Optar pelos tesouros de Deus

Antonieta Sales

“Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?” .Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe.” Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade.” Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.”(São Marcos 10, 17-22)

Veja o caminho desse jovem, mas veja também o nosso caminho, porque vamos nos enquadrar nesta figura que o Livro Sagrado nos relata. Vamos contextualizar este jovem em todos nós. Ele vivia segundo os mandamentos da Lei de Deus, mas apesar disso ele era inseguro, e mesmo suas boas obras não preenchiam este vazio (ele era rico, não lhe faltava nada). Então, ele decide ir até Jesus e Lhe perguntar: ‘Bom Mestre, o que devo fazer?’. Antes de mais nada Jesus lhe diz que só Deus é bom.
 
Jesus é quem nos ensina a reconhecer e experimentar todo o bem que vem de Deus. Tinha  de ser muito apaixonado para pegar o Seu Filho e deixar que Ele derramasse o sangue na cruz. Jesus nos ensinou por meio de sua morte e ressurreição. O Senhor caminhou até chegar à ressurreição e em meio a esta caminhada, aquele jovem apareceu em sua vida.

Quantos de nós fomos criados na fé católica, mas ainda falta algo em nosso coração. Jesus deu exatamente o que faltava no coração daquele jovem: o amor. O Senhor o amava profundamente, mas o jovem teve medo de ser amado. Quantas vezes nós somos resistentes ao amor do Senhor! Precisamos nos convencer de que Deus nos ama. Ninguém nos ama mais do que o Senhor.

Se alguém um dia lhe disser que ninguém o ama, não acredite, pois Jesus ama você. Não tenha medo como aquele jovem. Ele não aguentou ser amado por Jesus. A carga de amor do Senhor foi tanta que ele sentiu medo de ser amado.

Quando nós tomamos posse do amor de Jesus os nossos medos caem por terra. O que vale mais riquezas ou tesouros? O que vale mais as coisas mundanas ou os tesouros de Deus? É preciso fazer uma escolha.

Aquele jovem não seguiu os passos de Jesus, porque ele estava apegado demais às suas coisas. Quantas vezes nós também nos apegamos às coisas! Saiba que Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. Seja livre, não tenha nenhum peso para carregar, porque nada do que você tem vale mais do que os tesouros que o Senhor reserva para nós.

Às vezes, quando não damos uma reposta, o silêncio já é nossa resposta. Então, responda ‘sim’ para Jesus. Nós estamos neste mundo de passagem, essa vida aqui passa e você não vai levar nada deste mundo. Não se apegue às coisas, fique livre, deixa Jesus falar no seu coração.

Transcrição e adaptação: Pollyana Fonseca

↑ topo