Pelas mãos de Maria ao Coração de Jesus

Padre Joãozinho, SCJ
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com
Bom dia povo de Deus, a paz de Jesus e o amor da virgem Maria esteja com vocês! Reze comigo: Em tuas mãos, no teu colo Mãe, quero encontrar o Sagrado Coração.

Maria nossa mãe é o endereço geográfico, cronológico de nossa fé, houve um lugar na história onde o Verbo de Deus se fez carne, onde o coração de Jesus se formou, e este lugar é o ventre da Virgem, local no qual o Senhor nos assumiu para nós levar-nos ao céu.

Quem ama se faz presente, Deus é amor, afirmou São João, e nós somos filhos do amor, nossa vida deve ser um processo de amor, a Virgem Maria viveu o amor em plenitude, ela nos é a certeza que o amor está em meio a nós, certeza que a salvação se faz presença.

Hoje vimos em nossa sociedade as idolatrias do ter, do poder e do prazer, por outro lado, para vencer estes pecados temos a virgem Maria como modelo de renúncia a estas idolatrias. Ela amou imensamente o Senhor, e deu tudo a Ele, permitindo que a salvação viesse ao nosso encontro, permitindo que o amor se fizesse presença em meio a nós.

Na história da salvação encontramos diversas situações que o Senhor se fez presença, para libertar o povo das idolatrias, no Antigo Testamento Deus deu os mandamentos a povo, enviou profetas, alimentou seu povo por meio do maná, e na plenitude dos tempos enviou o seu Filho, por meio da Maria, para se fazer presença, dando-nos acesso ao seu sagrado coração, dando a seu Filho e cada um de nós um colo.

Por falar em coração, gostaria de dizer a você que a palavra “coração” possui diversas traduções a partir do original hebraico, a tradução que eu mais gosto é a que significa útero. As mulheres sabem bem o que significa útero, ele é o lugar da gestação, o local sagrado, onde somos gerados, onde é formado nosso coração.

No útero da Virgem Maria, somos acolhidos, temos a certeza que Deus tem um colo para mim. Na narrativa da encarnação temos a certeza que o Senhor nos ama, afirma São Lucas:

“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.” (Lc 1,26-38)

"O Verbo se fez carne e habitou entre nós" afirmou Padre Joãozinho, SCJ
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

: Veja + fotos no Flickr

Este fato histórico – a Encarnação do Verbo, que gerou o coração de Jesus, foi um grande pentecostes. Somos chamados também, por meio do Espírito Santo, a sermos gerados pelo coração de Jesus, e assim, buscarmos ter um coração Imaculado como o da virgem Maria.

O Senhor quer nos dá um novo coração, semelhante ao da virgem Maria, por isso vou apresentar à vocês algumas características do Imaculado Coração da virgem Maria.

Imaculado Coração da Virgem Maria era um coração silencioso, sabia escutar, pondera, pensava, refletia sobre todas as coisas. O Imaculado Coração da virgem Maria sabia perguntar como vimos no seu diálogo com o Anjo “como acontecerá isso”, e porque perguntava sabia dar respostas “eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”.

A virgem Maria é visitadora, foi até a casa de sua prima Isabel, levando a mensagem da caridade, não ficando presa em si mesma. Por fim, é do Imaculado Coração da virgem Maria é que brota a canção, porém, para cantar é preciso aprender a fazer silêncio como a Virgem.

Vamos pedir a boa Mãe de Nazaré, ela que soube caminhar silenciosamente até o pé da cruz, nos ensine a estarmos sempre com seu filho Jesus, e assim, como ela possamos abrir nosso coração, para recebermos o pentecostes da alegria que o Senhor que nós dar.

Depois deste pentecostes da alegria, vimos que a virgem experimento pentecostes da agonia, porém, o mesmo Espírito Santo deu forças para ela suportar todas as situações. Em todo o momento o coração de Maria esteve unido ao coração de Jesus, inclusive afirmou o profeta que uma espada transpassaria em sua alma.

Mas por fim, veio o pentecostes da esperança, depois da alegria, da dor, aqueles que crêem no Senhor, sempre são cumulados pelo Espírito Santo pelo dom da esperança, a virgem Maria, experimentou esta realidade em sua vida.

Meus irmãos, o Sagrado Coração de Jesus sempre está aberto a nós. O Imaculado Coração da virgem Maria sempre está aberto a nós, precisamos imitarmos estes corações, para sermos cumulados de alegria, de fé, e esperança nos momentos de dor.

Rezemos: Mãe querida, queremos te pedir a força para continuarmos unidos ao seu Filho Jesus, na alegria, na dor e na esperança. Olhe para nós, teus filhos, suplicarmos boa Mãe que nos ensine a anunciar seu Filho Jesus, e assim temos um coração semelhante ao vosso.

Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia. Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio, aleluia. Ressuscitou, como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

O Senhor tem um colo para mim, um colo para você, porque Ele se faz presente em meio a nós.

Deus nos abençoe.



Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti



 

ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE (12)3186-2600
OU
EM NOSSA LOJA VIRTUAL


↑ topo