Peregrinos da fé

Padre Roger Luis

Meus queridos irmãos, e irmãs, estamos para encerrar este retiro de Semana Santa. O silêncio do sepulcro foi substituindo pela ação do Espírito Santo que devolveu a vida a Jesus.

Diante desta liturgia, podemos nos perguntar o que Deus nos fala?

Queria trabalhar três pontos que a Liturgia nos trás para nós, o primeiro é do crer, da fé, o segundo movimento é o buscar as coisas do alto, e a terceira é testemunhar.

Maria Madalena foi ao sepulcro para velar o cadáver de Jesus, ela ainda não tinha compreendido a promessa, ela estava na escuridão da fé, Maria Madalena correu para chamar João e a Pedro, João chegou primeiro, mas João esperou por Pedro, que entrou e viu as faixas, o sepulcro vazio e eles acreditaram. Assim como Pedro e João correram atrás de Deus, que você também corra atrás de Deus, na Eucaristia, para conhecer mais a Palavra de Deus. Que esta peregrinação na fé que Pedro e João fizeram correndo até o tumulo vazio, você também faça.

Não fique acomodado, vá à missa aos domingos e se preciso diariamente, sirva a Deus nos mais necessitados, pratique a caridade.

O Apostolo Paulo, falou ‘se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé.’

São Paulo recomenda na carta aos Colossenses – “Aspirai às coisas do alto”. Esse é segundo movimento. Pela experiência do Ressuscitado, precisamos deixar que Espírito do Senhor mude nossa inteligência, ela precisa ser dirigida para aquilo que ela foi criada. E você foi criado para o céu, por isso você precisa aspirar às coisas do alto.

A sua mente precisa ressuscitar para as coisas do alto. Estamos nos encantando mais com as coisas destas terras. É preciso mudar de cultura, estamos nos enculturando ao materialismo, abananando a religião. Mas precisamos entrar neste segundo movimento e responder a Deus, precisamos abandonar a preguiça e buscar as coisas do alto. É o Espírito Santo que nos leva a sair da vida caos do pecado, para a vida nova.

Estamos celebrando a páscoa, porque nascemos homens velhos, e ano a ano vamos nos renovando se nos abrimos o processo Espírito Santo. Esse é movimento de ressurreição na nossa vida, ele vai ordenando o que está desordenado. Que neste domingo da ressurreição você possa abandonar o homem velho, e que passe o que era velho e que tudo se faça nova.

Na carta de São Paulo aos Corintios dizia mesmo que o nosso físico vai se destruindo, o nosso interior vai se renovando dia após dia. Por isso Cristão não envelhece.

O Papa Francisco disse na sua homilia ”Há dificuldade do ser humano de aceitar as surpresas de Deus. Não tenha medo das novidades de Deus, elas virão com a páscoa do Senhor”.

Cristo está perto de você, Ele te dará forças para acabar com tudo que não te faz homem novo. O papa diz “Cristo estar com você e Ele te dará forças para viver como Ele quer”.

Em I Corintios 5,7 São Paulo diz “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”

Tome posse que pela ressurreição de Cristo, você sai da velhice para juventude, você abandona os vícios para entrar na virtude. Você faz a passagem do pecado para a santidade.

Um santo é sempre jovem, ele tem um coração jovem, um pensamento jovem, que o Senhor possa te livrar da velhice do pecado.

O terceiro ponto é testemunhar. Na leitura do Atos dos Apóstolos, Pedro testemunha e é isso que Deus quer de mim e de você.

“Pedro tomou a palavra e disse: “Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.

Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.” (Atos dos Apóstolos 10,34a.37-43)

Para o mundo atual qual é o testemunho que Cristo está ressuscitado? A sua vida de ressuscitado, a sua vivência na sociedade como testemunha de Cristo.

O mundo atual, em 2013, vai acreditar que Jesus ressuscitou através da sua vida. Peregrinos da fé, crê, aspirem as coisas do alto e testemunhe.

 

Transcrição e adaptação: Elcka Torres

↑ topo