O verdadeiro Carnaval

Padre Edimilson
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

“Ninguém engane vocês com argumentos vazios, porque essas coisas atraem a ira de Deus sobre os desobedientes. Não sejam cúmplices deles! Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. Saibam discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras” (Efésios 5, 6-12).

A ordem dada por Deus a nós é essa: denunciem as obras das trevas.

A palavra Carnaval vem do latim carnis vallis e significa "prazeres da carne". Nós temos contemplado, nesse tempo, dias de prazeres da carne, e o coração do nosso Deus fica profundamente ofendido, pois já não há pudor. Os adultos são atingidos, os jovens, as crianças também, todos são afetados.

Outrora, éramos também desse mundo, mas hoje estamos aqui. Nestes dias, tudo aumenta: a violência, o desrespeito para com o outro, a falta de pudor, gente que nunca mostrou o corpo passa a mostrar. São dias difíceis!

Santa Faustina diz em seu diário: "Nestes dois últimos dias de carnaval, conheci um grande acúmulo de castigos e pecados. O Senhor deu-me a conhecer num instante os pecados do mundo inteiro cometidos nestes dias. Desfaleci de terror e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia divina, admirei-me que Deus permita que a humanidade exista" (Diário, 926).

"Para essa geração você é um tonto, um fanático, porque está vivendo esses dias fechado num retino", lamenta padre Edimilson.
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

Santo Agostinho dizia que os dias de Carnaval são sacramentais de satanás, sinais visíveis daquilo que o demônio faz com os filhos da Luz.

Nós estamos aqui para colocar em obediência a Palavra do Senhor, a qual nos diz que devemos proceder como filhos da Luz, e não tomarmos parte das obras das trevas; pelo contrário, denunciá-las.

A que grau de perversidade estamos chegando!

“Quando ouviram isso, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: "Irmãos, o que devemos fazer?" Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar." Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava, dizendo: "Salvem-se dessa gente corrompida" (Atos 2,37-40).

Para essa geração você é um tonto, um fanático, porque está vivendo esses dias fechado em um retiro. As pessoas nos veem como grupo de pessoas ridículas, porque não estamos "aproveitando" os dias de Carnaval. Depois, aqueles que se dizem católicos, entram na fila para receber cinzas [na Quarta-feira de Cinzas], mas a cinza não leva ninguém para o céu. O que nos leva para o céu é o arrependimento do pecado e a busca da confissão. A cinza não é suficiente para perdoar os pecados.

"Nós temos contemplado, nesse tempo, dias de prazeres da carne, e o coração do nosso Deus fica ofendido", diz o sacerdote.
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

Não tenhamos medo de nos afastar dessa gente perversa, não porque somos melhores, mas porque precisamos viver a radicalidade. Esse é o tempo! Não dá mais para vivermos de qualquer jeito, precisamos ser verdadeiramente filhos da Luz. Você não pode mais viver no mais ou menos, na vida dupla. Você não pode mais concordar com as obras das trevas, pois o tempo exige que sejamos luz. Você precisa ser um sinal de Deus para essa geração, mesmo que ela o considere ridículo.

Deixe a luz do céu entrar e clarear todas as trevas que estão dentro de você, seja sincero. Um católico que não vive com coerência a sua religião torna-se para o mundo um ridículo. Ou somos coerentes ou seremos um bando de ridículos! As pessoas vão olhar para nós e nos verão com máscaras, um bando de ridículos. Se você não vive com autenticidade o catolicismo, está vivendo com máscaras. Nesses dias de Carnaval, na Canção Nova, as máscaras precisam cair. Se você deixou o Carnaval de lá, mas ainda traz para a Canção Nova preservativos, jogue-os fora. Para que carregar essas coisas na sua bolsa?

"Desperta tu que dormes." Acordemos, pois os dias não são fáceis. Estamos vivendo tempos difícieis, por isso procure a graça de Deus, não queria ofender Nosso Senhor Jesus Cristo. "Há pessoas que foram iluminadas uma vez, saborearam o dom do céu, participaram do Espírito Santo e experimentaram a boa palavra de Deus e as maravilhas do mundo futuro; no entanto, caíram. É impossível que eles sejam renovados outra vez e sejam trazidos à conversão, pois crucificaram novamente o Filho de Deus e o expuseram a injúrias" (Hebreus 6,4-6).

Reze: "Senhor, eu não quero comunhão com as trevas, porque eu sou filho da Luz. Não quero dar contra testemunho. Deus, ajude-me a ser coerente contigo e com a Sua Igreja. Dê-me essa graça, afaste-me das trevas. Embriague-me, Senhor, com Seu Espírito".

Transcrição: Willieny Isaias

Assista a um trecho dessa pregação:

↑ topo