O Verbo se fez carne

Dra. Filomena do Vale
Foto: Daniel Mafra/ Cancaonova.com

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1, 14).

Jesus habitou no meio de nós por meio de Maria. Ele foi gerado de duas formas: no corpo e na fé. Foi por essa maternidade que Deus permaneceu entre nós!

Nós podemos gerar Jesus em nosso coração e em nossa fé, podemos escutar a Palavra de Deus e colocá-La em prática. Precisamos estar bem atentos, pois Deus nos trouxe à luz! Assim como Maria gerou Jesus, ela também nos gerou! Feliz foi ela que acreditou na Palavra do Senhor!

O nosso problema é que não acreditamos, não reconhecemos as obras de Deus em nossa vida. Jesus veio trazer o amor do Pai para nós, basta acreditarmos n'Ele!

Estamos vivendo em um mundo, no qual não temos tempo parar rezar nem para fazer contemplação. Estamos na época da superficialidade. O horário nobre da nossa vida é o “agora”. Maria, no entanto, aprendeu a ouvir o Senhor, e nós precisamos aprender isso com ela. Será que conseguiremos entender que Deus tem um plano de amor para cada um de nós? Nós temos de confiar em Deus, pois Maria nos gerou e somos filhos dela.

Está faltando alegria em nossa vida! Às vezes, estamos rezando e caímos em um automatismo; nem percebemos o que estamos rezando, pois o fazemos apenas da boca para fora. Maria é a nossa grande intercessora! Ela, quando disse 'sim' ao Pai, não foi da boca para fora! Ela não passou pela “quarta tentação”, que é duvidar do amor de Deus.

O que Maria tinha no coração? Não sabemos, mas ela conseguiu ficar firme aos pés da cruz; ela foi a única pessoa que acreditou. A única certeza dela era é a fé. Quando cremos, sabemos que o nosso lugar é ao lado do Pai, sabemos que não estamos indo para qualquer lugar. 

Somos os filhos de Maria, e ela nos quer ao lado de Jesus! Quando vivemos uma dor e não compreendemos o que Deus quer de nós, a Mãe nos ajuda a ter confiança no Senhor.

Precisamos pedir a ajuda de Maria, porque ela pode melhorar a nossa vida, pode nos ajudar sempre em nossa caminhada. A Mãe amada sempre nos ajuda; em todas as fases de nossa vida, ela nos compreende. Seja qual for a situação, peça ajuda a Mãe!

"Somos os filhos de Maria, e ela nos quer ao lado de Jesus", diz Dra. Filomena
Foto: Daniel Mafra/ Cancaonova.com

A caminhada de fé, neste mundo, não é fácil, é um processo de conversão diária, para a qual precisamos dar o nosso 'sim' a Deus todos os dias. Ainda não temos a disciplina da oração, mas precisamos dela para nos encher do amor de Deus.

Nós precisamos expor os nossos sofrimentos a Deus, deixar que Ele cuide de nossas feridas! Nós buscamos a cura para a nossa vida em coisas erradas, mas o único que pode nos ajudar é Deus! Somos luz e sombra, existe um lado dentro de nós que precisa ser curado. Não conseguimos caminhar, pois somos soberbos, por isso a ternura de Deus não chega até nós! A cada dia, precisamos falar com o Senhor, temos de ser ousados e entregar toda a nossa vida a Ele, pois Ele nos chama à eternidade! 

Precisamos rever a nossa vida todos os dias, precisamos rever as nossas opções, porque o mundo nos seduz e nos afasta da presença do Pai. Existem dois caminhos para nos alimentarmos de Deus: a oração e a Eucaristia.

Precisamos testemunhar Jesus ao mundo; assim como Maria se permitiu ser amada por Deus, nós também precisamos acreditar neste amor maravilhoso d'Ele! Que tenhamos a coragem, a ousadia e a transparência de Nossa Senhora!

A responsabilidade é nossa, a atitude é nossa, Ele apenas nos colocou no mundo. Precisamos cultivar a presença de Maria em nossa vida!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo