O apostolado da RCC no mundo

Enquanto estava em oração por esta pregação, uma Palavra veio ao meu coração. É uma palavra de encorajamento. Está na Carta aos Hebreus, capítulo 3.

Na semana passada, eu estive em Gana, na África Ocidental, reunida com líderes de todo o continente para encorajá-los e também para ser fortalecida por eles, e, para discernir junto com eles o que o Senhor está pedindo nesses tempos. Agora estou em outro continente e acredito que, nesta manhã, o meu papel é refletir a respeito desta jornada que estamos fazendo junto com o Espírito Santo.

Quando olhamos para o presente, que é a RCC para o mundo, há muitas coisas que poderíamos mencionar, mas enquanto eu rezava a respeito disso, o Senhor me disse: "Concentre-se no que é essencial!" Às vezes nós complicamos muito as coisas. Hoje, o Senhor também está nos dizendo: "Olhemos para o que é essencial!"

OUÇA: "A missão da RCC é despertar as pessoas para a realidade do poder do Espírito Santo"

A nossa missão é despertar as pessoas para a realidade do poder do Espírito Santo. Ser como que a força de Deus para a Igreja. Deixe-me dar um pequeno exemplo: observei, quando cheguei aqui, que o meu secador de cabelos não funcionava muito bem aqui. Ele está muito lento e não vem muito calor dele. É porque a corrente de eletricidade é diferente da que temos na Europa. Às vezes, a mesma coisa acontece com as pessoas que não recebem a plenitude do Espírito Santo, parece que elas vivem a sua vida com o poder mais lento. E a missão de quem recebeu o poder do Espírito Santo é ajudar a aumentar o "calor" na Igreja toda.

Nós também temos a responsabilidade de partilhar a graça do batismo no Espírito Santo no mundo todo. Quando os apóstolos O [Espírito Santo] receberam, eles não ficaram ali parados, mas foram às ruas demonstrar o poder recebido. Nós também devemos demonstrá-lo, para que as pessoas possam receber a esperança do Evangelho. O poder do Espírito Santo muda as nossas vidas, por isso precisamos partilhar os dons àqueles cujas vidas precisam ser transformadas. Aos viciados, aos suicidas, aos miseráveis economicamente… o Evangelho é a Palavra da vida! Temos de partilhar esta Palavra a todos os que estão ao nosso redor.

Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, Ele disse: "Sigam-me e os transformarei em pescadores de homens". Percebam: primeiro veio o [verbo] imperativo, mas logo depois vem o convite e, este é feito no tempo verbal do futuro. À medida em que somos chamados pelo Senhor e aceitamos este convite, há uma renovação contínua.

Às vezes podemos nos contentar e ficar onde estamos, mas o Senhor nos chama para algo mais. Existe uma diferença entre sermos seguidores de Jesus e discípulos. O seguidor anda com as multidões apenas, enquanto que o discípulo está preparado para trilhar o "caminho estreito", sem perguntar o que ele vai ganhar com isso; ele pergunta o que ele pode dar.

Em algumas partes do mundo, posso ver uma Renovação Carismática Católica madura, mas nós temos a responsabilidade de continuar no aprofundamento do Senhor. Nós temos esse encorajamento de maturidade, mas também existe o chamado de sermos dinâmicos e vibrantes. Em algumas partes do mundo, a RCC perdeu o seu dinamismo, ela ficou velha e cansada.

Este ano, quando comemoramos este 40º aniversário, tenho refletido sobre este significado e acredito que é uma data muito especial, porque representa mudança. Muitos falam que a vida começa aos 40, portanto, este é apenas o começo. Mas, às vezes, quando as pessoas fazem 40 anos, elas entram na crise da meia idade. Eu não gostaria que houvesse esse tipo de crise na Renovação Carismática.

Nós temos de saber quem somos em Cristo. Temos de tirar forças na graça do batismo do Espírito Santo e partilhar isso com a Igreja e com o mundo.

A Renovação Carismática não é um movimento como os outros, ela existe para rejuvenescer cada parte da Igreja. Ela não é um "clubinho" exclusivo da sociedade, mas um canal de graça para a Igreja inteira. O Senhor nos encoraja a fim de crescermos nos dons de oração e para oferecer nossos dons a serviço do mundo.

Vamos clamar ao Senhor para que Ele tome posse dos lugares onde o inimigo está dominando! Vamos marchar com confiança, com convicção e comprometimento! Temos muito para dar ao mundo. Cada um de nós tem uma história sobre sua experiência com Jesus e, este testemunho é importante.

OUÇA: "O Senhor nos encoraja para crescermos no dom da oração"

Transcrição: Anderson Machado
Fotos: Lucilene Silva
Áudios: Willieny Isaias


Michelle Moran


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo