Promessas de refúgio e bênção

Padre Sílvio César
Foto: Robson Siqueira/CN

O Coração de Jesus quer penetrar em nós, e a bondade de Deus nos faz querer ser melhor. Jesus me encanta. O dia que Ele entrou em minha vida, Ele a fez muito melhor, por isso, eu não consigo viver sem Jesus. Mas a sociedade está marcada pela descrença, a forma como as pessoas olham a Igreja, olham a Deus é de maneira prepotente.

Deus tem um milagre reservado para mim e para você neste Acampamento. Milagre é quando Deus olha para nós e nos concede uma graça, também a partir de nosso esforço.

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30). Bonito quando Jesus fala isso para nós. E se existe uma forma delicada de Deus cuidar da gente, é o dia em que Ele deu o coração de Jesus para nós.

Jesus olha para mim e para você e diz: “não pare não, não desista”. Há dias que o deserto parece estar pesado, mas em algum lugar, Deus reserva para nós um oasis, mas é preciso atravessar, se colocar em movimento.

Não quero fazer desse Deus um fazedor de milagres, mas Aquele que caminha comigo.

A quarta promessa do Sagrado Coração de Jesus a Santa Maria de Alacoque é: Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora da morte. A palavra reveladora para nós é refúgio. Jesus deseja que estejamos perto d'Ele. Ele não quer caminhar sozinho.

E a quinta promessa é: Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos. A palavra é bênção. Refúgio e bênção.

Imagine quando Jesus via as situações tristes, sua forma de passar no meio das pessoas era de erguê-las. O pecado em sua vida não pode transformar você em pecado, errou, volte, Deus lhe concede o perdão. O Sacramento da Reconciliação é a graça de Deus interagindo na força humana para nos dá esse presente, o perdão.

"Diga ao Senhor que você quer ser um fazedor do bem"
Foto: Robson Siqueira/CN

Precisamos ter um coração manso e humilde para experimentarmos a graça de Deus. Talvez, viemos para cá sendo arrastado pelo pecado, mas Deus está passando em nosso e quer nos pegar e cuidar de nós. Deus não nos devolve no primeiro momento, é preciso o tempo da recuperação. Não existe limite para o perdão. O refúgio do coração de Jesus é esse, Ele quer cuidar de você, pegar você no colo, e no colo de Deus não existe competitividade. Deus não cuida da gente só um dia, ou em alguns momentos.

Nas fragilidades não podemos parar, é uma forma simples de desistir. Desisto de querer ser melhor. Jesus quer cuidar de você, Ele quer entrar na sua casa. “Deixa-me entrar na sua casa e lhe dar a água da fonte da vida”.

O Coração de Jesus é o local que ninguém pode arrancar de mim. Agora é o momento que Deus me dá para me sentir refugiado em Seu Coração. Quero levar comigo minha casa, meu sacerdócio, minha família, minha juventude. Deus é tão bom que nos dá a possibilidade de sermos intermediários de sua bênção. Nós nos abençoamos pelas mãos de Deus. Bênção que quer dizer cuidado. Deus também nos abençoa quando Jesus na cruz diz: “Pai, perdoa-lhes”. Quem tem a bênção de Deus precisa ser um homem novo, não pode viver na condição de pecado.

"Não quero fazer desse Deus um fazedor de milagres, mas Aquele que caminha comigo"
Foto: Robson Siqueira/CN

O cristão precisa ser um homem de esperança. Você é filho de Deus e Ele cuida de você de diversas maneiras. A história do fracasso humano dentro da Sagrada Escritura nos ensina que não podemos nos afastar de Deus, pois Ele quer cuidar de nós.

Nas dificuldades da vida Jesus vem nos dizer: “meu jugo é suave e meu peso é leve”. Parece fácil, mas no dia a dia não é, por isso preciso da Eucaristia. Quanto mais buscamos Jesus mais devemos estar preparados para os sofrimentos.

Jesus não tem pressa, Ele tem tempo para cuidar de mim e de você. E olhar d’Ele não se perde na multidão, Ele olha para você.

Quando você perceber a fragilidade de alguém, peça ao Senhor que lhe dê um coração manso e humilde. Diga ao Senhor que você quer ser um fazedor do bem, e você será a pessoa mais feliz deste mundo.

Transcrição e adaptação: Willieny Isaias


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

↑ topo