Onde está Deus?

Padre Reinaldo Cazumbá
Foto: Wesley Almeida

Onde está Deus? Ora ou outra, diante dos sofrimentos, decepções, fazemos a nós mesmos esta pergunta. Somos um povo que gosta de viver o toque, a sensibilidade, e compreender. Quero conduzir você a uma maturidade espiritual na fé. Mas por que em nós surge esta pergunta, se não sentimos Deus, não tocamos e não vemos mudança na nossa vida? Se não sinto Deus, se não tenho relação com Ele, se não tenho resposta, se o Senhor não corresponde ao que espero, a minha tendência é sempre de querer abandoná-Lo.

''Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que no momento estejais por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, o quilate de vossa fé, que tem mais valor que o ouro testado no fogo, alcançará louvor, honra e glória, no dia da revelação de Jesus Cristo'' (I Pedro 1; 6-7).

Precisamos descobrir o novo de Deus na nossa vida espiritual, precisamos buscar, pois o Senhor vai agir no momento oportuno.

"Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar" (Cântico do Cânticos 3; 1).

O sofrimento gera fé. Muitas vezes, sucumbimos ao sofrimento por não entender o seu significado. Veja a vida dos santos, nós não somos 100% na vida de oração, a nossa vida é feita de altos e baixos, existem vezes em que procuramos Deus, mas em outras não. No entanto, o sofrimento não deve nos afastar de Deus.

Como rezar diante de uma secura espiritual? De uma frieza espiritual? Como sair desta situação? Como se libertar de seus pecados e entrar num relacionamento com Deus?

"A autoajuda de que você precisa é Jesus Cristo", ensina padre Reinaldo
Foto: Wesley Almeida

:: Veja mais fotos no Flickr ::

Agarre-se a Deus se você está sofrendo! A secura espiritual, que é esta privação do sentimental, na qual você não sente mais nada, deve ser vista como um momento propício para um relacionamento com Deus Pai. Muitas vezes, seu corpo não quer permanecer, mas a sua razão vai fazê-lo permanecer. É preciso servir a Deus mesmo sem gosto, é preciso ter perseverança. Eu sei quem é Deus, por isso eu vou. Não se preenche vazio com vazio. Não adianta você tentar preencher com outra coisa o que somente Deus pode preencher.

O deserto é lugar de encontro com o Senhor, a tendência deste lugar é de haver tentações, purificações, assim como há o risco de construir falsos deuses. O deserto é uma etapa na nossa vida espiritual na qual nós precisamos caminhar somente com o Senhor. Deserto é o lugar onde temos sede de Deus, mas não nos saciamos, no entanto, não é um tempo eterno na nossa vida. Mesmo que eu não sinta Deus eu quero permanecer n'Ele.

''Conheço a tua conduta. Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te deminha boca''
(Ap 3,15-16)

Tibieza nos leva ao pecado, e se você não tem vontade de confessar os pecados capitais talvez seja porque já tenha se tornado uma pessoa tíbia. Para o tíbio sair da tibieza ele precisa se converter, ele precisa da parusia, do fervor, da disposição para com o Senhor. Ele só consegue essa mudança pelo batismo no Espírito Santo, sem Ele não funciona. Somente com a busca de santidade seremos cristãos que não se deixam se abalar por nada, pois somos de Deus e devemos permanecer n'Ele.

Transcrição e adaptação: Samuel Ferreira


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELA TELEFONE
(12) 3186-2600


↑ topo