Os testemunhos são capazes de salvar

Padre Edmilson Lopes
Foto: Arquivo/cancaonova.com

Temos acompanhado, nas leituras desta semana, o livro de São Tiago, que alertava a sua comunidade como deveriam viver. Este alerta é uma riqueza para aqueles que o ouviam, pois era uma exortação que os elevava à conversão.

No Evangelho, Jesus segue a mesma linha, ensinando aos Seus discípulos a fazerem suas doações não por obrigação, mas por amor aos necessitados e a quem precisasse de ajuda.

Se fosse rico, eu poderia pegar das minhas riquezas e fazer as obras sociais, pois, a cada obra que fizesse, mais rico eu poderia ficar. Mas não é assim que o Evangelho nos ensina. Devemos ajudar sem querer nada em troca. O Senhor nos ensina a dar qualidade à nossa vida, usar da caridade.

Amados, os testemunhos são capazes de salvar, pois se o sal perder o sabor, de que ele servirá? “Tendes, pois sal (gosto) em vós mesmos”, é o que a Palavra nos ensina. Nossa vivência deve produzir frutos na vida das pessoas, por isso somos chamados “a dar sabor” à vida delas.

No trabalho que atuo, na Canção Nova, tenho contato com as crianças e os jovens, no Instituto Canção Nova e na Faculdade Canção Nova. Tento, de alguma forma, ajudá-los a enxergar que é possível ser sal e luz para o mundo lá fora. Fazemos da nossa presença algo que “salgue” e salve aqueles com os quais tenho estado, sejam os alunos ou os professores. Lá, preciso ter "sal" em mim mesmo para que eu possa também lhes oferecer.

A Canção Nova tem sido para este mundo o "sal". Quantas e quantas pessoas nos procuram ou mesmo nos assistem, pelos meios de comunicação, e dizem ter sido tocadas pelas nossas palavras ou por aquilo que Deus tem feito por meio de nós.

Tenho dado minha vida por esta obra de Deus todos os dias. Faço isso, porque acredito que ela é um obra divina, e não humana. Por isso, alegro-me em vê-la acontecendo na vida de tantas pessoas.

"Você tem sido sal e luz para as pessoas?" perguntou o padre
Foto: Arquivo/cancaonova.com

Deus tem trabalhado em muitos de nós para que, a partir da experiência que fazemos com Ele, possamos fazer com que outras pessoas também façam a mesma experiência. Uma vez que experimentamos o Senhor, somos chamados a arrancar de nós aquilo que não “presta” e, a partir daí, testemunhar a vida nova em Cristo.

Deus tem nos salgado, irmãos. Estamos vendo a eficácia da evangelização do Papa Francisco, que tem salvado a vida de tantas pessoas. Ele tem nos ensinado que é maravilhoso ser católico, pois ele não teme ir ao encontro dos mais necessitados e abracá-los.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira


Padre Edimilson Lopes


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo