O homem: ser necessitado

Emmir Nogueira
Foto: Wesley Almeida
Na história do itinerário: “Caminho do amor”, percebemos que as pessoas, por mais desejo que tenham de ser santas, de perdoar, de ser pacientes, de ser tolerantes e de ter autodomínio, muitas vezes,  têm dificuldade de se sentir amadas por Deus.  Percebemos as feridas da humanidade. Assim, falamos para que cada pessoa escrevesse a sua história de vida. Mas, isso não bastava para viver em Deus, pois, o autoconhecimento estava faltando para a humanidade.

Nossa equipe de Fortaleza (CE) pensou em um modo de fazer as pessoas se descobrirem e se colocarem em oração. Não se iluda machando que estes dias irão trazer a você o autoconhecimento, pois quem o conhece é Deus, Ele o faz se conhecer.

O homem é um ser necessitado, Santa Teresa Benedita da Cruz nos diz que é mais fácil deixar se pregar com Cristo na cruz do que se tornar, com Ele, uma criancinha balbuciante. Achamos que somos senhores da vida e da morte. Hoje, a figura do homem e da mulher ideal é a aquela pessoa que não erra, que não precisa de ninguém: é o autossuficiente. Como se diz aqui no Brasil: “O nariz empinado”.

Vim do Chile, que vem sofrendo muitos terremotos. Nos dias em que estive lá, fiquei olhando aquele povo organizado e rico. Você não vê uma folha seca no chão, não vê mendigos, necessitados. Mas vê um povo inteiro dizendo: "Não tem problema, iremos construir um novo país!". Nesse encontro eles perceberam que Deus não os estava castigando com os terremotos, mas sim lhes dizendo: "Eu sou o Deus Todo-poderoso".

"Eu tenho que ser sucesso, ser admirado, ser venerado" é a mentalidade atual. Se você está rezando para que alguém mude, saiba que quem precisa mudar é você. Temos dificuldade de enxergar o nada que somos, tirados do pó; o homem é um ser limitado.

Alguém vai morrer? Eu não! Irei viver eternamente! As pessoas que vivem em Jesus Cristo viverão eternamente. Se você não gosta de si próprio, terá de viver mesmo assim na eternidade. Somos limitados no que vemos, porém, o Senhor Jesus, com Sua cruz, nos liberta e nos salva para a vida eterna.

"Quando dizemos que o outro não presta, na verdade, quem não presta somos nós".
Foto: Wesley Almeida

Nossos limites não estão não só no corpo, mas na inteligência. Não sabemos todas as línguas, somos limitados na inteligência, na percepção, no metabolismo, nas nossas razões e nas conclusões. Somos maravilhosamente limitados e precisamos aceitar isso, pois só Deus é Deus. Agradeça ao Senhor por ser fraco, limitado, por não ser Deus, por ter limites e ter a sabedoria de viver de acordo com eles. Eu não sou um super-homem, uma supermulher e a minha preocupação nesta vida é estar com Deus.

Os antropólogos fazem listas sobre a maior das necessidades do homem: Alguns dizem que é a liberdade; outros que é a água; alguns que é a comida e outros que é a pertença. Destas quatro, qual é a maior necessidade do homem?

Fizeram uma experiência com algumas mulheres de Ruanda, muitas mães foram tiradas de seus filhos. Todos estavam em meio à guerra, escolheram algumas mulheres para dar três refeições por dia. E perguntaram a elas: “Vocês preferem escolher os filhos de volta ou fazer as três refeições?” As mulheres se reuniram e resolveram que deveriam dar a comida aos filhos.

Muitas experiências têm mostrado que a maior necessidade deste homem limitado e fraco, de acordo com pesquisas antropológicas, é amar e não ser amado. Os teólogos dizem: É ser amado por Deus e amá-Lo em retribuição aos irmãos (cf. João15, 13). Este homem que se acha "o máximo", que é profundamente limitado e não consegue ver o seu limite, pois foi criado como super-homem, até descobrir que o amor de Deus é amar.

Encontrei o amor de Deus três vezes: Quando fiz o Cursinho da Cristandade e pouco tempo depois no batismo do Espírito Santo, mas, nenhuma foi capaz de me transformar tanto quando cheguei diante do Senhor e disse: "Olha, Senhor, como sou incapaz de fazer coisas sozinha… Incapaz de ajudar a Comunidade Shalom. Olha meu pecado". O Senhor, naquele momento, me deu uma certeza profunda do Seu amor por mim. Nunca me senti tão amada por Deus quando me senti fraca, limitada, sem saúde… Dessa forma, senti a Misericórdia Divina, que age para nos libertar do pecado. Ele é misericordioso, pois não exige que eu seja perfeita.

