O Pai Misericordioso e seus dois filhos

.: Ouça essa pregação na íntegra

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Tomemos na nossa Bíblia II Carta aos Coríntios, capítulo 6.
\”Agora é tempo favorável, agora é dia da Salvação!\”

É o tempo da Misericórdia do Senhor!
O Papa Joao Paulo II costumava dizer que \’favorável\’ é o tempo da oportunidade em que tudo concorre para que você se abra e receba a Misericórdia do Senhor. É tempo de oportunidade, de você tornar-se uma pessoa cheia de Misericórdia.

Eu começo dizendo que, provavelmente, dentro da sua casa, a pessoa que você ama precisa de sua misericórdia. Talvez você tenha \’bronca\’ contra o seu marido/esposa, embora você o/a ame há uma mistura de amor com mágoa, ressentimento, porque talvez ele/ela não foi o que você esperava; digo também quantos a pais e mães porque talvez seu filho entrou em caminhos errados, numa vida desregrada e isso decepcionou muito você. Há filhos e filhas que estão com o coração \’apertado\’ com os seus pais, talvez porque seu pai bebe ou é infiel, sua mãe é muito nervosa, ou ainda seu pai foi ausente na sua vida. Não sei… Você, talvez, tenha muitos motivos.

Você, mulher, que quer o seu marido mudado, a misericórdia precisa começar em você.
Você é como uma \’agulha\’ que leva o remédio, e no caso a misericórdia é esse remédio.

Talvez o \’tubo\’ que é você esteja entupido, talvez esse conduto que leva o soro com o remédio esteja entupido.
Deus quer encher o nosso coração de Misericórdia, assim como Ele assim O é.

O agora de Deus é agora. E no dia de hoje, a Palavra de Deus nos diz que é o tempo favorável, o dia da Salvação.

Tomemos agora a II Carta aos Corintios, capítulo 5, versículo 20: \”Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!\”

São Paulo nos diz que somos embaixadores de Cristo. Somos embaixadores da Misericórdia de Deus. Embaixador é aquele que vai a outra nação representando a sua nacionalidade e ali desenvolve um relacionamento.

Provavelmente lá no seu trabalho e as pessoas que trabalham com você estão precisando da Misericórdia de Deus; seu grupo, sua comunidade, sua paróquia, sua cidade precisa da Misericórdia, e por você ser embaixador da Misericórdia de Deus precisa levar a Sua Misericórdia.

Tem muitas pessoas que precisam reconciliar-se com Deus. É mais do que simplesmente voltar para Deus, mas é reconciliar-se.
Deus não fez nada de mal à você, talvez pessoas achem que Deus as fez mal tirando um ente querido, ou talvez uma pessoa que ficou doente e assim você culpou a Deus por isso, ou ainda por causa de separação do seu casamento.
Reconciliai-vos com Deus!

Muitas pessoas estão precisando, até na sua casa, reconciliar-se com Deus e você é embaixador das reconciliações que precisam acontecer.

Gosto de dizer que no tempo de calor, faz calor, no tempo de frio, faz frio, no tempo de uvas, dá uva e agora é o tempo da Salvação, do perdão, da infinita Misericórdia, e o que dá nesse tempo? Misericórdia!

Às vezes, está chovendo tão forte que molha tudo, mas a gente não se molha, porque estamos com uma capa de plástico que impede a água de nos molhar. Quantas pessoas \’plastificadas\’…
Nesse dia da Misericórdia é tempo de estourar, arrebentar esse plástico.

Há 1 ano atrás estávamos vivendo a dor intensa da morte de João Paulo II. Como amamos o papa João Paulo II… E mesmo os inimigos dele o apreciavam por aquilo que ele sempre foi.
Ele faleceu dia 02/04, e no ano passado foi a véspera do dia da Misericórdia.
Começado o dia da Misericórdia, Deus levava o Papa João Paulo II.
Por ele ter falecido no dia da Misericórdia, imagine como ele foi embaixador da Divina Misericórdia, como ele se deixou impregnar.

Na sua encíclica \”Deus rico em Misericórdia\”, o Papa fala do filho Pródigo. E essa encíclica fala para todos que precisam da misericórdia e precisam ser misericórdia.

Tomemos agora a Palavra de Deus no Evangelho de São João, capítulo 15, que relata a parábola do filho Pródigo.

Foi loucura o que aquele filho mais moço fez. Já o filho mais velho foi sempre fiel, era trabalhador. Era um filho justo, não dava desgosto para o seu pai, mas esse filho não tinha misericórdia, não tinha perdão. Era justo, mas não era misericordioso. Era correto em tudo que fazia mas não era misericordioso, e por isso ele não quis perdoar, não concordou com a atitude do pai que perdoava aquele filho mais novo que era irresponsável, inconseqüente.

Qual dos dois filhos você acha que é?
Joao Paulo II nos chama atenção a isso.

Talvez você seja um filho correto, só que você não tem misericórdia.

O que é que Deus é?
São João diz que Deus é amor, e amor também é misericórdia. Se eu não tenho misericórdia eu não estou sintonizado com o Pai, eu não sou a cara do Pai.

Aquele filho mais velho era corretíssimo, mas era \”plastificado\”. Não posso ser assim.
Os filhos de Deus são misericórdia, e não apenas misericordiosos, mas misericórdia.

Esse filho mais novo não voltou para a casa do Pai porque ele estava arrependido, mas sim porque a coisa \’apertou\’. É muito provável que esse filho não tenha voltado por arrependimento.

O que Jesus está dizendo nessa parábola? Qual é o foco dessa parábola?

O foco está no Pai misericordioso.
É claro que aquele filho mais novo errou, foi inconseqüente e porque o pai amava o filho ele teve compaixão, teve misericórdia dele. E o pai já o esperava naquela situação.
Quando ele viu o filho, foi o pai quem correu, de braços abertos, em direção ao filho.

Você não pode ser um filho \”plastificado\”, e portanto sem misericórdia, sem amor.
Sem amor a gente fica \”plastificado\”.

Você é \”agulha\” da Misericórdia de Deus, e o seu conduto precisa estar desempedido para que você faça reviver a pessoa que está \”morta\”.

Hoje está chovendo torrencialmente misericórdia, e precisamos estar molhados de misericórdia porque muitas pessoas, muitas vezes próximas de nós, precisam reviver, precisam de uma vida nova.


Monsenhor Jonas Abib


Fundador da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo