O que você precisa saber para ter uma família sólida

Prof. Felipe Aquino

 

O que você precisa saber para ter uma família sólida

Professor Felipe Aquino – Foto: Larissa Ferreira / cancaonova.com

A primeira coisa que precisamos colocar é a importância da família. É algo maravilhoso pensar que Deus quis que nós viéssemos a existir e, isso, se se deu por causa de um projeto magnífico d’Ele, o nome deste projeto: Família.

A base idealizada por Deus

A família é a base que Ele instituiu para a sociedade humana, tudo com início na simplicidade de “deixará o homem o seu pai e a sua mão e unir-se-á  à sua mulher”. Essa é a base proposta pelo arquiteto para iniciar uma construção sólida.

Uma sociedade arrogante

Hoje, as pessoas têm medo de se casarem, de terem filhos. Em sua arrogância o homem moderno quer imaginar coisas fora do projeto de Deus para construir a sociedade em alicerces fracos.

O demônio quer destruir a família

O demônio sabe que não pode vencer a Deus, que o projeto de salvação d’Ele é perfeito. No entanto, ele tenta desestruturar a sociedade humana para afastar os homens de Deus, para que não percebam a misericórdia divina. O modo mais eficaz para isso é atacar a família.

O propósito de Deus para o casamento

O propósito de Deus para o casamento não é a busca do prazer, e sim o crescimento em que ambos crescem aprendendo mutuamente, santificando-se e preparando-se para ser instrumento para dar suporte ao desenvolvimento dos filhos.

.:  Homem e mulher em sintonia – Pregação com padre José Eduardo 

.: Como conviver com os defeitos do outro no casamento?

.: O casamento pode salvar o cônjuge do sentimento de solidão?

As qualidades dos filhos são fruto das qualidades dos pais

As qualidades dos filhos são frutos das qualidades dos pais, assim como os defeitos. As virtudes são semeadas pelos pais no seio do lar, é ali que se ensina bondade, mansidão e temperança. Só assim se formam homens e mulheres que podem verdadeiramente construir uma sociedade justa.

Amor é doação

O verdadeiro amor é desprendimento e doação, Cristo nos mostrou isso na Cruz. O amor que a mídia nos mostra não é amor, é paixão, é a busca de um sentimento momentâneo, abrasador. O amor que nos é exposto pela santa fé é outro, é aquele na qual o marido deve estar disposto a dar sua vida por sua esposa, a amá-la como Cristo ama a Sua Igreja.

O que você precisa saber para ter uma família sólida

“Comunicação é a chave para a solução dos conflitos” – Foto: Larissa Ferreira / cancaonova.com

O amor é o fundamento principal da família e, por esse motivo, essa é a coluna ideal planejada por Deus para a sociedade. Tudo aquilo que Deus faz é belo e perfeito.

O ideal de Deus para o sexo

O sexo foi idealizado por Deus, o meio proporcionado por Ele para que o casal possa manifestar seu amor. Por isso tem sido banalizado e utilizado para uma realização momentânea e destrutiva, aviltando aquilo que Deus criou para ser uma reafirmação de comprometimento, fidelidade e transformando em algo sem sentido.

O sexo é, antes de tudo, uma expressão de harmonia conjugal. A prática fora daquilo para o qual foi idealizado, apenas cria um vazio de propósito. 

Como agir em meio a uma sociedade corrompida?

E numa realidade em que a família é tão atacada, os valores são questionados e o sexo é banalizado, como deve-se agir? Devemos trazer a santidade para dentro dos nossos lares, rezar em família, meditar a Palavra em família, conversar e educar para que o mundo não seja a referência para aquilo que falta dentro de casa.

Comunicação é a chave para a solução dos conflitos

Homens e mulheres são diferentes, no casamento isso gera dificuldades, mas nada que não possa ser trabalhado com comunicação. Cinismo, desprezo, ciúme, ressentimento, momentos acalorados, tudo isso pode ser trabalhado, nada pode quebrar a unidade do casal. São João Paulo II dizia que a família é intocável, é assim que devemos moldar nossos lares, devemos estar unidos, não só juntos, e sim unidos, mas a liga para isso é a vontade de Deus.

Devemos, portanto, buscar Aquele que é o ideal para a família. Que ela seja o alicerce perfeito da sociedade, seio de amor, fidelidade e fecundidade. Assim concretizando aquilo que é o projeto perfeito d’Ele para a humanidade.

Transcrição e adaptação: Jônatas Passos 

 

↑ topo