Oração é amizade com Deus

Padre Paulo Ricardo
Foto: Robson Siqueira

Neste 17º domingo do tempo comum, a Igreja nos propõe a vida de oração como caminho de santificação. Se seguirmos o tempo litúrgico a Igreja sempre nos ensina alguma coisa. Neste tempo comum ela [Igreja] nos ensina como devemos viver o nosso dia a dia, e o tema deste domingo é a oração.

1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos” (Lucas 11,1). O cristão vê Jesus que reza e quer aprender a rezar com Ele.

Cristo nos ensina a vida de oração na conclusão deste PHN. Quero convidar você para voltar para casa com a firme decisão de ser amigo de Deus, e para ser amigo de Deus você precisa de assiduidade, pois ninguém é amigo de uma pessoa se não passa tempo junto com ela, se não liga para ela.

O Evangelho de Lucas nos coloca Jesus como modelo de oração, por 9 vezes ele nos mostra que o Senhor estava orando. Agora para você jovem falar de oração parece alguma coisa monótona, mas é na sua vida de oração que você vai encontrar o suporte para sua vida espiritual, na amizade com Jesus.

A primeira palavra de Jesus aparece quando Ele estava perdido no templo entre os doutores da lei, Sua primeira frase é: “Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai, cuidar das coisas de meu Pai”. A primeira palavra de Jesus se refere ao Pai. Depois Jesus vive Sua vida e Sua última palavra na cruz é: “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”. Veja a amizade que o Senhor Jesus tem com o Pai. Cristo sabe viver Sua vida inteira com o Pai. Ele diz: “O meu alimento é fazer a vontade do Pai”.

Eu quero que você entenda isto, eu fui reitor do seminário por 15 anos e continuo sendo professor, e nestes longos anos, um dos cursos que dei foi do Teodiceia, que fala sobre a existência de Deus. E nós descobrimos que muitas pessoas põem em dúvida a existência do Altíssimo. E muitos vivem sua vida sem querer se preocupar se o Senhor existe ou não. Mas eu sempre digo: Deus Pai não é indiferente. Se Deus existe nós existimos para Ele, e se Ele não existe, eu posso existir para mim, posso fazer o que quero. Mas se Deus existe, muda totalmente, se Deus existe eu existo para Ele, pois foi Ele que tudo criou e para Ele tudo existe. Se Deus existe minha vida tem sentido n'Ele e para Ele. Se Ele não existe minha vida não tem sentido.

"Em nós existe uma fome, que comida nenhuma é capaz de saciar-nos, pois neste mundo somos peregrinos"
Foto:Robson Siqueira

Se Deus existe minha vida é para ele, se não existe minha vida é uma piada de muito mal gosto. Pois se a felicidade é só o agora é muito pouco, mas nós sabemos que temos uma felicidade eterna. Aqui não temos onde reclinar a cabeça, mas haverá um dia em quer repousaremos nossa cabeça no peito do Pai.

Em nós existe uma fome, que comida nenhuma é capaz de saciar-nos, pois neste mundo somos peregrinos, ninguém está em casa, a nossa casa é no céu, com Deus. Somente no céu, com Deus encontrarei a razão da minha existência.

E para termos uma pequena experiência que teremos com Deus no céu, é na oração. Jesus estava o tempo todo voltado para Deus e mesmo assim ele tinha necessidade de passar noite em oração ao Pai, porque existe uma amizade.

Para nós é muito difícil viver essa amizade com Deus, eu lembro que no final do dia eu ligava para meus amigos e ficava 15 minutos com um, 15 minutos com outro, e na hora de rezar, eu lembrava que estava cansado e ia dormir. Isso é uma vergonha, um padre não cultivar a amizade com Deus. Muitas vezes eu preferia outras amizades que a de Deus.

Deus é o nosso melhor amigo e nós precisamos estar com Ele. Precisamos ir até Ele, ir até o sacrário e nos ajoelhar e adorá-Lo. Adorar significa que é em Deus que encontro a razão da minha existência.

Quando estamos recém-convertidos, passamos horas na frente do sacrário, mas depois de um tempo, não sentimos mais a presença de Deus. Jesus nem sempre sentiu a presença de Deus. A oração que você faz e não sente, tem muito mais valor do que a que você faz e sente. Pois é nessa hora você reza por amor. Quando você reza e diz a Deus que não tem vontade de estar lá, mas está porque O ama, está é a oração mais valiosa. Pois vem de um amor maduro. O amor de um homem e uma mulher, quando começa é um fogo, uma paixão e as horas parece que são minutos, mas depois de 10, 20,30 anos de casado, você acorda de manhã e pensa, onde eu estava com a cabeça. Mas é nesses momentos que você diz por amor a Deus eu permanecerei fiel e levarei o casamento para frente, é nesse momento que o amor amadurece, cresce raiz.

Se você não sente nada na oração, saiba que Jesus está com você, pois Ele também passou por isso, onde parece que o Pai está longe, onde você sente que não tem onde reclinar a cabeça. Ele te chama a viver essa experiência e ir para o céu onde lá terão onde reclinar a cabeça.

Eu quero convidá-los a confiar em Deus, confiar em Deus é saber que Ele me ama, mesmo quando eu não entendo, quando o que está acontecendo com a minha vida, não tem sentido nenhum.

A vontade de Deus mesmo que pareça má, é ótima. Eu não sei o que tira o teu sono de noite, tira a tua paz, mas saiba, abrace a cruz de Cristo na sua vida e confie, pois se Deus está permitindo que isso aconteça na sua vida, é para que você entre no céu. Precisamos atravessar essa vida sabendo que Deus é bom.

Na sua vida de oração, se você está perdendo noites de sono, está perdido no sofrimento, peça que Deus te faça ver o próximo passo, pois na novela da nossa vida, queremos que Deus nos mostre como vai terminar, mas Deus não quer nos mostrar o nosso futuro, por isso é pecado ficar olhando horóscopo. Pois Deus quer apenas que sabemos o próximo passo que devemos dar, e saber que nosso futuro é o céu.

Saber apenas o próximo passo que devemos dar, é PHN, pois é com o hoje que devemos nos preocupar, “a cada dia basta seu cuidado”, não queira se preocupar se você vai conseguir viver a castidade por 5 anos, queira viver a castidade hoje. Se você quer crescer como Jesus em estatura, sabedoria e graça, você precisa de uma vida de oração. Peça para Ele iluminar o seu próximo passo.

As vezes você fala que Deus não te responde, mas é que você quer saber do seu futuro e Deus não é uma cartomante, Deus quer te revelar o próximo passo que você deve dar. Ele nos mostra o próximo passo. E essa realidade que Ele quer para nós, essa confiança n'Ele.

"Jovem, saindo daqui, não tenha medo! Nós temos um Deus bondoso"
Foto: Robson Siqueira

Assim como uma criança não tem medo quando está com o pai, assim devemos confiar no Senhor. O medo é um sentimento que vem da solidão, hoje está na moda a síndrome do pânico, e para o medo não tem remédio, o medo é sempre uma solidão. Se uma criança está num corredor escuro ela tem medo, mas se um adulto segura sua mão, ela não tem mais medo, pois não está mais só.

Muitos de nós podemos sentir esse medo e, muitas vezes, não tem remédio clínico para isso, mas existe o remédio espiritual: é nós lembrarmos que na cruz Jesus se sentiu só e se entregou nos braços do Pai. Nos momentos de medo, saiba que você não está sozinho, o Pai está com você! O cristão não tem direito de olhar para céu e dizer que Deus não sabe o que ele está sentindo, pois o Senhor sabe o que ele está sentindo, pois Deus passou por muito mais: Deus nos amou e nos amou na cruz, Ele é nosso amigo, sejamos amigos de Deus.

A vida de oração é uma vida de amizade com Deus. Escolha bons amigos e tenha uma amizade com Deus. Você precisa dessa amizade, se você tem medo, sabe que Deus está com você. Mesmo que você não tenha noção do que está acontecendo com a sua vida, entregue sua vida ao Senhor. Tenha essa confiança. Não queira entender tudo, só queira que Ele ilumine seu próximo passo.

Jovem, saindo daqui, não tenha medo! Nós temos um Deus bondoso, que está conosco. Se Deus está conosco o mundo não é nada diante da grandeza d'Ele. Ter essa confiança é crescer em graça diante do Senhor.

 

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

 Veja também:

:: Canção Nova lança Biblía on-line para dispositivos móveis

Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:
:: meadiciona.com/cancaonova   

 

↑ topo