O verdadeiro temor a Deus

Ouça essa homilia, na íntegra

Feliz o homem que confia no Senhor: Esta é a experiência que o Senhor nos leva a viver neste momento. E como nos ensina a Palavra de Deus: \”Maldito o homem que confia em outro homem\”. Precisamos confiar no Senhor, e ver as maravilhas que Deus faz em nossas vidas.

Numa de Suas parábolas, Jesus nos conta do rico que não entrou no céu e do pobre que entrou no céu. Então, podemos questionar se não se pode ter bens para entrar no Reino dos Céus? Não, quando Jesus nos fala nesta parábola, Ele quer dizer que não podemos viver segundo os nossos desejos, segundo os nossos bens. Quantas pessoas têm bens materiais, mas servem a Deus, e quantos pobres tem pouco e são egoístas. Para ser feliz, basta ser de Deus, hoje, o Senhor nos convida a viver esta experiência, de trilhar um caminho de fé e esperança, não um caminho que nos prenda em nós mesmos.

O reino de Deus se faz presente no meio de nós quando Jesus anuncia a misericórdia do Pai. Precisamos reconhecer que nem tudo o que queremos e desejamos Deus Pai vai nos dar, pois Deus só nos dará se for para nossa salvação.

O temor do Senhor, o próprio Deus nos ensina a vivê-lo. Viver o temor a Deus não é ter medo de Deus. É ter medo de pecar, é ter medo de não alcançar a salvação. Ter temor é ter amor a Deus, acreditar em Sua Palavra, é acreditar que mesmo nas nossas fraquezas o Senhor nos permite que sejamos melhores.

Confie no Senhor, pois Ele nunca falhará, o Senhor nunca o abandonará, mesmo que sua vida esteja parecendo impossível, pois para Deus é possível e Ele está com você. Não queira andar na frente de Jesus, deixe Ele lhe mostrar o caminho. O temor do Senhor nos leva à vida, à vida nova, que tudo seja para o Senhor e pelo o Senhor! O temor não nos leva a viver uma fé só para nós mesmos, mas sim, para todos. A experiência de fé que somos convidado a passar a frente.

Quando Deus nos une em comunidades é porque Ele quer que o evangelho seja conhecido. Por isso, não podemos ficar presos em nós mesmos, precisamos nos abrir para mais pessoas. Precisamos ser um com Deus, para que o mundo conheça Jesus, por isso, não tenhamos medo de ser missionários, missionários não só são aqueles que saem da suas cidades. São também aqueles que vivem o evangelho em suas cidades, em suas realidades.

Deus nos prepara, Ele disse que não seria fácil, mas disse que nós íamos vencer o mundo. Não podemos parar nas pequenas coisas, e nem nos justificar, porque temos pouco tempo.

Jesus nos conduz pelo caminho de Jerusalém, pelo caminho da paixão, da morte, mas com a certeza da Ressurreição.

Há muitas pessoas sem esperança, por isso precisamos anunciar este Reino que nos faz experimentar um Deus vivo e vivido, um Deus que sempre acredita em nós.

↑ topo