Podemos dizer, a grosso modo, que existem três tipos de amor:

Primeiro: É aquele que "ama por causa de". Um exemplo: "Estou apaixonada, ele é inteligente, bonito… Quando completamos um ano de namoro, ele veio me buscar com uma Ferrari para chegarmos até o jatinho particular. Fomos para a Torre Eiffel, ainda sinto aquele gosto de vinho francês".

Segundo:
É aquele que "ama apesar de", ela descobriu o amor apesar do que a pessoa é. "Estou apaixonada, ele é lindo, tem 1,20m, as canelas tortas, de cabelo espetado, não tem um tostão, terminou a 5ª série, pois seu pai era prefeito. Quando completamos um ano de namoro, ele me ligou do telefone público, a cobrar, e disse: 'Meu bem! Já te pego, me espera na calçada, vamos de bicicleta, mas ela não tem freio'. Ele me levou a uma padaria, comprou um pão carioca e o dividiu, me deu uma caixinha com chiclete azul, que mascamos no início do namoro. Ele o guardou no congelador, o colocou na boca e depois me passou. Que lindo!". É aquele amor que ocorre com pais de filhos deficientes, de marido alcoólatra, de filho drogado.

Terceiro:
Quando Jesus nos diz para sermos perfeitos como o Pai é perfeito significa: tenham entranhas de mãe, entranhas da misericórdia!  Vou contar-lhes uma história real: "Uma senhora chamada Luiza estava em um encontro. Neste, eu disse: "Quem aqui tem este amor de misericórdia? O amor do Deus, que me amou enquanto pecador, na condição de pecador. Deus não ama você na perfeição, Ele o ama no estado de pecador". Perguntei a ela: "Como você ama?" Este amor que ama exatamente porque o outro precisa, como o amor de Deus, que não espera nada em troca. Este amor é a maior necessidade do homem, esse amor para o qual  todos fomos criados. Pois fomos criados por Deus para ser amados. "Eu não vim para os justos, mas, para os pecadores", afirma Jesus.

Quem se acha "o máximo" é o "cão" [maligno], por isso foi jogado no inferno.

Luiza me contou: "Sou casada há 16 anos, quando tinha cinco meses de casamento descobri que meu marido era diferente do que pensava. Procurei um padre e este me disse que meu casamento era nulo. Falei ao meu marido que nosso casamento era nulo, que entraríamos num processo [requerendo a nulidade]. Mas, ele me disse: "Não me abandone! Não me deixe! Você dá o sentido à minha vida". Ela ficou louca e fez um retiro com um jesuíta durante três dias. No fim do encontro, ela declarou: "Não posso deixar o meu marido".

Agora vou mostrar a você um amor evangélico, um recado: "Querida mamãe, agradeço pelos quinze anos de vida, pois, através deste amor pude viver".

Esta primeira história não dará certo, porque está buscando a satisfação momentânea; com o passar do tempo aparecerão as rugas e ocorrerá o divórcio, por ser totalmente humana. Na segunda história o fruto desse amor vai durar um tempo, talvez a vida toda. Ela ficará angustiada, com depressão, é um relacionamento humano e divino. A terceira é a eternidade, pois Deus nos colocou aqui para amar o próximo; esse é o amor de Jesus na cruz.

Deus nos diz quando dizemos que o outro não presta, que, na verdade, quem não presta somos nós. Quando acho que o outro está errado, quem está errado sou eu. Por isso não posso cantar "Você não presta, mas eu te amo". Jesus, na  Eucaristia, nos diz: "Você não 'presta', mas eu te amo", justamente porque você peca e é limitado Ele deu a vida por você.

Primeiro, todo homem é um ser limitado, só Deus é perfeito e ilimitado. Ele não nos rejeita, nas nossas limitações, Ele veio para nós, nos amou enquanto pecadores. Quando você se coloca diante de Jesus queira enxergar o seu limite, seu pecado. Diga: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, isso porque sou pecador".

Transcrição e adaptação: Thaís Capucho


 

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova 

↑ topo