Oração e ação do profeta

Bortolin
Foto: Clarissa Oliveira

Alegrais-vos sempre, mesmo muitas vezes com a morte que as drogas trazem. Alegrai-vos sempre. Não somente quando está tudo em ordem. Quando um dia você acordar triste, faça o que aprendi com padre Haroldo, quando você acordar vai para frente do espelho, dê uma gargalhada e diga: alegria. E nisto está o segredo da mudança, você verá que muda a química do seu corpo, o dia que poderia ser trágico, torna-se leve, um dia cheio de esperança. Faça a experiência, funciona.

Viver a alegria, nos convida a ser profetas. Profetas por uma razão, que a cada vez que se abate sobre a humanidade uma praga, e são muitas as pragas, com o foco neste tempo das drogas, Deus suscita no meio do seu povo, profetas. Mais do chamados, convocados por Ele para suscitar a vida.

Nós precisamos fazer orações que não somente nós faça falar com Deus, mas que traduza atos concretos, para isto precisamos ter atenção naquilo que estamos fazendo. Para que a gente faça efetivamente uma oração, para nos colocar em comunhão com Deus e traduzir na vida, precisamos ter atenção, não precisa ser orações longas, mas sim na simplicidade; “Se queres, Senhor, podes me curar.”

É preciso ter humildade, Deus resiste aos soberbos. A oração da humildade é a que o Senhor escuta. E a oração com confiança. E a oração do profeta é uma oração com perseverança. Eu preciso insistir com perseverança nas coisas. Muitas vezes fraquejamos na nossa fé, a gente deixa de orar, por uma simples coisa, a medida que gente fica com excessos de coisas para fazer, a gente deixa de rezar. E com isso deixamos de sentir aquele entusiasmo.

E com isso acontece três quereres: o primeiro é querer acima de todas as coisas, como Judas que quis o dinheiro, não há problema em querer dinheiro, mas querer acima de todas as coisas. O segundo é querer o que Deus quer mas não como Deus quer, o exemplo disso é pilatos, a consciência dizia que Jesus era inocente, ele queria atender seu coração, mas ao mesmo tempo ele queria atender os que pediam para crucificar Jesus. Talvez Deus queria uma atitude de Pilatos, mas não de lavar as mãos. E o terceiro de querer se Deus quer e como Deus o quer, Jesus prevendo o que iria acontecer com Ele, foi para o monte das oliveiras e suou sangue e sua atitude foi, “se quiseres Pai, livra-me, mas faça em mim a tua vontade e não a minha.”

Com este espírito de ser profeta emerge em nós a vontade de transformar pessoas e dizer levanta-te, mas o profeta por ser inspirado pelo Senhor, se torna inteligente e começa a pensar uma estratégia de ação, que comece a transformar vidas.

Bortolin
Foto: Clarissa Oliveira

Na pastoral da sobriedade estão os profetas que se identificaram pela vida daqueles que estão caídos na beira do caminho e por aqueles que se levantaram da beira do caminho, mas que não consegue uma chance na sociedade por estarem taxados, como drogados. E isto dificulta a reinserção na sociedade.

O primeiro passo de quem se propõe a viver essa realidade, é a identificação do problema, sem o identificarmos na nossa comunidade, será um trabalho cego. Os profetas precisam identificar qual o problema maior, qual o tipo de droga circula na comunidade. É identificar o problema do espaço territorial. Identificando é preciso fazer a análise do fenômeno, “por que isto está acontecendo aqui?, por que estamos tendo mais este problema?”, é analisarmos. Fazendo está análise, analisamos o processo, “Este é o problema e ele está acontecendo aqui por causa disso.” E esse problema precisa ser quebrado, então é traçado um plano de ação, para que possamos impedir, e para que outros não entrem nesse mundo das drogas. Feito esse plano, partimos para execução.

Quando queremos ser e passamos a ser efetivamente um profeta, agimos nas situações com amor criativo. Nós que ouvimos muitas pregações boas, As vezes acostumamos tanto a ouvir, que se preguntarmos o que irei fazer na minha vida, não precisamos levar 100 propósitos ,pois não vai funcionar, leve um propósito e viva o todos os dias.

É impressionante a sabedoria do Espírito, que ora fala no barulho, ora fala no silêncio. Você é o profeta escolhido, a resposta agora é com você, pois a vitória sempre é certa e por isso nós iremos festejar.

↑ topo