O amor do homem e o amor de Deus

Valdnei Rosa
Foto: Wesley Almeida
O tempo do Advento nos traz a experiência de sermos profundamente amados por Deus. Abra a sua Bíblia em São Judas, 20-21: “Mas vós, amados, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”.

Quando a pessoa se sente amada, é mais fácil mudá-la, mostrá-la o caminho certo. O Senhor usa a expressão “amados” nessa passagem para criar essa intimidade conosco. Trata-se do amor divino com cada um de nós. Mas, antes de falar disso, é necessário entender que, ao longo da história humana, o principal problema que nós enfrentamos é o que, de fato, conhecemos de Deus. O segundo ponto é: o homem quer conhecer o Pai?

O conhecimento de Deus é para todos nós. Fomos criados à imagem e semelhança do Senhor. Muitas vezes, a nossa grande dificuldade é encontrar o amor de Deus, porque nos acostumamos a fazer um parâmetro com o amor do homem. Nos nossos relacionamentos humanos o amor acontece. No divino, ele já está dentro de nós, antes mesmo de nascermos. O amor de Deus é o único que nos torna completamente livres.

"Muitas vezes, a nossa grande dificuldade é encontrar o amor de Deus, porque nos acostumamos a fazer um parâmetro com o amor do homem."
Foto: Wesley Almeida

Nos relacionamentos humanos, a palavra “amor” é, muitas vezes, deturpada. Somos muito apressados em dizer às pessoas que a amamos. Conhecemos alguém ontem à noite e, no outro dia de manhã, já nos dizemos apaixonadas. Não é assim que acontece! E nós sofremos por isso, porque achamos que Deus nos ama dessa forma errada também.

Quando me isolo, não consigo compreender quem de fato eu sou. É só no relacionamento que nós descobrimos os nossos defeitos e qualidades. Se por um lado o amor humano é desconcertante, também o amor de Deus nos desconcerta.

"Quando me isolo, não consigo compreender quem de fato eu sou."
Foto: Wesley Almeida

O Pai não se deixa manipular por nós. É necessário, de nossa parte, um profundo arrependimento pelo amor que recebemos e não podemos retribuir. É um sentimento muito perfeito. É difícil acreditar que as pessoas ficam angustiadas, tristes, deprimidas diante de tanto amor. Deus simplesmente nos ama sem pedir nada em troca.

Estamos diante de um mistério. Deus o ama independente daquilo que você pode dar em troca para Ele. O Pai ama você mesmo com os seus pecados. Tenha a certeza de que Deus ama você e vai continuar amando, independente do que você faça.


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo