O segredo de uma vida fecunda é permanecer em Jesus

Padre Edimilson Lopes
Foto: Carlos Eduardo

São João, escrevendo em sua primeira carta (1 João 2,22-28) usa essa expressão que é própria do apóstolo e que ele vai usar também no Evangelho: "Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna".

O evangelista São João, escreve no Evangelho as palavras de Jesus: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor (…) permanecei em mim e eu permanecerei em vós" (Jo 15, 1-4). Este é o grande convite que Jesus está fazendo a nós neste ano de 2010.

Só que permanecer em Jesus não pode ser uma permanência de "pronto-socorro", do desespero, na hora que a dor bate à sua porta e você corre atrás de Jesus. Ele está convidando você a permanecer Nele todos os dias, aconteça o que acontecer, você precisa permanecer nele.

É dificil, não pense que é fácil. Muitos não conseguem permanecer e na hora da tribulação, do sofrimento, deixam nosso Senhor e vão atrás de outras realidades que não correspondem a Cristo. O que São Joao chama de Anticristo – tudo o que se opõe a Jesus faz parte do Anticristo.

São João continua: "O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim" (Jo 15, 4b). Aí está o segredo para que você seja um homem e uma mulher de Deus, fecundos: "permanecer em Jesus". É loucura não querer permanecer Nele.

A primeira consequência de não permanecer em Jesus é você verificar, com seus próprios olhos, que sua fé começa a murchar. Já não existe mais o fervor, o entusiasmo, tudo é muito pesado, custa muito, e porquê? Porque você não está buscando a seiva onde você deveria buscar.

Fiéis participam da Santa Missa
Foto: Carlos Eduardo

Amados irmãos, o Senhor quer que sejamos fecundos neste novo ano mas ele está revelando a nós de onde virá nossa fecundidade: "permanecermos Nele". "Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15, 5b).

Ontem um jovem me perguntou, padre, eu queria tanto ser um pregador da Palavra, o que eu faço? Eu disse a ele: leia a Palavra. Eu estou na Canção Nova há 14 anos, lutando para ler a Palavra todos os dias.

Em 2009, eu e o padre Roger Luís fizemos propósito de ler a Bíblia inteira – do Gênesis ao Apocalipse, todos os dias eram quatro capitulos. No dia que eu não lia, no outro, eu lia oito capítulos. Eu tinha que ler, porque eu fiz um propósito e eu quis permanecer na fidelidade.

E agora em 2010, não é porque eu já li a Bíblia que vou tirar um descanso, eu quero permanecer Nele. Eu preciso me alimentar da Palavra. Para permanecer é exigente. Eu não posso de vez em quando "bicar" a Palavra, eu preciso me alimentar dela, para que ela permaneça em mim e eu na Palavra.

Existem várias formas de você permanecer em Jesus: a comunhão diária com a Palavra de Deus; comungar, se possível diariamente, na Santa Missa; buscá-lo o máximo que você puder, na adoração ao Santíssimo Sacramento; ser fiel ao seu rosário, pelo menos ao terço diário. São meios simples, mas vai exigir sacrifícios, porque você vai ter que se dispor a ler a Palavra, rezar o terço, ir à Capela fazer sua adoração… mas no final de 2010 você vai verificar os belíssimos frutos conquistados.

Padre Edmilson Lopes reza com fiéis
Foto: Carlos Eduardo

Todos querem os frutos, as bençãos, mas para adquirir certas bençãos é preciso grandes sacrifícios. É preciso "cavar" tempo, como Monsenhor Jonas Abib ensina para nós da Comunidade Canção Nova.

Se nós tivéssemos permanecido Nele teríamos contemplado coisas bem maiores do que temos visto. Imagine os frutos que teríamos produzido. Se lutarmos para permanecer Nele, imagine o que poderemos produzir em 2010.

Não será fácil. Sua disposição vai exigir que você abrace a cruz. Toda religião que oferece garantias de que você vai ter uma vida 100% é questionável. Porque a Bíblia diz que nossa vida com Deus é uma vida exigente.

Faça um esforço, porque lá na frente você vai colher os frutos de seu sacríficio de hoje. Não há outros meios, são esses que a Palavra de Deus nos orienta.

Acredite! É muito mais fácil cair fora, principalmente quando as coisas apertam, mas é preciso querer permanecer. Queira permanecer no Senhor. Proclame que Ele é o Senhor da sua vida. Não desistam irmãos.

Transcrição: Kelen Galvan

Veja também:
:: Podcast: Ano Novo, tempo de balanço e mudanças
:: + pregações do padre Edmilson
:: Podcast: Para que fazer revisão de vida no Ano Novo?
:: Retrospectiva 2009 do Portal Canção Nova
:: Missionários da Canção Nova desejam feliz Ano Novo aos internautas


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Padre Edimilson Lopes


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo