o!’

O homem não pode viver senão um encontro na sua vida com o amor e se deixar invadir por esse amor. É isso que falava João Paulo II que esse amor tem um rosto e é uma pessoa, Jesus cristo.

A mensagem que vocês trazem mais importante para o mundo hoje é que vale a pena ser cristão! Vale a pena assumirmos Cristo na própria vida.

Como diz  Bento XVI no início do seu serviço como sucessor de Pedro: ‘Cristo não tira nada do homem, não tira nada daquilo que é verdadeiro, belo e bom . Ele não tira nada e doa tudo’.

Por fim, quero deter com você sobre alguns pontos da evangelização que estão bem presentes no coração do Papa Bento XVI e que completa com a orientação de fundo das novas comunidades.

Ouça: “O papa diz que o processo de evangelização não deve jamais perder de vista o encontro com Cristo…” 

O Papa diz que o processo de evangelização não pode jamais perder de vista o encontro com Cristo. No batismo, o cristão recebe uma nova identidade.

Todos nós somos chamados a redescobrir o valor do Batismo nas nossas vidas para entender o que é o Batismo que recebemos, e quão grande é a revolução que o Batismo provocou na nossa vida

Partindo da palavra de São Paulo podemos dizer: já não sou eu quem vivo, mas Cristo quem vive em mim. Eis a descoberta do batismo como fundamental!

Uma outra indicação básica que vem do Papa Bento XVI diz respeito a dimensão positiva da mensagem evangélica, é preciso saber primeiro o que verdadeiramente queremos, O cristianismo, o catolicismo não é uma acúmulo de proibições, é um  projeto fascinante de vida.

Em outras palavras precisamos ajudar aos nossos contemporâneos a beleza e o fascínio de ser cristão, isto é, discípulos de Cristo.

Queridos amigos, essa deveria ser uma prioridade dos evangelizadores de hoje:  mostrar aos nossos contemporâneos com a nossa vida e felicidade que  ser cristão é  belo!

Ouça: Dom Stanislaw recorda experiências vividas por Bento XVI na última Jornada Mundial da Juventude

Olhando essa grande messe evangélica que desafia a todos, podemos pergunta-los por onde começar esta obra tão grande e fascinante da evangelização.

A resposta do Papa Bento XVI é muito clara, e com esta palavra concluo a minha palestra: Antes de  qualquer atividade deve estar a adoração, que nos torna verdadeiramente livres e nos dá critérios  para o nosso agir e para a nossa vida.

Queridos amigos tenhamos essa palavra do Papa como uma bússola segura que nos indica  o caminho seguro para uma nova evangelização.


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


 Transcrição: Tatiane Bastos
Fotos: Lucilene Silva
Áudios: Claudenilson José

↑ topo