Quatro maneiras para viver a misericórdia

Padre Toninho
Foto: Daniel Mafra

“Ó Santíssima trindade, quantas vezes o meu peito respirar, o meu coração bater e o meu sangue pulsar em mim, tantas outras mil vezes desejo adorar a vossa misericórdia.” Esta é uma oração de Santa Faustina.

Como é bom estarmos aqui para celebrarmos a Festa da Misericórdia. Quinta-feira a tarde eu dizia que essa festa não é algo inventado por nós. Mas que saiu do coração de Jesus, veio do céu. Para que um dia possamos estar no céu com essa graça. Essa festa da misericórdia é para os pecadores!

Meus irmãos o que é uma devoção? Devoção significa dedicação. No culto da divina misericórdia, a palavra assume esse sentido. Se a devoção da misericórdia fosse apenas uma prática devocional, seria igual a passagem da árvore seca que não dá frutos. E isso é que vou falar para vocês, é preciso de práticas concretas:

 A imagem sagrada com a descrição: “Jesus, eu confio em Vós!” Enquanto Santa Faustina rezava apareceu a imagem da divina misericórdia. A Santa fixou o seu olhar no Senhor, então Jesus disse a Santa Faustina: "Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: “Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória. (…) Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia. Desejo que os sacerdotes anunciem essa Minha grande misericórdia para com as almas pecadoras" (Diário, 47-49).

O que Jesus promete Ele sempre cumpre, não igual a gente que promete mas não cumpre. Se você tomar posse disso, você vai caminhar na vida iluminado por Cristo. Precisamos venerar a imagem, com a inscrição: “Jesus, eu confio em vós”! É promessa de Deus. Coloquemos isso em prática. Vai dizer no diário: “Oferece aos homens um vaso o qual devem buscar as graças, e esse 'vaso', é a misericórdia. Talvez você vai perguntar o que significa o raio das misericórdia? Os dois raios representam o sangue e a água. O raio mais claro significa os raio que purifica, e o vermelho representa o sangue que jorrou do coração de Jesus. Feliz aquele que viver na sombra dos meus raios. É debaixo dos raios que você tem que encontrar segurança. Por isso reze: “Meus Jesus me defenda, e não me deixe desfalecer nessa vida”

Quando o filho vai se defender do pai, ele corre para o lado da mãe. Assim são os raios da misericórdia, eles nos defendem da ira do Pai. Quem confia na misericórdia de Deus não fica decepcionado.

A imagem de Jesus misericordioso deve empenhar um segundo papel! Ela é um instrumento pelo qual se distribui as graças, não é a imagem que dá as graças, mas através da imagem. A imagem é para expressar a vontade de Jesus. Esse papel muitas vezes esquecido, essa veneração sem misericórdia sem práticas de misericórdia, não é a devoção que Jesus quer. Se somos devotos da misericórdia devemos praticar essas três virtudes: ação, palavra e oração. Os devotos da misericórdia, não deve deixar de passar nenhum dia sem ter atos de misericórdia.

Unir-me a Festa da Divina Misericórdia. O diário de Santa Faustina contém pelo menos quinze ocasiões para que se contemplem essa Festa.

A manhã nesse horário temos mais um santo para a Igreja que em sua Carta Encíclica Dives in Misericórdia: “A igreja tem o direito e o dever de proclamar a misericórdia de Deus de geração em geração.”

"A grandeza das promessas de Deus nos surpreende", afirma Pe. Toninho
Foto: Daniel Mafra

É uma alegria vir aqui falar para vocês da misericórdia de Deus! A misericórdia, que mexe conosco!O Senhor espera de nós uma resposta! Se em algum lugar ainda não acontece a festa da misericórdia, não é porque o Padre não quer, mas é porque ainda não experimentaram a misericórdia de Deus.

Olha o que diz Jesus a santa no no parágrafo 998 “O meu coração se alegra com esta festa”. Esses dias se hoje do céu tirassem uma foto aqui, ele diria: “Esse é o povo que eu pedi para mim!”Essa festa é para você, leve os frutos dessa festa.

Precisamos ser odores de Cristo. Mostrar para as pessoas, exalar a misericórdia, através do pensar e do falar.

A novena da misericórdia, pode ser feita em qualquer dia do ano. Mas a exigência de Jesus é para começar e terminar no dia da festa da misericórdia. Hoje termina a novena, que seja realizada da sexta-feira santa da vigília da festa da misericórdia. Rezar a novena é para a conversão do mundo inteiro.

Devemos também nos unir a misericórdia às 3 horas quando se une a paixão de Cristo. Hora em que foi colocada a lança no seu peito. “Lembre-se aquilo que eu vivi pela sua causa. Viver a misericórdia é interceder uns pelos outros.” Afira Jesus a santa.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio

↑ topo