O maior de todos os dons é a caridade

Dom Benidito Beni
Foto: arquivo/cancanova.com
A palavra de Deus proclamada ilumina a vida do diácono. No primeira leitura, vemos a vocação de Jeremias . “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações.”

A origem da nossa vocação não está aqui na terra, mas está no alto, a nossa vocação não se dá no tempo, mas na eternidade, Portanto nossa vocação tem origem, e essa origem é Deus. Deus chama, Deus escolhe, é um dom gratuito dado por Deus.

Assim como Jeremias foi sinal de contradição, Jesus Cristo também foi sinal de contradição, assim como Jeremias sofreu por causa da Palavra e Cristo também.

São Lucas coloca a revelação do ministério de Jesus. ““Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. ”

Cristo é tesouro escondido. Toda vez que um ser humano ler o antigo testamento, ele desce um véu. São Jeronimo afirmou, que quem ignorar a sagrada escritura, ignora a Deus.

A missão sempre enfrenta obstáculos, a missão de Jesus, dos apóstolos e hoje a missão da Igreja enfrenta muitos obstáculos. Hoje a mentalidade de que a presença de Cristo não existe. Hoje a Igreja sofre a perseguição religiosa, mas acreditamos que pela a força do Espírito vencemos.

"Sejamos discípulos de Jesus", motiva Dom Beni.
Foto: arquivo/cancanova.com

Na segunda leitura Paula usa duas palavras, “Igreja corpo de Cristo” e “Igreja” Assim como a cabeça provê a vida para o corpo, assim também é a cabeça , cristo que leva vida para o resto do corpo.

“Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo.”

A Igreja é viva, porque tem diversos carismas, o carisma, é um dom que Deus dá a pessoas em favor da Comunidade, depois que São Paulo fala dos carisma, e Paulo ainda diz que o carisma maior é a caridade. A importância de todos os carismas procede da sua ligação intima com a caridade.

A Igreja confiou aos diácono o ministério da proclamação da palavra, do batismo, da assistência ao matrimonio, mas tudo isso tem que está baseado na caridade.


Dom Benedito Beni


Bispo emérito da diocese de Lorena (SP)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo