O segredo é superar

Ouça: Evangelho segundo São Marcos 9,30-37

Ouça: Homilia com padre Jonas Abib, na íntegra

Meus irmãos, as leituras de hoje e, principalmente, o Evangelho, nos mostram que estamos em um "vale de lágrimas", no qual é impossível não ter sofrimento. Mas há uma maneira de enfrentá-lo: com a força do Espírito Santo. Por isso, entrega ao Senhor o seu caminho, e o mais Ele fará.

Depois que o pecado entrou no mundo, aceitando ou não, vivemos nessse vale de lágrimas. Foi preciso uma dor ao extremo para que Jesus pudesse nos salvar. O Pai não a [dor] quis. O pecado foi causando dor e sofrimento desde que entrou no mundo. Não foi Deus quem criou a dor, o sofrimento, a morte. Tudo isso é conseqüência do pecado.

Quantas barbaridades nós mesmos cometemos durante a nossa vida? E quantas conseqüências disso nós colhemos até hoje? Nada do que nós fazemos é neutro. Tudo tem uma conseqüência para o bem ou para o mal.

Olha as conseqüências das 'burradas' e das loucuras que nós cometemos na nossa sexualidade. Não é apenas gravidez, mas há as conseqüências da alma, do espírito e até mesmo do corpo da pessoa.
A natureza é um relógio de alta precisão, e quanta gente se estragou pelas tolices que fez no campo da sua sexualidade e afetividade. Paixão não é amor. As conseqüências das coisas vividas na paixão são sentidas até hoje. Quantos meninos e meninas carregam nas suas vidas as conseqüências duras de uma paixão mal vivida.

Não só quero falar da questão afetiva, mas também da questão financeira. Quantos compraram, seduzidos pela liberdade de pagar em muitas parcelas, e para pagar essas contas se envolvem em empréstimos, em agiotas e acabam tornando sua vida um inferno por causa de uma decisão mal tomada.

Muitas vezes você, mais do que ser culpado, é a vítima das paixões dos outros, da afetividade errada dos outros. Você sofre decepções de pessoas que você ama profundamente. Decepções de pai e de mãe. Você foi à vítima. Hoje é você quem sofre. Muitos ressentimentos você vive por causa de atitudes dos outros.

O Evangelho diz que o sol se levanta sobre maus e bons. Assim, também, os sofrimentos se levantam não somente sobre os maus, mas também aos maus. É nessa hora que você tem que fazer a diferença e entregar o seu caminho ao Senhor.

Deus sabe como cuidar das marcas, das feridas que você vem trazendo. Ele mesmo disse que carregaria o fardo contigo.

Quantas vezes você culpa a Deus por aquilo que está acontecendo em sua família. Culpa a Deus por aquilo que está acontecendo com o seu filho. Mas Deus não é o responsável pelo seu sofrimento. Ele é gerado pelo pecado cometido por você e pelos outros, mas Deus vai saber cuidar e curar as suas feridas e as suas chagas.  É preciso entregar o seu caminho ao Senhor.

Você tem que entregar tudo ao Senhor. Quando digo tudo, é tudo! Até mesmo os seus pecados, para que Ele possa agir em tudo em sua vida. Entregue o seu passado, as suas loucuras, as conseqüências, para que o Senhor possa cuidar tudo.

Para isso você precisa estar cheio do Espírito Santo, pleno do Espírito Santo.

Deus não nos deu um espírito de covardia, mas nos deu um espírito de fortaleza, de sabedoria e de amor. A solução não é negar o sofrimento, mas sim afrontar o sofrimento. Precisamos enfrentar o sofrimento, como um surfista que enfrenta uma onda. Um surfista consegue superar uma onda que o mataria porque está em cima de uma prancha e está treinando para isso. É preciso superar o sofrimento!

O mundo em que vivemos nos acostumou a não agüentarmos a dor. Qualquer dor é motivo de remédio. Queremos, sempre em todos os momentos, “sombra e água fresca”!Precisamos aprender a encarar o sofrimento. Precisamos aprender a sofrer. Para isso é necessário estarmos plenos do Espírito Santo.

:. Acesse a galeria de fotos da Missa .:

O Senhor quer dar um setindo ao nosso sofrimento. Por isso eu te digo, seja qual for o seu sofrimento, não perca 'migalha' alguma dele. Não somos masoquistas, mas temos que aprender a sofrer.

Com quem você quer caminhar? Em quem você quer colocar o julgo do seu sofrimento? Entregue o seu julgo para aquele que pode te ajudar a carregar: Jesus Cristo.
Quantas vezes você dividiu o seu julgo com o demônio? Fazendo tudo do jeito que o diabo queria, permitindo que ele te levasse para o sofrimento dele, que é o sofrimento eterno?

Entregue o seu julgo ao Senhor, pois ele se tornará leve. Diga ao Senhor que você caminhar com Ele, que você quer caminhar lado a lado com Ele, pois é n'Ele que seu julgo se tornará leve, pois Jesus é manso e humilde de coração.

Transcrição: Renan Félix
Fotos: Natalino Ueda


Adquira essa pregação pelo telefone:
(12) 3186-2600

↑ topo