Passos para salvar o seu casamento

Padre Padre Chrystian Shankar
Foto: Natalino Ueda/CN

Aquilo que Jesus sofreu, os seus discípulos hão de sofrer. Não é possível que você, que é casal e família, não notou ainda que existe um plano de satanás para destruir a família.

Hoje, para muitos, é natural o adultério, a traição, ou estar na cama – que é o local sagrado do casal – com mais um homem ou uma mulher. Eu digo que se você faz isso e quer ir para o inferno, vai você, pois “eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Estamos entrando num tempo em que nós, que somos Igreja, vamos sofrer muito para defender o que é natural. Tudo que se fala para defender a família, como ela está na Bíblia, eles dizem que é 'fobia'. Se você deseja servir a Deus e defender a família na sociedade, prepare o seu lombo. Mas Jesus diz que “aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." (Mateus 16, 25)

Crer em Deus enquanto tudo está bem é fácil, eu quero ver quando essas dificuldades baterem à sua casa. Não permita que as coisas do mundo entrem na sua casa, pois muitos ainda não tomaram conta de que estão casados, vivem como solteiros apegados às coisas do mundo.

Quando se casa, a felicidade não está na “minha” vida, mas na “nossa” vida, de forma que as vitórias não são “minhas”, mas “nossas”; as dificuldades não são “minhas”, são “nossas”.

Qual o maior dom que podemos ter como discípulos? A palavra que vem ao meu coração é o cuidado, pois quem ama cuida. Você tem cuidado do seu (sua) esposo(a)? Está gastando tempo para cuidar dele(a)? A Bíblia diz: “Quem se descuida dos seus, principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel” (Timóteo 5, 8)

Eu vejo que muitos dos relacionamentos de hoje têm a sua gênese na falta de cuidado de um para com o outro.

Mulher, não dê de bandeja para outra o homem que Deus lhe deu. Homem, não deixe que se vá este tesouro que é a sua mulher. Voltem ao carinho do tempo de namoro, porque isso é saudável, é lindo e abençoado. O problema é que muitas pessoas, depois que casam, passam de cuidadores para indiferentes.

Santa Missa do Acampamento para Casais
Foto: Natalino Ueda/CN

Cuidado, quando você se descuida do seu casamento, pois ele será conduzido à morte. Por isso, vou dar algumas dicas que podem salvar o seu casamento do buraco.

1) Cuidado com suas amizades. Quando algum amigo ou amiga começa a interferir e atrapalhar o seu casamento, é sinal de que ele vai mal. Há muitos homens que têm um amigo solteiro e quer seguir a vida do amigo. Há mulher que arruma mulheres solteiras ou divorciadas como amigas, e o pior, quer seguir uma vida de 'mocinha'.

2) Desejo de estar em casa. Quando você não tem alegria de voltar para casa, o negócio também vai mal. "Ah, lá em casa tá ruim. Vamos jogar futebol!”. A vitória no seu relacionamento vem quando você vê, na sua casa, um lugar sagrado, um lugar de cuidar e ser cuidado.

3) Recordar as coisas boas do relacionamento. Quando não se fala da história, o casamento esfria. Quando o casal conversa sobre o seu passado, vê o álbum de retrato, conta as histórias do relacionamento, o amor é reaquecido. Mas não é ver o passado no sentido de tirar as coisas velhas, porque “o homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração” (Lucas 6,45).

4) Compartilhar o sonho do outro. É preciso partilhar o sonho do outro e respeitar o gosto dele. Se eu perguntar qual a cor que o outro gosta, o perfume, a comida, você vai saber me responder? Isso significa que o casal se conhece e sabe surpreender um ao outro.

Casais acompanham homilia
Foto: Natalino Ueda/CN

5 ) Partilha. Coversem, dialoguem dentro de casa; não para discutir, mas para resolver os problemas. Se você não consegue conversar, é melhor rever como tem exercido o seu cuidado. Muitas mulheres vivem infelizes porque o marido não conversa dentro de casa.

6 ) Reservem um tempo para rezarem juntos. Vocês, como casal, querem ser abençoados? Leiam juntos a Bíblia todos os dias. Casal que reza unido permanece unido e feliz. Como vocês vão suportar as tribulações do dia a dia se não rezam juntos? Felicidade é fruto de oração. Tem muita gente que segurou o seu casamento com os joelhos dobrados.

Coloque a sua esposa e o seu esposo em cima da pedra, que é Jesus.

Transcrição e adaptação: Daniel Machado


Padre Chrystian Shankar


Pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Divinópolis – MG

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo