Permanecei no amor

Padre Edimilson Lopes

Estamos fazendo o caminho de expectativa para o Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja primitiva. E a liturgia nos ajuda a viver isso com Evangelhos bem colocados , a fim de que desejemos, cada dia mais, um novo Pentecostes em nossas vidas.

A nossa maior dificuldade é que não permanecemos próximos de Deus, mas preferimos viver de pequenos encontros com Ele. Quando nos afastamos do Pai, esquecemos a experiência do amor que vivemos e as coisas não fazem mais sentido.

Nesse momento, a primeira reação é dizer: “O Senhor me abandonou”, mas é justamente o contrário: foi você quem se afastou do convívio de Deus e optou pelas coisas do mundo.

Não é questão de orar em línguas, de rezar o Santo Terço ou estar engajado na sua paróquia, mas o importante é que permaneçamos no amor.

Quando buscamos o Sacramento da Confissão, sentimos, imediatamente, que voltamos à sintonia com o Senhor. E essa sintonia nos devolve o prazer na oração do Santo Terço, na Santa Missa, no estudo da Palavra e em qualquer outra prática de oração.

A constância que Deus nos pede é construída em pequenos gestos e atitudes. Nem sempre conseguiremos ser constantes naquilo que nos é pedido, por mais que, em nosso coração, exista esse desejo.

Neste momento, o demônio vai querer esfregar, na sua cara, as vezes que você foi infiel ao Senhor, mas o que você precisa, realmente, se lembrar é como foi bom estar na presença de Deus.

Quando você busca o Pai sem interesse no que Ele pode lhe dar, você começa a compreender o real sentido da presença de Deus na sua vida. Na verdade, nós O buscamos, porque não sabemos viver sem Ele.

Como celebramos, todas as vezes, na Santa Missa, basta uma Palavra do Senhor para que sejamos salvos. Isso acontece, porque, quando Ele deseja, a manifestação de prodígios e milagres acontece, independente do que já fizemos, pois nosso passado não importa mais.

A primeira leitura nos diz que Deus conhece os corações e as nossas intenções mais profundas. Por isso, Ele sabe quando O buscamos por interesse ou por amor a Ele.

Quando você liga sua televisão na Canção Nova, sintoniza na rádio ou vem até a Chácara de Santa Cruz [sede da Canção Nova], precisa ter em mente o porquê de fazer isso. Você não pode vir por uma pessoa ou um momento, mas sim por Aquele que sempre buscou você.

Esvazie-se de tudo o que você é e de tudo o que você teme, porque é preciso ter os olhos fixos no Senhor. O salmista, no Salmo 23, ensina-nos que, se mantivermos os olhos fixos em Deus e buscarmos sempre estar na Sua presença, Ele nos livrará de todas as armadilhas.

Você não precisa mais se preocupar com as armadilhas que o mundo impõe. O Senhor é capaz de livrá-lo de todas se tiver sempre Deus como sua meta final. Diga, neste dia, ao Pai que você só O deseja e que o mais importante, nesse momento, é estar em Sua presença e nunca mais abandoná-Lo.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo