Quaresma, academia de vida cristã

Estamos lançando neste momento o livro do Retiro Popular 2010. A ideia deste trabalho nasceu quando eu vi uma experiência lá no interior de Pernambuco, quando fizeram uma penitência com o povo. E tomei isso para minha paróquia também.

Então, desde de 1992 nós temos uma proposta feita através da Canção Nova que é esse livro. A Quaresma é um retiro de formação que a Igreja nos oferece. Começamos na Quarta-feira de Cinzas e temos um ponto importantíssimo de chegada que é Páscoa. Neste dia, temos que renovar o nosso batismo.

:: Baixe o 1° capítulo do livro

Durante alguns períodos do ano a Igreja insiste que tenhamos atitudes próprias da vida cristã. A Igreja na sua sabedoria nos dá a possibilidade de nos prepararmos para essas datas e, a cada ano, colhemos algo a mais.

A celebração mais importante da Igreja é o dia da Páscoa, pois representa a morte, ressurreição e ascensão do nosso Senhor Jesus Cristo. Quando chegamos na Quaresma costumamos chamá-la de tempo forte. Você é chamado a praticar a caridade o ano inteiro e durante este período é convidado a vivê-la de maneira ainda mais intensa.

Dom Alberto Taveira
Foto: Arquivo Canção Nova

Penso que a Quaresma é um tipo de academia de vida cristã. Durante este tempo você entra em uma academia, e eu vou lhe pedir meia hora diária de exercício. Isso significa meia hora diária de oração.

O Papa Bento XVI fez um pedido insistente que todos nós aprendamos a fazer uma leitura orante da Palavra de Deus. Experimente meia hora diária de oração com a Bíblia. Cada ano o Retiro Popular tem um título, em 2010 escolhi: “Tenho sede”. Eu estava fazendo uma adoração ao Santíssimo Sacramento e, pedino luz para preparar este livro, me veio está frase.

:: Adquira o 'Retiro Popular 2010'

Quando você tiver o livro do Retiro Popular, logo no começo vai encontrar uma explicação melhor para a escolha deste título. Jesus na cruz disse que tinha sede e Lhe deram vinagre. Deus nos quer tão bem que Ele tem sede da sua fé.

Quando o Senhor disse que tinha sede não era na intenção de que colocassem algo em sua boca. Era sede da conversão daqueles que estavam em torno de sua cruz. E é isso que ele quer de nós, hoje, também. A Palavra de Deus é inesgotável. Quem tem sede, pode fazer este retiro; quem quer se converter. Você está convidado para este retiro, pois todos somos homens sedentos de Deus.

Transcrição e adaptação: Pollyana Fonseca

Veja também:

:: Adquira o 'Retiro Popular 2010'
:: Leia este conteúdo no Iphone
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

↑ topo