Obedecer a Deus e caminhar com Ele

Padre João Gualberto
Foto: Maria Andreia

Estou muito feliz por estar com você nesta Eucaristia. O assunto falado com vocês, durante todo este dia, foi sobre a felicidade. Deus é quem conduz a história. A pessoa pode até dizer que conduz sua própria vida, mas quem dá a graça para que essa história aconteça e perpetue é o Senhor. Podemos fazer escolhas sim, mas quem age a nosso favor é Ele. Deus sempre faz o bem e sempre irá nos provocar a fazê-Lo. É Ele quem conduz a história e as pessoas à Sua obra. Ninguém é uma acidente na vida! Se existimos, é porque o Senhor nos chamou à existência. Nossa vida tem objetivo e sentido, porque Ele assim o quer. Ninguém é um desgraçado, ninguém é um desfavorecido. "Todos nós somos desejados por Deus, amados e queridos  por Ele". O que o pecado causou em nós tira a visão do "para que" da minha existência.

Hoje, celebramos a festa de São Joaquim e Sant'Ana. O culto aos avós de Jesus não foi algo inventado, mas concreto em virtude da revelação e ação de Deus no meio do povo.

No Oriente, quando nasce uma criança, costuma-se cumprimentar os pais, atitude muito positiva. Nesse sentido, celebramos a festa de Santa Maria, a mãe de Deus, congratulando-a por nos ter dado Jesus. A exaltação que fazemos a Cristo, à Virgem Maria, fazemos também a Joaquim e Ana, porque eles estão dentro do projeto salvífico de Deus.

Fiquei imaginando a educação que eles deram a Nossa Senhora. Fizeram dela uma mulher de oração, uma mulher de Deus. São poucos os netos que valorizam os seus avós! Hoje, diz-se assim: "Meu avô é do passado! Meu avô não entende nada". Só por que eles não entendem de computador?! Não! Eles têm a vida neles e podem responder aos questionamentos dos mais novos. É preciso haver um resgate nesse sentido. O respeito aos mais velhos foi se perdendo por causa da desobediência. Por isso não são abençoados.

 

Quem honra o pai e a mãe tem vida longa e será feliz. Na vida, precisamos honrar nossos pais e avós, pois estes são nossos pais duas vezes. O Homem foi criado para a paz e para a felicidade. "O caminho da vida consiste, unicamente, em obedecer o Senhor e caminhar com Ele. O caminho da morte significa desobedecer a Deus e fugir d'Ele.”

Quem honra o pai e a mãe tem vida longa e será feliz, afirma pregador.
Foto: Maria Andreia

“Filho, cuidado com o caminho pelo qual você anda, porque este pode levá-los à morte”. Se você não escuta seus pais, você vai se ferir, perder-se. O mal não traz felicidade para ninguém. Mesmo o homem tendo pecado, Deus não desiste dele. Quando o Senhor expulsa Adão e Eva do paraíso, Ele diz dá à mulher uma sentença e outra à serpente. Temos de voltar para Deus, não há outro caminho, não há outra alternativa.

Se você não aceitar Jesus em sua vida, não há salvação para seus pecados. As pessoas têm vergonha de se aproximar d'Ele, porque pecaram, mas elas têm de enfrentar seus erros, sua condição de pecador e apresentar-se diante do Pai, assumindo a Ele: "Senhor, se estou padecendo, é culpa minha, porque, quando fui advertido, eu não O escutei. Isso me levou à infelicidade e à frustração". Se não encarar, não tem como curar.

“Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome,10.para que, em o Nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra,11.e toda língua confesse: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai” (
Filipenses 2, 9-11). 

O homem é chamado a reconhecer Deus como seu Senhor e Salvador. Jesus é Senhor de tudo que existe: os céus, a terra, os infernos. Não temos outro Senhor, é Ele quem pode nos salvar. Toda pessoa deve se prostrar diante do Pai.

Veja a história do filho pródigo; gastou tudo e o dinheiro acabou. O que aconteceu com ele? Foi cuidar de porcos! Qualquer um faz isso! E ele, ali, no meio da lavagem, reconhece sua miséria. Eis a decisão que temos de tomar: reconhecer nossa miséria e nos voltar para Deus. Ele nos trata como filhos. O Pai tem compaixão do filho arrependido e vem ao encontro dele. “Não existe outro caminho, senão Jesus; isso precisa ser proclamado nos telhados.”

A sabedoria que vem de Deus não é aquela do "sabe tudo", mas a sabedoria dos humildes. É isso que Jesus está dizendo para nós. Pequena não é aquela pessoa iletrada e humilde de conhecimento, mas aquele que se faz pequeno diante de Deus e se humilha. Desta forma, Ele pode ser salvo.

Reconcilie-se com Deus e você ficará em paz. Entre na Igreja, de cabeça baixa, quando não estiver em paz. Faça as pazes com Deus. Depois, reconcilie-se com seu irmão e com a Igreja também. Volte, reconcilie-se; assim, a paz reinará em seu coração.

Para ser feliz é preciso ter coragem de vencer a si mesmo. “Às vezes, o caminho de conversão é dolorido, mas é necessário como um remédio." O que é a felicidade senão o estado de alguém que está em paz! Tudo está resolvido, tudo está em paz. Ana e Joaquim formavam um casal feliz, pois fundamentaram suas raízes na fé. Alegremo-nos pelo fruto desse amor: a Virgem Maria.

 

Transcrição e Adaptação: Cristiane Viana

 

↑ topo