PHN até a segunda e definitiva vinda de Jesus

Nesse ano que separa esse acampamento  do acampamento de julho do ano que vem, vamos comemorar 10 anos dessa luta [PHN]. A luta do "não" ao pecado, de quem espera vigilante, dia após dia, a segunda e definitiva vinda gloriosa do Senhor.

Foi ao longo desse ano, que se passou, que começou a "cair uma ficha" dentro de mim. Nosso pai-fundador, padre Jonas Abib, sempre prega a segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, como nos ensina a Palavra de Deus. Ele colocou muita gente de pé na expectativa da segunda vinda de Cristo ou a nossa ida para Ele. Uma coisa ou outra, como nos ensina ele, vai acontecer.

Ouça: "Quando Jesus voltar, quero estar no campo de batalha"

 

O PHN não é nada mais, nada menos que uma profunda comunhão daquilo que Deus tem colocado no coração do padre Jonas há décadas. O que impulsionou este homem, o que fez com que este rincão existisse, tudo que você vê aqui só existe porque este homem, pelo menos há quatro décadas, vem vivendo dia após dia esta expectativa. E cada um de nós está também nessa vida maravilhosa.

Quando se prega a vinda de Jesus não se prega medo, insegurança, mas a vinda do Rei, d'Aquele que teve a nossa pele, sentiu fome, dor, medo, solidão, cansaço, se vestiu de cada um de nós. Provou por "a" mais "b" que Ele declarou a derrota definitiva de satanás. Inclusive o plano do diabo não é vencer Deus, porque ele é um eterno derrotado. Qual é então o plano dele? É juntar perto dele mais derrotados.

Jesus já declarou que somos mais que vencedores. Essa vitória é para ser vivida na expectativa da sua segunda e definitiva vinda.

Tenho de dizer para vocês que o PHN veio em nosso auxílio na história da Canção Nova. Padre Jonas diz que cada um de nós da Comunidade Canção Nova já estava no coração de Deus desde toda a eternidade. Isso se soma a um menino [padre Jonas Abib] que entrou para os salesianos há 68 anos, levando seus saquinhos para roupas sujas. Entrava no seminário com o sonho de servir a Deus, com 12 anos.

Ouça: O Espírito Santo, meu melhor amigo

E a seu tempo, cada um de nós vai entrando no sonho deste homem, padre Jonas Abib. Eu quero declarar agora que o PHN, nada mais, nada menos, é um pedaço de um sonho juntado ao sonho maior do padre Jonas em vista da segunda vinda gloriosa do Senhor.

Eu só tenho o dia que se chama hoje. Eu quero estar, talvez não preparado, mas na expectativa. A qualquer momento esse mesmo Jesus vai voltar, e pode me encontrar caído, mas caído no campo de batalha. Lutando, lutando!

Mesmo tendo vivido em estado de PHN lutando, lutando, lutando… nós vamos perder algumas batalhas e vamos precisar ir ao confessionário. E pode ser que Jesus volte e me encontre caído, antes de eu me levantar, mas Ele vai me pegar no campo de batalha. Ele não vai me pegar em adultério, mas apenas numa queda que levei no campo de batalha. Ele sabe interpretar esse dia na minha vida também

1 Tessalonicenses 5,1-6: "A respeito da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais. Mas vigiemos e sejamos sóbrios."

Padre Jonas me ensinou que quando eu acordar, antes de tudo, eu devo dizer: "Bom dia, Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje?" Isso é viver na expectativa.

Você que abortou, se prostituiu, não estou diminuindo a sua culpa, mas ficar remoendo isso no seu coração não convém, porque esse dia nem existe mais se você já o confessou. É hoje. Isso é trabalhar com o único dia de hoje. Se você cair vai ser por fraqueza, daí tem Confissão, Eucaristia que pode fazer de você uma pessoa forte.

Em Nome de Jesus, tire esse dedo do acusador da sua frente!

Padre Jonas quer que os filhos dele sejam melhores do que ele. Nessa tentativa agreguei mais duas frases a essa que ele me ensinou. "Jesus Cristo é o meu Senhor e meu Salvador". E depois vem a terceira frase: "Por hoje não! Por hoje eu não vou mais pecar".

Viver sozinho esperando a vinda de Jesus não dá. Nós somos seres criados para viver em comunidade. É por isso que o amigo entra como pessoa do próprio Deus. “Nós vamos esperar juntos!”

Eu me lembro da passagem dos dez leprosos. Eles deveriam ser muito amigos. Eram colocados para fora da cidade, as pessoas iam até determinado lugar, deixavam comida para eles e voltavam.

Jesus passou e aqueles 10 leprosos, que tinham algo em comum, iam se ver morrendo, um após o outro. Eles se tornaram amigos na provação, na dor. Como os verdadeiros amigos são provados nessas horas.

Ouça: "Nos 10 anos de PHN, quero estar com você"

Eles gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós". A Lei da época dizia que se porventura alguém fosse curado da lepra, deveria se apresentar ao sacerdote para receber uma carta dizendo que havia sido curado. Jesus sabia disso e não os curou.

Jesus podia fazer uma oração e imediatamente aquela lepra iria sumir do corpo daqueles 10 enfermos. Seria um espetáculo maravilhoso. Todos diriam "Ohhhh". Mas Jesus não curou. Ele olhou para aqueles 10 leprosos e disse: "Vão e apresentem-se ao sacerdote".

Diz a Bíblia que enquanto eles estavam a caminho aconteceu que eles iam ficando curados. Eles iam vendo um no outro que a lepra ia sumindo. E eles iam fazendo festa entre si, caminhando, caminhando até que chegaram ao sacerdote, ganharam a carta e foram todos curados.

O que isso quer dizer para nós? Que vocês estão se tornando amigos para valer na Canção Nova.

Você está na Canção Nova. Está gostoso aqui, ou não está? Você fez amigos aqui. Aqui você está conhecendo ou se aprofundando nessa pedagogia simples, fácil de ser entendida. O PHN é dizer "não" ao pecado hoje. E amanhã? Amanhã não existe. E quando ele chegar nem vai ter mais esse nome. Vai se chamar "hoje".

Tem gente caminhando do meu lado que tem visto em mim, e eu nele, uma lepra a menos a cada dia de PHN. A cada dia de PHN, que eu digo "não" ao pecado, eu vou sendo curado de uma lepra.

Você, menina, esse corpo lindo que você tem, vai pertencer a uma pessoa, como o corpo da minha esposa pertence a mim. E quanto mais PHN você viver, mais limpa você vai chegar para esse dia.

E no dia que se chama "hoje" você está dizendo PHN. Diga ao seu namorado: "Aqui não, 'Migué'! Eu quero chegar limpa no meu casamento". E a cada dia nós estamos nos preparando de uma maneira concreta para a segunda e definitiva da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Já pensou se Jesus voltar num dia de Acampamento PHN? Vai ser lindo!

Eu quero convidar você a se preparar. Pode ser que a gente fique velhinho, velhinho, mas esperando a segunda e definitiva vinda de Jesus, dizendo: "Ei, meu amigo, lembra quando a gente foi na Canção Nova há 70 anos? Eu vejo você cada vez mais bonito, mais limpo com uma lepra a menos".

O ano que vem, preste bem atenção, julho do ano que vem, no primeiro final de semana de julho do ano que vem, nós estaremos aqui comemorando os 10 anos de PHN. Eu quero ver você com mais dez. Vire-se, meu irmão! Você vai ser esse leproso agradecido que vai agradecer esse milagre que Deus fez na sua vida e na vida deles.

Entre vocês aqui, sinto que há muitos que serão meus irmãos de comunidade. O caminho vocacional dura 2 anos, e nesse período, você pode descobrir se tem ou não vocação. Mas você não perde nada em fazer este caminho.

Não vejo a hora de você estar aqui para evangelizarmos juntos. Basta um telefonema, um e-mail (vocacao@cancaonova.com), uma carta. A maior das vocações, que é a vontade de Deus, para vocês é "a vossa santificação".

Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Célia Grego


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

 

↑ topo