O Jovem sarado assume uma vida nova

Pe. Ivan
Foto: Clarissa Oliveira

O tema desse acampamento é “Jovens vós sois fortes” (I Jo 2,14). Se olharmos para esse tema nós entenderemos que somos jovens sarados. O grande sinal de um jovem para ser sarado é participar do ápice da nossa fé: a Santa Missa, a Eucaristia. Podemos dizer que nos tornamos jovens sarados a medida que caminhamos ao lado de Jesus. Derramando o seu Espírito sobre nós para que possamos ser fortes.

Você será forte a cada dia a medida que buscar os sacramentos da Igreja. Vós sois uma potência na mão do Senhor. É interessante esse tema tirado de 1 João 2,14, estamos bebendo da Palavra na Liturgia e na pregação é o Cristo a moldar o meu e o teu coração através da Palavra.

Quando São João escreveu essa palavra ele estava em clima de combate e digo nós estamos em combate. A palavra de Deus precisa permanecer em nós. A Liturgia hoje nos trás como providência para nós a realidade do combate. A serpente tem como objetivo nos derrubar.

Se prestarmos atenção na leitura no livro do Gênesis a serpente significa a oposição a vontade de Deus e ao próprio Senhor. Essa serpente que se aproxima da mulher para causar uma divisão entre o criador e a criatura. Ela [serpente] por ser esperta e trapaceira vai se aproximar de nós com a sedução através da mentira.

Se você retornar no capitulo 2 do livro do gênesis vai perceber que Deus deu uma ordem ao homem, mas a serpente o seduziu e ele caiu no pecado comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente vai envolvendo a mulher dizendo uma mentira.

A mulher tem consciência da vontade do Senhor e por isso ela responde a serpente dizendo que ela não pode comer da árvore do conhecimento. Deus continua caminhando no jardim da sua vida, você não caminha sozinho. Ele não quer que entre no seu jardim nada que te conduza a morte. O Senhor quer para você a vida eterna. A serpente diz a mulher: “Você pode comer da árvore que Deus proibiu e a partir disso você pode se tornar Deus.” Quantas e quantas vezes a serpente não tenta nos envolver e nos derrubar. Não podemos dar ouvidos a serpente mais sim a Deus.

Devemos nos lançar na obra de Deus com alegria e disposição. O “jovens sarados” não é apenas um grupo é um corpo pois estamos indo a lugares que não tem grupos. Precisamos estar atentos a toda artimanha da serpente porque ela quer nos derrubar.

Eu acho muito engraçado porque desde o livro de gênesis percebemos o mal usando do tráfico para acabar com a vida das pessoas. Eva depois de comer do fruto na desobediência ela oferece ao seu marido.

Hoje contemplo o testemunho de jovens que estavam nas drogas e hoje decidiram abandonar a serpente do fruto do pecado para se alimentar do fruto da vida: a eucaristia.

A serpente tenta nos pegar de várias formas quando Adão e Eva comeram do fruto eles começam a se olhar de uma forma diferente e é isso que a serpente faz conosco hoje, pois quando a serpente seduz e o homem cai no pecado o homem perde a sua identidade.

Começa a não aceitar o seu corpo, a sua vida e digo quando nos alimentamos do que a serpente nos oferece nos alimentamos da morte. Quantos jovens não conseguem sair da internet para dialogar com a sua família com os seus amigos. Quando ouvimos a voz da serpente ela vai nos destruindo. Por isso somos chamados a buscarmos Aquele que nos oferece a vida em abundância, Jesus.

"Deus continua caminhando no jardim da sua vida" Pe. Ivan
Foto: Clarissa Oliveira

Trouxeram um homem surdo para Jesus que tinha dificuldade de falar. Jovens sarados são para aqueles que estão extropiados, acabados, sujos, que muitas vezes não enxergam a vontade de Deus. Esse é o papel dos jovens sarados, ajudar o outro a ser conduzido para Jesus. Sou chamado a ser um padre sarado jovem em Cristo. Você é chamado a levar o seu colega, a sua família para Cristo, quando eles não conseguem caminhar. Casais sarados é o que precisamos para o mundo hoje. Leve a sua família para Cristo.

Quando aqueles homens viram que Jesus chegou na sua região, levaram aquele jovem surdo para que Cristo pudesse curá-lo. A Igreja nos ensina que a partir do sacramento do batismo se abrem os nossos ouvidos e logo após todos os outros sacramentos. É preciso sair do barulho meu irmão.

A serpente nos ataca muitas vezes através da nossa consciência nos acusando, não permitindo que provemos da misericórdia. Deus derrama a sua graça para nos salvar e nos levar ao céu.

Quando o sacerdote impõe as mãos sobre nós para pedir o Espírito Santo no sacramento da confissão e nos dar o perdão, as portas do inferno e todas as brechas são fechadas. Precisamos arrancar todas as raízes que nos levam ao pecado. Precisamos ter total confiança no Senhor.

O Senhor quer nos dar uma roupa nova a partir dos Sacramentos que é a roupa de Cristo. Um dos propósitos do jovens sarados é rezar, partilhar e conviver com o melhor da juventude: a alegria. Que coisa bela é contemplar uma juventude que cultiva a vida e a pureza, vivendo a radicalidade do Evangelho. Somos chamados a vivermos uma vida santa.

Deus continua caminhando no jardim da sua vida mesmo que você se encontre machucado, ferido no pecado, Deus caminha com você hoje, por isso nada pode fazer você estacionar.Quando a tua alma está fortalecida nada te abala. Por isso permita que a sua alma seja limpa e fortalecida em Cristo Jesus. Toda vez que você fraquejar vá buscar a força no altar do Senhor. Mas também no Sacramento da Reconciliação onde você se purifica e tira entulhos da sua vida. Deus te quer forte, por isso tome posse da graça de Deus. Maria é o modelo de uma mulher sarada, sejam fortes mulheres como Maria, que foi em toda a sua caminhada terrena. Um jovem sarado precisa caminhar até a cruz, porque na cruz morremos com Cristo e ressuscitamos com Ele.

Assista trecho da pregação:

 

Transcrição e adaptação: Saulo Macena

 

 

Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração e utilize a tag #JovensSarados


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

↑ topo