Quem ama se faz presente

Padre Joãozinho
Foto: Wesley Almeida

O segredo daquilo que Jesus pediu em Mateus 11,28. "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas". Vou dizer uma frase que eu gostaria que você decorasse, não apenas na mente mas também no coração. 'Quem ama se faz presente'. Jesus é especialista em se fazer presente na vida de cada um, deixando a sua marca.

Você é filho do amor e quem ama se faz presente. Para isso Jesus derrama a sua graça nos corações que estão abertos. Um presente é uma pálida recordação. Deus é muito mais do que um presente, Ele se faz presente.

Ele promete, dar-nos a graça para cumprirmos os nossos deveres. Muitas vezes o seu ministério, a sua missão passa pelo sofrimento, mas o Senhor vai ajudá-lo a cumprir o seu dever, naquilo que Ele mesmo lhe confiou, seja no ministério de música, no seu trabalho ou na sua família. Os teus sofrimentos unidos aos sofrimento de Jesus na cruz, vão ajudá-lo, esta é uma verdadeira escola do céu, porque todos os dias estaremos fazendo como São Paulo, nos unindo aos sofrimentos de Cristo.

Os sofrimentos e lágrimas nos fazem mais íntimos de Jesus.

Quando o povo não sabia mais para onde ir, Deus enviou os profetas com palavras de ciência, sabedoria, profecias. O profeta fala e a igreja vai discernindo. Nunca despreze um profeta, mas também não leve ao pé da letra, pois o discernimento é fundamental. Para isso é que existe o diretor espiritual, para que você, busque o direcionamento do Espírito Santo. Nós somos como o barco a vela, que o vento nos leva de um lado para o outro, e por isso Deus coloca na nossa vida pessoas para nos direcionar.

Deus chamou Moisés, e o deu os dez mandamentos, e todas as vezes que o povo olhava para aquela taboa onde estava escrito os mandamentos, eles sentiam a presença de Deus, por isso eles a colocaram dentro da Arca da Aliança. Deus dizia a eles: 'Eu estarei convosco'. Por isso precisamos pedir todos os dias o cumprimento desta promessa nas nossa vidas.

'Quem ama se faz presente'
Foto: Wesley Almeida

Em Ezequiel 36, o Senhor nos faz uma promessa profética, nos prometendo arrancar o nosso coração de pedra e nos dar um coração de carne. Então nós já pedimos: 'Cumpre em nós esta promessa, derrama a sua unção, dá-nos um coração de carne, vem dar-nos uma nova unção, restaura o teu povo Senhor e serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo.

Jesus nos promete: 'Eu vos darei a graça'. E nós pedimos: 'Daí me a graça Coração de Jesus, eu confio nas promessas do Senhor, dai-me a graça Coração de Jesus'. O Sagrado coração de Jesus é um refúgio seguro na hora da morte, o Senhor nos dá a sua benção, e ainda que pecadores o Senhor diz que em seu coração nós pecadores acharemos a ponte da misericórdia. Deus tem entranhas, Ele gera cada um de nós na sua misericórdia.

Ele quer fazer de nós, homens e mulheres cheios da Graça e fervor ainda que estejamos tíbios. E o que é tíbio? É uma frieza espiritual, é aquele que perdeu o gosto pelas coisas, pela oração, já não sente mais gosto em participar da Santa Missa, falta-lhe unção. Muitas vezes viramos garçons, servimos e não experimentamos, isto é viver a tibieza.

Jesus promete a Santa Margarida Maria, que também aquelas almas tíbias se tornarão fervorosas. Esta é uma das promessas do Sagrado Coração de Jesus, e quem não deseja ser fervoroso? Por isso pedimos: Dai-nos o fervor na oração ó coração de Jesus. Eu confio nas promessas do Senhor. E as almas que já são fervorosas se elevarão rapidamente a um estágio de perfeição.

''As vezes viramos garçons, servimos e não experimentamos da graça de Deus'.
Foto: Wesley Almeida

A Bíblia diz: "Sede perfeitos, como vosso Pai do céu é perfeito". Então ser santo é ser perfeito, mas a perfeição está em ser misericordioso. E para termos um coração misericordioso, precisamos ter o coração de Jesus, e assim poderemos dizer como São Paulo: “Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim”.

O Santo Padre , o Papa Bento XVI disse que o padre deve ser transparente quando celebra, para que todos possam ver Jesus através de nós e não escondamos Jesus. Se dizemos que estamos crucificados com Cristo, e as pessoas não veem Jesus em nós sacerdotes, então é porque não estamos sendo transparentes.

O Senhor promete também, abençoar a todos que tiverem em casa a imagem do Sagrado Coração Jesus. Muitos dizem que idolatramos imagem, mas se carregamos no bolso nossa foto, que somos pecadores, porque é que não podemos levar a recordação da imagem do Sagrado coração de Jesus?

Jesus prometeu também dar aos sacerdotes o dom de tocar até os corações mais empedernidos. O Senhor está vivo, Ele está no meio de nós, não interessa os nossos crimes e defeitos, Deus é capaz de nos perdoar. E com olhos de misericórdia Jesus nos diz,  "Ninguém te condenou, nem eu te condeno, vai e não peque mais".

Das doze promessas, o Senhor prometeu que os devotos do seu Sagrado Coração terão seus nomes escritos em suas mãos, e a grande e maior promessa é que Ele estará conosco até o fim.

Transcrição e adaptação: Célia Grego


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo