O mistério do olhar de Jesus

Padre Roberto
Foto: Flávio Costa

Que o nosso coração arda de amor por Jesus a cada dia. Hoje, há muitos estudos, mas nos falta o amor para acreditar que comungar o Senhor é deixar a misericórdia entrar em nós e nos curar. Talvez, este amor nunca tenha sido buscado, pois, muitas vezes, buscamos apenas a inteligência e a razão. No entanto, precisamos do amor que vai além da razão.

O mistério admirável da nossa fé não é para ser compreendido, pois é mistério de fé. Esses dias, o Papa [Bento XVI] falou do deboche ao sagrado, porque colocaram um sapo na cruz. Zombam do sagrado, daquilo que é fé.

Jesus disse que o seu corpo e o seu sangue seriam alimentos; disse que Sua carne seria verdadeira comida e Seu sangue verdadeira bebida, mas, hoje, as pessoas têm banalizado o corpo e o sangue de Jesus. Para recebê-Lo é preciso ter uma alma sensível ao amor d'Ele.

A liturgia tem que retornar ao sentido do sagrado, principalmente na Santa Missa. Você precisa ter o desejo de comungar Jesus.

Coloque o seu olhar em Deus e Ele colocará, em seu coração, tudo que você necessita. Precisamos do olhar de Cristo; precisamos deixá-Lo ver o nosso coração.

Você se lembra do "bom ladrão"? Quem o ensinou que, aquele que estava ao seu lado na cruz, era Jesus? A inteligência dos escritores da lei e dos estudiosos não foi suficiente para que eles reconhecessem Jesus. O "bom ladrão" não tinha nenhum conhecimento da Sagrada Escritura, mas, na cruz, Ele recebeu o olhar de Cristo e este olhar encheu de fé o coração dele. Filho e filha, esse olhar perpassou o coração do ladão, deu-lhe todo compreendimento e resgatou o sentido da vida dele.

 

'Deixe Jesus Eucarístico te olhar'
Foto: Flávio Costa

Eu conheço ministros de Eucaristia que fizeram curso, mas tratam o Santíssimo como uma "coisa". Você precisa deixar o Santíssimo penetrar o olhar em sua alma. Não queira compreender Deus no altar; vá ao encontro d'Ele, não com a razão, mas com a sua fé. Vá ansioso pelo olhar do Pai.

O profeta Isaías diz que Jesus, na Cruz, estava como um verme; não como um homem. Os fariseus que tinham conhecimento do escrito não foram sensíveis para ver o Filho de Deus. O "bom ladrão", mesmo vendo Jesus na cruz, acreditou que ali estava o Filho de Deus. Assim como nós, que vemos o pão e vinho mais uma vez consagrado, precisamos ver Deus que se dá em alimento. O "bom ladrão", no último momento da sua vida, recebeu o olhar de Jesus e teve a vida.

Tenha os seus olhos fixos em Jesus Eucarístico; não podemos desviar o nosso olhar d'Ele. Peçamos a graça de nos encontrar com o olhar Eucarístico de Jesus. Hoje, tudo leva ao menosprezo do que é sagrado, do que é santo.

Na Eucaristia, Deus se esconde no véu do sacramento.

Transcrição e adaptação:Elcka Torres


 ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: (12) 3186-2600

 

↑ topo