Pela disciplina alcançaremos a santidade

Pe. Ademir Pereira
Foto: Daniel Machado/Cancaonova

O que Deus quer nos falar com estas leituras dentro do Kaíros para Esportistas? Primeiramente Ele quer falar que cristão e esportista são palavras sinônimas. Quando Deus fala a seu povo, como visto na primeira leitura (Êxodo 20,1-3.7-8.12-17), Ele chama-o a caminhar ao seu encontro, a caminhada foi o meio no qual o povo foi chamado por Deus. Assim, pela via do esporte, chamado trekking, o povo foi ao encontro do Senhor.

Deus chama seu povo para caminhar, e através do esporte o encontrá-lo. A palavra relata que foram mais de 600 mil homens partiram pelo deserto a fora, na caminhada rumo a terra prometida, ora nunca vimos uma maratona tal numerosa.

O livro do Êxodo apresenta as dificuldades da caminhada, mas bendita perseguição, porque ela conduziu o povo de Deus ao deserto, e no deserto somente os corajosos são vencedores. Assim, os homens de garra, aqueles que conseguem enfrentar os caminhos da vida com coragem, alcançam o Senhor. O ensinamento para nós é que precisamos ter alma de atleta, cheio de perseverança, para alcançarmos o Senhor.

Na primeira leitura Deus fala ao povo, exortando-os a não terem outros deuses, além Dele. Deus apresentou as tentações que poderiam seduzi-los, apresentando a fidelidade a Ele como regra fundamental para completar a caminhada, isto é, para alcançar a terra prometida. Deus está preocupado com o caminho, com os sacrifícios do caminho, e com a chegada. Vimos assim, o Senhor apresentando ao povo a via da disciplina como regra fundamental para o alcance à terra prometida.

Portanto, os dez mandamentos são regras para chegarmos à vontade de Deus, para não nos perdemos no deserto. Assim, através da disciplina podemos viver os mandamentos, através dela não nos perdemos. Da mesma maneira, para nós, alcançaremos a vontade de Deus, se formos disciplinados na vivência dos mandamentos.

A disciplina é portanto, a própria vida do atleta, e para nós o caminho de santidade.

O papa Bento XVI falando aos participantes do Campeonato Mundial de Natação realizado em Roma em 2009, afirmou aos atletas que eles apresentam uma lição de vida ao mundo, por meio da disciplina .

O beato João Paulo II afirmava que todo cristão é chamado para ser um atleta de Cristo.

 

Cada cristão precisa caminhar no deserto com disciplina para alcançar a santidade. Aprendemos com o Monsenhor Jonas que sem a disciplina não há santidade. Você já observou que os grandes lideres encontrados na Palavra de Deus, passou pelo treinamento do deserto, Moisés, Elias, Jesus, e outros, e no deserto aprenderam a treinar a disciplina, a treinar a santidade.

"a disciplina nos ensina a chegarmos a santidade", afirma Pe. Ademir
Foto: Daniel Machado/Cancaonova

   :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

 

Deus escolheu um povo para enfrentar o deserto, com coragem, e o povo insiste em ser indisciplinado. Isto acontece com cada um de nós, Ele quer que sejamos fortes, e insistimos dizendo que somos fracos. Deus nos chamou a termos um Espírito forte vivendo com disciplina o caminho de santidade, através dos dez mandamentos.

Deus deseja um povo de coragem, de ânimo forte. O esporte pode ser um instrumento para o encontro com Deus, tendo a disciplina, como uma boa escola. Testemunho que quando vou praticar esporte, decido a enfrentar cada desafio, e levo está experiência para a minha vida espiritual, procuro assim fazer do esporte, e de tudo o que ele me ensina um momento para encontra-me com Deus.

Que possamos nesta Quaresma voltar o nosso coração para o Senhor, e novamente com disciplina colocarmos em prática os dez mandamentos e assim vivermos uma vida de santidade. Irmãos, o coração do homem não foi criado para ser um praça pagã, mas para ser o sagrado lar do templo do Deus vivo, hoje é o nosso coração que precisa da purificação.

Somente aqueles que lutarem segundo as regras da Palavra de Deus alcançará a vitória. Portanto, com coragem, fé e disciplina, enfrentemos o caminho de santidade, tendo os mandamentos como regra de vida, e assim, no caminho encontrarmos com o Senhor.

Deus vos abençoe.


Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti

 


 

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600



Veja mais:


:: "No labirinto, jovens refletem sobre as escolhas feitas na vida'
:: "Sempre tive vontade de ter uma foto de família"
:: Trilha no Acampamento Revolução Jesus

:: Meu pai não é quadrado – pregação da Magda
:: Quero um amor maior- pregação padre Paulo Ricardo

:: Quero pegar, mas Cristo me pegou- pregação Emanuel
:: Modulo "Anazopiren"

 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo