O ministério Renasem: dom de Deus para a Igreja do Brasil

Padre Eduardo Dougherty
Foto: Robson Siqueira

Sou americano, nasci nos EUA, sou jesuíta. Com 18 anos, pensei que entraria na universidade, faria basquete, casaria e teria uma vida normal. Mas, um dia, num retiro, Deus me chamou e disse que eu seria padre.

Pensei que iria para Índia ou Ásia, mas me mandaram para a América Latina e tive que aprender espanhol. Depois, mandaram-me para o Brasil e aprendi a língua portuguesa. Aqui, trabalhei com os pobres, nas ruas. Tempos depois, voltei para os Estados Unidos, graças a Deus, porque lá tive o meu encontro pessoal com Jesus num encontro de seminaristas. Isso aconteceu logo após o início da Renovação Carismática católica (RCC) naquele país.

O primeiro na vida de uma pessoa tem de ser Jesus Cristo, porque Ele é Pai e nos ama. Lembro-me de que, naquele tempo, eu, ainda seminarista, tinha um ressentimento grande do meu pai, que morreu no alcoolismo, por isso eu não era muito próximo de Deus. Mas o Senhor derrama o Espírito Santo entre as pessoas, e foi num grupo de jovens universitários que – rezando por mim – a minha vida mudou. Naquele dia, o meu medo de ser padre foi embora pelo poder do Espírito Santo. O amor de Deus me pegou no ano de 1969.

Posso dizer que ser padre é a melhor "profissão", eu não a trocaria por ninguém. É difícil, mas é muito bom. Já imaginou o que é poder dizer às pessoas: “O Corpo de Cristo”? Oferecer Deus a elas?

O Batismo no Espírito Santo é um mergulho no amor do Pai. Quem tem o Cenáculo, consegue ter um relacionamento novo com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nós somos apenas instrumentos d’Ele. Maria foi um instrumento maravilhoso de nosso Deus. O Espírito Santo é uma pessoa amiga, Ele é nossa força e nos move iluminando o nosso espírito. Ele toca em nosso corpo por meio da imposição das mãos sobre as pessoas, assim, a energia humana e a divina passam e as vão curando. Podemos ser “mergulhados” em Deus: “Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós”. Temos um relacionamento especial com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Só depois do meu Pentecostes eu percebi isso. É um relacionamento emocional e afetivo também.

Batismo no Espírito Santo é um dom de Deus para a Igreja. O Pentecostes é a fundação da nossa Igreja. Renovação Carismática é renovação da Igreja.

Como seminarista, voltei para o Brasil em 1969, e comecei a falar sobre a Renovação Carismática Católica. Pois os seminaristas podem fazer muito.

Quem ama dá presentes. Quantos presentes você recebeu de Deus? Na plenitude dos tempos, Deus Pai mandou o Filho, que entrou na raça humana para nos salvar e estabelecer uma nova aliança de amor, para que todos fossem um pela unção do Espírito. Todos nós somos carentes de amor, principalmente do amor de Deus.

Padre Eduardo clama a Deus o Espírito Santo
Foto: Robson

Algo aconteceu com Jesus Cristo no Rio Jordão. Aquele Batismo foi um verdadeiro Cenáculo. A partir daí começou a vida pública d’Ele. A minha vida pública começou como seminarista, batizado no Espírito Santo. Ele está no meio de nós mostrando o próximo passo. Tudo o que Jesus fez na vida pública foi por impulso do Espírito Santo.

Não há dúvidas de que precisamos de Cenáculos e de que Deus usa pessoas como instrumentos d’Ele para que o amor seja derramado nelas. O dom de línguas é muito bom para humilhar o orgulho das pessoas. Demorou um tempo para eu aceitar este dom porque eu não conseguia entendê-lo. Mas me disseram que eu nunca o entenderia, pois os meus gemidos eram expressão do amor de Deus. O dom de línguas é importante, mas a escuta a Deus o é muito mais. A Palavra do Senhor é muito mais importante. Recebemos um mergulho em Deus e aí vem o dom da fé.

Deus é grande e nós podemos viver coisas grandes no dom da fé. O Pai Grande tem muitas coisas para nós. Peça coisas grandes para Ele, porque só Ele pode nos dar coisas grandes. Jesus é o Salvador. Peça que Ele cure, peça para ser canal da graça de divina. Não podemos colocar limites naquilo que o Pai pode fazer. Lembre-se de que Deus é amor infinito. Lembre-se de que Ele se manifesta em atos.

Acredito que precisamos muito de milagres e sei que eles acontecem todos os dias na Eucaristia, quando pão e vinho se transformam em Corpo e Sangue de Cristo.

Deus também nos dá o dom de discernimento. Eu entrego o meu talento para o Senhor para me converter e reconhecer a tentação do demônio. Há muitos demônios no Brasil, muitas sutilezas no mundo que falam pela televisão e que não são de Deus.

Eu perdoei meu pai. Mas antes disso, não acreditava na autoridade, porque meu pai era para ser autoridade na minha família e não o foi. Por isso, eu não tinha uma relação de Pai com Deus. Mas entendi que Ele é Pai e me ama. Agora, quando eu atendo as pessoas e ponho as mãos sobre elas, peço a elas que renunciem a todo mal, a satanás e a toda sua obra, como o ocultismo e o espiritismo. Depois da oração, peço para que elas leiam o "Magnificat" (cf. Lucas 1,46-55) e faço esta oração: “Pelo poder do Sangue de Jesus, eu expulso dessa pessoa toda a presença do maligno. Pelo poder do Sangue de Jesus, eu mando embora todo o vício”. Seja você também um instrumento do Senhor.

'Você pode ser um instrumento de Deus para renovar a face da terra'
Foto: Robson

Nós dizemos “Deus abençoe”. Mas qual o tamanho da bênção de Deus? Ele é infinito e tem uma bênção infinita para cada um de nós. Você, sendo uma pessoa abençoada, passa a ser uma bênção para as outras pessoas também. A Renovação Carismática Católica aprendeu a bendizer o Espírito com sons, louvores e inteligência; aprendeu a dizer “bendize em mim”. Quantos benefícios você já recebeu! Todos eles vêm quando a pessoa está bendizendo.

Por outro lado, reclamar é uma entrada para a maldição. Cuidado com as palavras e com os pensamentos. Bem pensar, bem dizer, bem querer. Não queria o mal para ninguém, mande a bênção para todas as pessoas. Faça o bem, derrame o amor de Deus sobre tudo e todos. Ore por seus amigos e inimigos para ter o bem-estar e estar sempre em Deus. Quem peca no mal fazer se rasga e o demônio entra em você. Se você fica na "coluna" de maldizer, o mal-estar, que você sente ao fazê-lo, significa o inferno. Seja uma pessoa da bênção.

Você não tem a graça de saber o que vai fazer daqui a 5 anos, mas quando chegar este tempo, Deus lhe dará a graça de fazer o que precisa. Qual é a graça do seu sacerdócio? Lembro-me bem de padre Jonas e eu nos anos de 1979 e 1980. E de como Deus nos falou para entrarmos nos meios de comunicação! É passo por passo que Canção Nova chegou a este ponto. O povo de Deus é algo que Ele fez e santo é o Seu nome. A Palavra de Sabedoria é um dom de suma importância, de saber o que o Senhor quer que você fale para outra pessoa. É tudo a mão de Deus e santo é o Seu nome.

Seminarista, você pode ser um instrumento de Deus para renovar a face da terra! Deus quer renová-la. Peça orientação no amor do Pai.

Que tal a consagração do Brasil? O Brasil do Senhor Jesus? Que tal os seminaristas serem mais consagrados a Deus? É necessário dizer "eu quero ser de Deus!". Ele usa instrumentos e a querida Mãe diz: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra”.

João Batista foi para o deserto viver com monges, para meditar sobre a Palavra de Deus. A partir do Cenáculo, as pessoas consagradas a Deus ficam unidas em Cristo. Jesus é uma Pessoa movida pelo amor, força poderosa que O move ao ser ressuscitado. Ele é movido pelo impulso do Seu coração, por isso dizemos “Coração de Jesus”. O Coração de Jesus é Jesus examinado na ótica do amor. Houve um intercâmbio de amor entre Ele e o Pai. O coração d’Ele veio ao nosso planeta com obediência ao Pai para realizar o plano desejado e querido por Deus.

Quando recebemos Jesus, imaginamos uma inserção do Seu amor em nós. Com o mesmo Coração, Cristo ama o Pai e a humanidade. O grande sonho do coração d'Ele é poder apresentar ao Pai Celeste o maior número de pessoas.       

A obra de Cristo na humanidade sempre foi realizada pelo impulso do amor do Seu Coração. Ele é uma Pessoa sempre movida pelo amor, por Seu divino amor.

“Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.

Transcrição: Michelle Mimoso


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO NOSSO TELEFONE
(12)3186-2600


↑ topo