Projeto pessoal de Vida

Dom Eduardo Pinheiro
Foto: Carlos Eduardo

Acabamos de participar das festas natalinas: comidas, visitas, presentes, isso geralmente acontece nas nossas famílias, e isso acontece para nos animar na certeza de que, Deus que nos criou, quer morar no meio de nós. Se o cristão alimentar a certeza do Natal, de que Cristo faz parte de nossa vida, esta será diferente.

Jesus quer que todos se aproximem d'Ele, por isso Ele nasceu simples.

Estamos no tempo comum, no qual somos provocados a viver todo instante de maneira nova. Como eu procuro o melhor caminho? Jesus caminha pela nossa história. Cristo, no seu caminhar, encontra-se com nossas realidades, no Evangelho de Marcos, Ele se encontra com pessoas doentes e as curas, com pessoas possuídas e as liberta. Cristo passa no cotidiano fazendo o bem. E além disso, Ele passava no meio da multidão ensinando.

Jesus Cristo vai fazendo isso com pessoas que não vivem a plenitude de sua vida. Ele viu a sogra de Pedro doente, se aproximou, tocou nela e a curou. E hoje experimentamos isso em nossa vida: Ele passa na vida de cada um de nós. Cristo quer se encontrar com você, jovem. A primeira iniciativa é de Jesus, Ele está passando pela sua vida, Ele quer se aproximar de você. Deixe-se encontrar.

Jesus curou a febre da sogra de Pedro, e Ele também quer curar a nossa "febre". E depois que a sogra desse apóstolo foi curada, ela serviu o Senhor. Você que está aqui, Ele também quer curá-lo.

O acampamento é um momento muito especial de ensinamento e uma das coisas que Deus quer que você se relembre é que você é muito amado pelo Senhor, que você é filho querido do Pai. E isso resgata a nossa identidade de discípulos de Deus, que somos chamados a um trabalho missionário. Deus, não somente nos liberta de nossas escravidões, mas Ele também conta conosco para fazer o bem para o próximo. Somos capacitados pelo Senhor para ajudar o próximo, e teremos a oportunidade também de reorganizar nossa vida.

"Jesus quer se encontrar com você, jovem!", afirma Dom Eduardo Pinheiro
Foto: Carlos Eduardo

Adriano, em seu livro “Santos de calça jeans”, nos mostra muito bem que para ser santo não precisamos ser esquisitos, que ser santo é muito fácil, pois essa graça vem de Deus. E que o Senhor não faz essa proposta a anjos, mas a nós, humanos, então não é impossível.

Precisamos renovar nossa fé, e acreditar que é possível sair das situações que nos escravizam. É possível ser santo hoje, e não depois que morreu!

Eu tenho que encontrar o sentido da vida hoje. Qualquer um de nós é capaz de uma vida muito mais bonita, sagrada, basta querermos aceitar o plano de Deus.

Jovens, façam um projeto sobre o que vocês querem para sua vida neste ano. Todo cristão, cidadão precisa fazer um projeto de vida. O que você quer atingir até o final do ano? Crie metas. O projeto pessoal de vida põe o pé no chão, põe a vida na mão, não fica somente sonhando. Tenha foco, opção, meta, sonhos, saiba o que você quer e o que você não quer. Quando temos opções, temos renúncias.

Mas para que tudo isso aconteça de maneira certa, não basta somente raciocínio, mas, precisa-se da Graça de Deus. Peça ao Senhor o Espírito Santo. Jesus que curava e libertava era o Jesus que rezava.

Feliz acampamento para vocês, jovens, que vocês saiam daqui com um novo ardor missionário!
 

 

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo