Precisamos reencontrar o Bom Pastor da nossa alma

Padre Luís Fernando
Foto: Wesley Almeida
O que significa misericórdia? É a união de duas palavras latinas: miserere (pobreza extrema) e cor (coração). Então, unindo as duas palavras, tem-se “coração que se condói”, “coração que se abre para as misérias alheias”. Assim é o coração de Deus, pois Ele tem misericórdia de nossas misérias, de nossos pecados. Quando não temos a graça do Senhor em nossa vida, somos extremamente pobres, pois perdemos a paz, a alegria, o sentido da vida, a dignidade.

Quantas pessoas estão na rua por causa do vício! Não conseguem mais viver em família. É isso que o pecado faz conosco, pois nos deixa vazios, sem nada. Mas, ao mesmo tempo em que o pecado é a ausência da graça de Deus, ele não pode eliminar o amor do Pai por nós.

Jesus demonstra o amor de Deus por nós no Antigo Testamento. Quando Jesus Cristo libertava uma pessoa do poder do demônio, é como se Ele dissesse: “Deus se importa com você!”. E Jesus tinha uma preferência pelos pobres, pois acolhia os pecadores, os mais doentes.

Quando pecamos, Deus vem ao nosso encontro para nos envolver com seu amor, com sua bondade, e nos levar à conversão. Somos nós que precisamos dEle, pois sem Ele nossa vida perde o sentido e nós morremos espiritualmente. Sem o Senhor não somos nada. Deus nos chama; e assim como entrou na casa de Zaqueu, também quer entrar em nosso coração.

"Quando não temos a graça de Deus em nossa vida, somos extremamente pobres, pois perdemos a paz e a alegria."
Foto: Wesley Almeida

No Evangelho de hoje, Jesus nos compara a ovelhas, porque elas são totalmente dependentes do pastor; elas não tem senso de direção. Quantas vezes nos desviamos de Deus! Basta tirarmos os olhos, um pouco só, dEle para nos perdermos. Também a ovelha vai tombando conforme anda, até que cai de vez, ficando com as patas para cima e machucando-se muito. Como somos machucados! Quantas feridas trazemos desde nossa infância! Muitas vezes, somos mais cristais do que cristãos, porque basta que alguém não nos compreenda para nos sentirmos feridos. Esta ovelha perdida é uma ovelha machucada pelas coisas da vida, que por causa do pecado se desviou de Deus. Mas é o pastor quem vem até nós e nos cura por meio de uma oração, de uma palavra.

A ovelha também não sabe onde encontrar o alimento certo. Ela tem de ser conduzida ao capim pelo pastor; e é ele quem esfrega o capim no foucinho dela. Caso contrário, ela come veneno. E quanto veneno há por aí com o nome de alimento! A televisão, por exemplo, nos apresenta muitos venenos, mas nós nem percebemos.

Igreja do Pai das Misericordias
Foto: Wesley Almeida

Quando a ovelha está longe de seu dono, durante a noite, ela emagrece muitos quilos. Quando não sentimos a presença de Deus em nossa vida, também nos sentimos inseguros, vazios. Muitas pessoas que se afastam de Deus, ficam acabadas, secas espiritualmente, com um vazio que só o Senhor pode preencher.

Somos ovelhas perdidas, machucadas, que não conseguem se defender sozinhas, que longe do pastor não sobrevivem. Este Evangelho de hoje nos enche de esperança, porque nos diz que mesmo que estejamos longe, Deus não nos abandona.

O nosso Pai é um Pai de misericórdia, pois vendo nossa pobreza, não nos deixa perdidos; mas vem ao nosso encontro e nos leva à salvação. Precisamos reencontrar o Bom Pastor da nossa alma.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo