Palavra de Deus, receita para nossa vida

A nossa esperança está fundamentada na Palavra de Deus

21.“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22.Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? ’ 23.Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade’. 24.“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. 25.Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. 26.Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27.Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” (Mateus 7,21-28).

Muitas vezes, damos destaque a muitas coisas em nossa vida, mas, neste mês, quero convidar vocês a darem destaque para a Palavra de Deus.

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’ entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.”

São Paulo nos diz que a vontade de Deus é a nossa santificação; para chegarmos a essa santidade, precisamos colocar em prática a Palavra de Deus. Pois, muitas vezes, dizemos “Senhor, Senhor”, evangelizamos, falamos de Deus para os outros, e o Senhor nos diz: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus”. Por que isso? Ele explica “quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.” Os dois homens, citados nessa passagem bíblica, ouviram a Palavra de Deus, mas somente um a pôs em prática.

A Palavra existe para que a coloquemos em prática, para que sejamos prudentes. Herodes gostava de ouvir João Batista, mas se deixou ser levado por uma dança, por uma vontade, por um impulso. Ele a ouvia, mas não a vivia, por essa razão, mandou cortar a cabeça de João Batista. Muitos vivem igual a Herodes, acham lindo ouvir a Palavra de Deus, mas não a põem em prática. E se não a colocamos em prática, vamos construindo nosso casamento, nossa vida e nossos projetos sobre a areia.

A Palavra de Deus é Deus vivo no Evangelho e nos demais livros sagrados, por isso, além de a escutarmos, devemos vivê-la.

A Palavra de Deus transforma nossas vidas, pois nela encontramos o verdadeiro fundamento de nossa fé. A cada dia nós precisamos construir a nossa casa sobre a rocha, pois, caso contrário, um acidente ou a perda de uma pessoa querida podem abalar as estruturas de nossa fé.

A nossa esperança está fundamentada na Palavra de Deus, pois ela tem o poder de mudar a nossa vida e curar nossas feridas. A maior experiência que podemos ter na nossa vida é ler uma passagem que nos toca profundamente e rezar com ela; a maior experiência que podemos ter é com a Bíblia, praticando o que ela nos ensina.

Se praticarmos o que a Palavra de Deus nos ensina, não vai nos faltar nada, não vai faltar alegria, emprego, saúde. Se tomarmos a Palavra de Deus em nossa vida, até os espíritos malignos serão expulsos por ela. Contudo, o homem insensato a ouve, mas não a põe em prática, e quando chegam os problemas, ele se desespera. Colocá-la em prática, é confiar, esperar em Deus.

A grande ruína que pode nos acontecer é ouvirmos do Senhor o versículo 23 da passagem bíblica meditada: “Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade’”. Essa seria nossa pior ruína; no dia do Juízo a pior coisa seria ouvir isso. Essa seria a nossa pior dor; e para que não ouçamos isso de Deus é necessário viver a Palavra, colocá-la em prática.

É um absurdo não termos a Sagrada Escritura em casa, pois é ela que nos dará forças para superarmos as dificuldades!

Você quer ser um homem sensato ou insensato? Se quer ser sensato, então pratique a Palavra. Eu sei que isso é difícil, mas nada que existe na Bíblia é impossível de ser vivido.

Quando você vai fazer um bolo, você coloca o ovo, a farinha, você segue uma receita. Da mesma forma, a Palavra de Deus é a receita para nossa vida: tudo o que precisamos encontramos nela; se precisamos de cura, está lá; se precisamos de uma orientação, tudo o que precisamos também encontramos nela. É preciso vivê-la e estarmos alicerçados nela.

Em Deus, você encontra toda a alegria de que precisa. Reze com a Palavra.

A Canção Nova surgiu com o Evangelho, a nossa regra de vida é o Evangelho. Por causa da Palavra de Deus é que você consegue assistir a TV, ouvir a rádio, acessar a internet e, assim, muitas pessoas são salvas. O que aconteceu conosco pode acontecer com você, basta praticá-la.

Toda a Palavra se resume na vida de Jesus Cristo, que veio para nos salvar, para nos resgatar; se nos tivermos uma verdadeira experiência com ela [Palavra], nossa vida será transformada. É preciso viver e fazer a experiência com ela; a receita para isso está nela, basta colocá-la em prática.

A experiência nos leva ao conhecimento; a sua experiência e seu gesto concreto hoje é ter a Bíblia como seu livro de cabeceira; lendo-a todos os dias. Como é lindo uma pessoa que tem uma experiência com o Senhor, pois é por meio dessa vivência que temos o conhecimento de Deus.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo