O príncipe Miguel Arcanjo

O demônio quer que todos caiam na morte. A tradição, a Sagrada Escritura, a Igreja vêm (neste anjo, destronado pelo Arcanjo Miguel, chamado satanás ou Lúcifer [anjo de luz]) mostrar o momento da obscuridade da decisão, quando o arcanjo poderia negar a Deus e tornar-se também um demônio. E, nesse momento da queda, o Senhor se calou.

Na nossa vida, quantas vezes, Deus se cala! O demônio brilha, mas o Senhor espera para ver qual será a nossa decisão. Quantos, livremente, optam pelo caminho mais largo. O Arcanjo Miguel, na hora da grande decisão, gritou: “Quem como Deus!”. Nesse grito, ele se decidiu pelo Senhor. Por isso, ele é o arcanjo dos combatentes, dos sacerdotes.

A missão dos anjos é ajudar a nossa alma a adorar ao Senhor.
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

Nossa vida é um combate diário. São Miguel é o arcanjo da humildade da Virgem Maria. A humildade d'Ela é a auréola e a luz dele. Duas realidades que afastam o demônio: o Arcanjo Miguel e a Imaculada Conceição. Tudo nele é simples, nada há de orgulho. Impressiona a clareza, a retidão no falar, no agir e nas decisões dele. Não há mentira no arcanjo, ele é amicíssimo da Virgem, por isso satanás não os suporta. Quando ele gritou “Quem como Deus!”, Lúcifer tornou-se uma serpente e seus anjos caíram no abismo. No tempo da provação e da dor, você é que tem de se decidir por Deus. Quando tudo parece nebuloso, tão sem esperança, a sua decisão é pelo Senhor.

É Deus que você comunga; e a razão do mundo angélico é Deus no Santíssimo Sacramento. Nós pensamos que a missão dos anjos é a do “anjinho da guarda” que não deixa a criança cair da escada, mas a nossa visão é muito pequena. A missão dos anjos é ajudar a nossa alma a adorar ao Senhor.

A vida consagrada é uma luta, a sua vida como leigo também é uma luta; as provações estão vindo com mais forças e Deus “se esconde” [está] no Véu do Sacramento. No entanto, o demônio vem como uma luz para nos enganar. Quantas igrejas pegaram o tabernáculo e jogaram-no para o canto, para o segundo andar! Aqui no Brasil, nas novas construções, não se sabe onde está o Santíssimo Sacramento. Não é no centro da igreja o lugar do Senhor? Nós precisamos aprender a adorar a Deus. No momento da queda dos anjos, apenas o silêncio do Senhor.

Se você for fazer a Quaresma de São Miguel será importante entender qual é a missão dele na Igreja hoje. Ele é verdadeiramente o arcanjo da fé. Não podemos contar apenas com as nossas forças, pois ele se entregou violentamente a Deus. Não adianta querer lutar somente com suas forças, você precisa de Deus.

“Senhor, eu preciso de Ti. Quem como Deus na minha vida? Eu grito com a minha alma: Vem, Senhor Jesus! Ensina-me a fazer a Sua vontade, a ser um combatente. Essa divisão entre o bem e o mal é muito clara hoje. Não é uma heresia, há uma luta muito clara entre o Senhor e Sua Igreja contra os demônios; e nós somos os combatentes. Hoje, com a Quaresma de São Miguel, peça a clareza, a decisão por Deus.

Peço a vocês um terço diferente para esta Quaresma. Nas contas do terço, reze 50 vezes: “São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe, Deus, instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas”. Ele vai visitar a sua casa.

O mundo angélico é maravilhoso, o Arcanjo Miguel é extraordinário. Quem como Deus! Não há dúvida: o maior desejo dele é fazer você adorar Jesus no Santíssimo Sacramento.

Ó santo amor de Deus, Tu és o cântico que queremos cantar todos os dias. Tu és o Santíssimo Sacramento. Ó santo amor de Deus, Tu és luz que queremos adorar e seguir todos os dias. Ó santo amor de Deus, Tu és o pão do céu, o nosso alimento de todos os dias. Tu és o sangue do Senhor. Ó santo amor de Deus, Tu és o caminho único que nos leva à meta final. Ó santo amor de Deus, que levou o Arcanjo a gritar: “Quem como Deus!”.

Que desça sobre vocês, pela intercessão de São Miguel, a bênção de Deus Todo-Poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: (12) 3186 2600 ou em nosso Shopping Virtual clicando AQUI

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo