Quem achou um amigo descobriu o tesouro

Alberto Carneiro
Foto: Natalino Ueda/CN

A amizade é um dos maiores tesouros. Deus colocou em minha vida a oportunidade de viver uma grande aventura. Não existe aventura maior do que estar mergulhado em Deus.

"Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, – pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia" (Lucas 5, 1-6).

Nesta passagem, presenciamos o encontro de Pedro com Jesus, a novidade do amor de Deus. O apóstolo estava mal, pois havia experimentado o fracasso naquela noite. O pescador estava na areia, mas a função do barco é estar em alto-mar. Além de não ter pescado, sua rede estava rasgada. Nessa condição, Cristo fala com o povo anunciando a Boa Nova.

"Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar". O Ressuscitado tem o dom de prestar atenção às coisas do nosso coração. Algumas pessoas o escutam, outras prestam atenção ao que você diz, os amigos prestam atenção ao que você não diz.

"É preciso descobrir a capacidade que Deus nos proporciona."
Foto: Natalino Ueda/CN

A obediência do apóstolo Pedro foi o grande milagre. Primeiro: A proposta de Jesus; segundo: A obediência de Pedro, que foi contra as experiências negativas e acolheu as palavras do Senhor.

A aventura chegou como um mapa do tesouro, é preciso descobrir a capacidade que Deus nos proporciona. O segredo dele [Pedro] e de todos os santos é estar na presença de Deus por toda a eternidade.

O apóstolo Pedro era falador, ansioso, bravo, traiu Jesus e apresentava dificuldades em perdoar. Comparei a minha vida com todos os "Pedros". Qual é o segredo de obter essa grande graça como a desse grande apóstolo? É a amizade que faz com que não nos percamos pelo caminho. Deus colocou em nosso coração o grande segredo da vida de Pedro. Muitas vezes, pedimos ao Altíssimo o dom da amnésia, mas nós não podemos esquecer.

Na vacina, além da agulha e de alguns componentes, temos o vírus, o causador da doença. Sem deixar de ser [vírus] o que era antes, gerando dor e sofrimento, se transforma em saúde. Não é preciso pedir ao Senhor que nos esqueçamos das coisas, mas transformá-las através da amizade. Então o que antes lhe fazia mal começa a ser sinal de proteção e salvação.

Jesus não quis instaurar um reino de poder, mas de humildade. Contudo a palavra “amizade” perdeu a força em nossa sociedade.

Deus tem o poder de tocar a essência do ser humano em qualquer realidade, tem o poder de visitar a nossa alma e nos resgatar. Muitas vezes, nem o pai e a mãe conseguem tocar na alma do seu filho. Nossos amigos são capazes de ser auxílio para o nosso coração. Os amigos têm o poder de revelar, a partir do negativo da nossa história, uma foto cheia de cor. Aquele negativo que se revela em possibilidades.

"Deus nos convida para viver uma amizade profunda com Ele."
Foto: Carlos Eduardo/CN

A foto da capa do livro: “Pedrão – Quem achou um amigo descobriu um tesouro” é um par de muletas. Este livro foi escrito para revelar ao povo o grande preconceito; é um romance, nos traz a mensagem da possibilidade. É bonito perceber o que Jesus tem feito através da amizade.

"Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele. Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus" (Lucas 5, 18-19).

Não mediram esforços para que o seu amigo [o paralítico] estivesse na presença de Cristo, Nosso Senhor. Precisamos de amigos e ser amigos assim e passar a experiência de colocar em prática o batismo. Quem tem um amigo, nunca está sozinho. Solidão não é a experiência de quem vive a amizade.

Santo Elredo diz: "O amigo é o custódio do amor, o guardião da alma, da história". "Amor sem amizade é possível, mas nunca amizade sem amor."

Como é bom viver na presença dos amigos! Um dia, quando eu estava angustiado, um amigo foi dormir em minha casa e comecei a falar sobre os meus sentimentos, assim perguntei: “Qual a sua opinião?” Ele estava dormindo, e mesmo dormindo, estava presente em minha vida. Não é o que diz, o que faz ou o que ele compra, mas a presença que conta.

Existem amizades que nos fazem sair da graça de Deus, que subtraem. Fuja das pessoas que o multiplicam por 0 ou 1, e não seja um amigo assim. Há amigos que fazem com que o sol se transforme em uma mancha amarela, assim como há outros que transformam qualquer mancha em um grande sol.

Durante 5 anos, Maria Paula sofreu com uma doença, assim fomos privados do convívio. Ela dizia: "Meu Deus, eu entrego o meu tudo." Ela viveu com intensidade e presenciou muitas graças, como a conversão de médicos e enfermeiras. Ela deu a eles a oportunidade da graça da amizade profunda.

"Eis eu e você aqui, espero que o terceiro entre nós seja em Cristo, na dimensão do meu coração ao seu e ao de Cristo" (Santo Elredo).

Precisamos ser amigos de Deus. Ele nos convida para viver uma amizade profunda com Ele.

"Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo" (Eclesiástico 6,16).

O amor não é sentimento, é a decisão de viver em Deus. A nossa amizade com Ele tem o poder de resgatar para a plenitude.

Transcrição e adaptação: Thaís Capucho


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


Adquira os livros da Irmã Maria Eunice
:
:: Cura das feridas interiores
:: Sob a proteção do Altíssimo

Veja também:
:: Canção Nova lança Biblía on-line para dispositivos móveis

Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:
:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo