O chamado específico de Deus

Padre José Augusto
Foto: Clarissa Oliveira

Nós estamos num kairos vocacional, porque hoje 5 rapazes serão ordenados ao sacerdócio. Hoje é um dia de meditarmos sobre isso, por que esses rapazes que poderiam ter um profissão, deixam tudo para servir a Deus, servir a Igreja como sacerdote? Muitas pessoas não entendem o porque de se tornarem um sacerdote, e perguntam: “por que ser padre”?

Temos como tema deste kairos “vai falar por mim”, a primeira coisa que precisamos entender, que este mundo não está do jeito que Deus gostaria que estivesse. Recebemos notícias boas e ruins, vemos no jornal, tantas notícias ruins. E muitos dizem vamos viver ao máximo esta vida, esquecendo que o mundo não acaba aqui, que existe um céu e inferno.

Deus não criou o homem para morrer, mas infelizmente por causa do pecado de Adão e Eva, a morte entrou no mundo. E você precisa olhar para os seus e ver que eles não podem se perder, e quando dizemos perder, não é somente se perder, mas perder a vida eterna e Deus não quer que isso aconteça.

E para que ninguém se perca, Deus enviou seu Filho amado para morrer por nós. E o Senhor também escolhe algumas pessoas. Ele não escolhe todos para um chamado especial, como escolheu esses rapazes para o sacerdócio, mas ele escolhe quem Ele quer.

“Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis;” (Marcos 3, 13), eu não sou padre porque eu quis, tem gente que quer ser médico, estuda e se torna [médico], mas eu não, eu sou padre, não porque eu quis, mas porque Deus quis. Eu não queria ser padre, e hoje eu sou feliz. Foi Jesus que me chamou. Ele chama quem Ele quer, mas Ele não chegará na pessoa e dirá: “se você não for padre, você verá o que acontecerá.” Não Ele chama, mas não obriga.

E continuando a leitura, “e foram a ele.” Foi isso que aconteceu com esses rapazes que serão ordenados hoje, Ele chamou e eles foram. “Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova,” Eu te digo, se Deus te chama, vá. Ele te chama para um missão, um missão de salvação. Ele chama porque as pessoas precisam de salvação.

Indo para o Antigo Testamento lembrando que Deus chama para um missão, a Palavra fala de uma mulher que era estéril. “O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Tu és estéril, e nunca tiveste filhos; mas conceberás e darás à luz um filho. Olha a missão desse filho: Toma, pois, muito cuidado; não bebas doravante nem vinho, nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura, porque vais conceber e dar à luz um filho. A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus.” (Juízes 13, 3-5). O anjo está dizendo que aquele menino se chamará Sansão e irá livrar o povo dos filisteus, os filisteus dominava os judeus e Deus o chama para que ele livre as pessoas das mãos de Satanás, olha que missão linda do sacerdote.

No mundo espiritual, existe Deus e o diabo, e diabo, quer que todos desobedeçam a Deus. E Deus vem chama o André, para que Ele leve seu nome. O sacerdócio tem essa missão: salvar pessoas, tirá-las das garras de Satanás e levá-las para o céu.

E essa missão não é para todos, é para aqueles que Ele chama. Não desmerecendo as profissões, pois todas são boas, mas para levar as pessoas para o céu, é só para alguns. E Deus não chamará a todos, chamará alguns e se ele te chama, não recuses.

Padre José Augusto
Foto: Clarissa Oliveira

Alguns dirá: “mas padre eu fumo maconha, eu não sou mais virgem, eu já fiz tantas besteiras”, mas se Senhor te chamou, não tenha medo, vá. São Camilo era viciado em baralho, a ponto de fazer aposta da roupa que ele estava vestido, e ele foi para casa nu, e sentiu o chamado de cuidar das pessoas doentes. São Agostinho era um “Sem-vergonha”, fez de tudo e depois entrou no seminário, e hoje está no céu. Estou dizendo isso para que você não dê desculpas, dizendo que já isso e aquilo, Deus não importa com o que você fez na vida, Ele se importa com o que você pode fazer, e Ele quer fazer na sua vida como fez na vida de tantos.

São Paulo, aquele que escreveu tantas cartas bonitas, mas antes ele era um matador de cristão. E foi constituído por Deus para falar de Jesus. O Senhor chama porque a humanidade está sedenta, faminta de Deus, a maior miséria da humanidade, é fome de Deus.

Nós temos nossos planos, mas precisamos ir descobrindo os planos que Deus tem para nós, pois Deus tem para nós planos de alegria. Se eu me casasse eu seria um bom marido e um bom pai, mas eu não seria feliz, pois não era esse o plano de Deus para mim.

Deus me diz “vai falar por mim”, e eu sempre penso, eu não sei falar, quando as pessoas me chamam para pregar, eu tenho muito medo ainda. Para fazer essa palestra hoje eu acordei as 4:30 e fui para capela, pois é em Deus que eu preciso colher o que falar.

Deus chama do rural ao urbano, ele chama o rapaz da roça que não sabe nem ler e nem escrever e uma pessoa letrada, para a salvação de almas. Se você acha que não tem condições, é Deus que dará as condições.

Deus precisa dos seus olhos, dos seus pés para que muitos possam se salvar. E hoje eu posso dizer que muitas pessoas entrou no céu, por Deus ter me usado, não fui eu que fiz, foi Deus que me usou. Eu não estou dizendo que o sou o “tal”, estou dizendo que Deus vai me usando.

Se Deus te chama, vá. Deus chama o homem e a mulher para ser instrumento de salvação para outros, e se você diz que é muito fraco, Deus será sua fortaleza. “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.” Se Deus te chama para de ficar inventando desculpas. (Jeremias 1, 5-6)

“Jesus disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos. 38.Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.” (Mateus 9, 37-38) Dentre os poucos pedidos que Jesus fez para nós, um deles foi esse, que pedíssemos ao Senhor mais operários. Eu sou fruto da oração de minha bisavó que se chamava felicidade, e quando eu nasci ela disse, o nome dele será José e será padre. E hoje os rapazes que serão ordenados, é fruto das orações de vocês.

Veja também:

:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone

:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo