O Espírito Santo em dobro

Vamos partilhar hoje uma Palavra de Deus que tem sido semeada no encontro do Retiro Nacional para seminaristas [Renasem]. Neste ano em que o Renasem comemora 25 anos, estamos aqui na Canção Nova bendizendo a Deus por todos os frutos desse tempo.

Eu sou o diácono Felipe, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e fui ordenado diácono no dia 22 de dezembro. E hoje estou servindo como formador do curso de Filosofia no Seminário São José no Rio. E me alegro em poder partilhar a Palavra de Deus.

Hoje, queria partilhar com vocês uma Palavra que temos meditado por toda esta semana, com clamor de Deus para nossas vidas, nossas vocações, nosso ministério. Está em II Reis 2, 1-9. É o pedido que Eliseu faz a Elias quando este está pronto para ser arrebatado para a Glória. “Eu quero uma porção redobrada do Teu Espírito” (II Reis 2,9). Essa Palavra é para nós hoje. Queria convidá-lo para fazer o mesmo pedido de Elias a Deus hoje.

Eliseu foi formado por Elias. E quando este está prestes a ser tomado pela carruagem de fogo, ele chama Eliseu para um passeio, como que para uma última oportunidade de formação. E Elias começa a caminhar com ele, para lhe dar [a Eliseu] aquilo que era necessário para ele continuar com a missão de profeta naquele lugar.

'Deus quer conceder a cada um de nós uma porção redobrada do seu Espírito Santo'
Foto: Robson Siqueira

É isso que nós precisamos fazer. Pedir a Deus a cada dia que Ele nos leve ao Seu encontro e nos dê uma porção redobrada do seu Espírito para que possamos exercer nosso ministério, onde quer que estejamos.
E é para esse “passeio” que quero convidá-los a fazer comigo hoje.

Não sou um Elias, mas eu queria olhar para você como se você fosse um Eliseu e convidá-lo para ir em frente ao Rio Jordão, atravessar a pé enxuto e ali receber de Deus uma porção dobrada do seu Espírito. Que cada um de nós possa abrir o coração e manifestar a Deus o desejo de receber de d’Ele essa porção. Para realizar a vontade d’Ele no lugar onde Ele nos colocou.

Vamos trilhar o caminho de Elias, vamos trilhar o caminho de Eliseu.

“Eis o que se passou no dia em que o Senhor arrebatou Elias ao céu num turbilhão: Elias e Eliseu partiram de Gálgala, e Elias disse a Eliseu: Fica aqui, porque o Senhor me mandou a Betel. Por Deus e por tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E desceram a Betel. Os filhos dos profetas, que estavam em Betel, saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: Sabes que o Senhor vai tirar hoje o teu amo de sobre a tua cabeça? Sim, eu o sei: calai-vos! Elias disse-lhe: Fica aqui, Eliseu, porque o Senhor manda-me a Jericó. Por Deus e por tua vida, respondeu ele, não te deixarei. E chegaram a Jericó. Os filhos dos profetas que estavam em Jericó foram ter com Eliseu e disseram-lhe: Sabes que o Senhor vai tirar hoje o teu amo de sobre a tua cabeça? Sim, eu o sei. Calai-vos. Elias disse-lhe: Fica aqui, porque o Senhor manda-me ao Jordão. Por Deus e pela tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E partiram juntos. Seguiram-nos cinqüenta filhos de profetas os quais pararam ao longe, diante deles, enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão. Elias tomou o seu manto, dobrou-o e feriu com ele as águas, que se separaram para as duas bandas, de modo que atravessaram ambos a pé enxuto. Tendo passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de ti: que posso eu fazer por ti? Eliseu respondeu: Seja-me concedida uma porção dobrada do teu espírito” (II Reis 2, 1-9).

Eliseu foi formado por Elias. Tinha um grande apreço pelo profeta. Talvez ele não visse o ministério dele longe de Elias. Talvez você tenha alguém em quem você deposite sua confiança e não se vê longe dessa pessoa, que tanto ama, e que é um exemplo para você. Eliseu tinha em Elias um “porto seguro”. Mesmo admirando o profeta, ele sabia qual era a sua missão, o seu chamado, que também era de ser profeta.

Assim somos nós. Deus quer conceder a cada um de nós, no dia de hoje, uma porção redobrada do seu Espírito Santo para que na nossa vida possamos realizar nossa missão de profetas.

Mas, um pouco antes, vimos que Elias conduz Eliseu à cidade de Betel. E de Betel vão a Jericó. Eliseu não quis ficar em nenhuma delas. Então Elias conduz Eliseu para junto do Rio Jordão, o qual atravessam a pé enxuto. Elias ajudou Eliseu a superar as dificuldades. Nós também temos diante de nós um “Jordão”, algo que nos impede de chegar ao outro lado da margem. Algo que nos impossibilita de experimentarmos a graça de Deus.

Assim como Elias conduziu Eliseu, o Senhor quer nos conduzir e nos ensinar a profetizar. Você sabe qual é o “Jordão” de sua vida? Aquele que se apresenta diante de você.

Essa Palavra é para nós hoje. Ela não é só para a comemoração dos 25 anos do Renasem. Essa Palavra também é para você.

Devemos nos colocar diante de Deus e pedir o que de fato é essencial. E o Senhor nos ensina que – só através de uma porção redobrada do Espírito – nós seremos esses profetas vivendo nossos ministérios. Assim como muitos foram chamados a dedicar suas vidas a Deus, e desistiram de suas vocações, Elias poderia ter feito o mesmo ao perder seu mestre. Mas não, ele pediu uma porção redobrada do Espírito.

Os problemas continuam, aumentam, mas, hoje, o Senhor nos mostra o caminho, que é pedir uma porção redobrada do Espírito d’Ele. Deus quer suscitar, hoje, novos profetas, novos “Eliseus”. Elias pergunta para Eliseu: “O que queres que eu te faça?” E hoje é Deus que lhe pergunta: “O que queres que eu te faça?” Essa pergunta é para você! E você pode responder: “Senhor, eu quero uma porção redobrada do Teu Espírito!”

Talvez a nossa família pareça “Betel” ou “Jericó”. Mas, hoje, Deus quer abrir o céu a nós. Só com uma porção redobrada do Espírito de Deus vamos conseguir diante das realidades, nas quais nos encontramos, realizar a nossa vocação de profetas.

Peça ao Senhor, reze nesta intenção. Que Deus hoje possa lhe dar uma porção redobrada de Seu Espírito Santo.

Transcrição: Nara Bessa


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO NOSSO TELEFONE
(12)3186-2600


Diácono Felipe Lima


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo