Que a Terra bendigue o Senhor!

Professor Felipe Aquino
Foto: Maria Andreia/Cancaonova.com

É com alegria que venho pregar neste Kairos Ambiental, pois o meio ambiente é um assunto de suma importância.

"Preservar a natureza é um ato cristão", diz Bento XVI.

A chave teológica da sadia ecologia é a criação de Deus. Ele fez todas as coisas e criou essa natureza tão bela, criou o oxigênio que respiramos, por isso não podemos poluir esse ar.

Você viu que, na tragédia em Santa Maria (RS), no incêndio na boate, as pessoas morreram mais por falta de oxigênio do que por queimaduras?

O errado não é fabricar a sacola de plástico, mas fazer mau uso dela. Não é proibindo o uso da sacola que vamos resolver o problema. Precisamos nos educar para que ela seja usada adequadamente.

Não poluir o solo nem a água são pequenas medidas que fazem a diferença. Se bebermos uma água impura, ela nos contaminará, porque 70% do nosso corpo é agua. Nós somos capazes de ficar um mês sem comida, mas somente uma semana sem água. Sem água desidratamos e morremos. Temos de cuidar de tudo o que Deus fez para nós.

A equipe do Preservação Ambiental, na Canção Nova, foi muito feliz na escolha do tema: "Que a terra bendiga o Senhor!" Temos de nos encantar com a natureza! Às vezes, acostumamo-nos tanto com esses milagres rotineiros de Deus que nos encantamos mais. Qual é o cientista capaz de criar uma flor tão bela como as que existem na natureza?

 A Igreja se preocupa com a preservação do meio ambiente, principalmente porque reconhece a criação de Deus e de todas as coisas. No início do Catecismo da Igreja Católica já é abordado o tema da criação.

"Tudo o que criaste proclama o vosso amor!"
Foto: Maria Andreia/Cancaonova.com

Meus irmãos, não dá para explicar a natureza sem Deus. Eu poderia ficar aqui o dia inteiro falando para você das belezas do reino vegetal, mineral, animal, do cosmos, mas não teria como explicar tudo isso sem falar em Deus. Quantas estrelas existem no universo? Ninguém consegue mais contar! Os cosmólogos descobriram que existem bilhões e trilhões de estrelas. Sabe qual o tamanho da estrela? Do tamanho do sol! Imagina o tamanho das galáxias! Gente quem consegue imaginar o tamanho de Deus? Ele não cabe em nossa inteligência. O Senhor não é para ser entendido, mas para ser vivido e adorado.”

Hoje, há quem chame a Terra de deusa “Gaya”, colocando-a como mais importante do que o homem, mas saibam que, um dia, a terra vai acabar. A única coisa eterna é Deus. Tudo que teve um começo vai ter um fim. A Terra foi criada pelo Senhor e ela terá um fim. Jesus diz que, quando acontecer a renovação do mundo, em Sua vinda gloriosa, haverá um renovação, mas não sabemos como será isso. A Terra é uma criatura de Deus, ela foi criada por Ele. É criatura.

Cuidado com os exageros! Temos de cuidar dessa criatura que é o ar, água, a terra, mas não os tratar como deuses. Os bárbaros adoravam essas coisas num tempo antes de Cristo. Há uma ecologia saudável, mas temos de ter cuidado com os exageros. Por exemplo: se, hoje, você quebrar um ovo de tartaruga, pode ser preso em crime inafiançável. No entanto, se for na esquina e abortar seu filho, nada acontece, apesar de ser crime no Brasil.

"Temos de cultivar o belo. Deus gosta do belo", afirma pregador.
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com


Será que não estamos invertendo valores e colocando animais acima do ser humano ? "Deus confiou os animais ao homem. É portanto legítimo servir dos animais para alimentação e confecção de roupas. Podem ser domesticados e os procedimentos médicos com animais são moralmente permitidos. Aquilo que for necessário para salvação da vida humana é lícito." CIC

Será que um cachorro é mais importante que um ser humano? O animal tem uma alma mortal. O ser humano tem uma alma imortal. O que a fé cristã traz para nós é que o animal é criatura de Deus, criado para servir o homem, não para adorá-lo! Quando é que o burro dá glória a Deus? Quando faz aquilo para o qual Deus o criou, carregar e servir o homem.

Papa Bento XVI disse: “Ecologia mais importante é a ecologia humana”. Eu não posso destruir o homem, porque ele é imagem e semelhança de Deus.

Por que o Senhor criou esse mundo? Para manifestar a Sua glória! E a maior manifestação da glória de Deus somos nós. A última criatura que Deus fez foi a mulher, Sua mais bela criação. Deus é belo!

Temos de cultivar as flores, a natureza, a criação. Deus fez todas as coisas com amor.

Quem é capaz de construir ou criar uma galáxia? Quem é capaz de fazer tudo em abundância para o homem? Há quem diga que Deus é esbanjador, mas Ele criou tudo em abundância para que você acreditasse e contemplasse a grandeza de Sua criação e imaginasse: "Se a criação é tão magnífica, imagine quem a criou?". Amemos Deus e Sua criação.

O céu e a terra proclamam a Sua glória!

Trancrição e Adaptação: Cristiane Viana (@vianacn)

↑ topo