Querer descobrir e saber escolher

Dunga
Foto: Wesley Almeida

Este “Acampamento PHN 12 anos” é um marco. Doze anos é uma idade especial. Jesus, ao completar esta idade, também fez esta marcante experiência. Sempre quando eu vou à Terra Santa, presencio uma cena que mexe muito comigo: o menino judeu, ao completar 12 anos, é carregado nos ombros de seu pai rumo à sinagoga. Aquele menino vai ler publicamente a Torá pela primeira vez em sua vida. É um momento marcante para ele e para os seus familiares. Aos 12 anos, começa uma etapa de crescimento para aquele menino.

Aprendemos com o PHN que o dia de ontem não existe mais, por melhor ou pior que ele tenha sido. E aprendemos também a não ficar com medo do amanhã. Afinal, o amanhã ainda não existe. Não podemos temer um dia que ainda não existe! O PHN educa-nos enquanto jovens, adultos, idosos e crianças a sintetizar a nossa vida no hoje. A viver “pra valer” o único dia que nós temos, ou seja: hoje.

Acredito que você sairá deste encontro com a certeza de quem caminha num crescimento rumo à maturidade espiritual. No entanto, para crescermos bem, é necessário querer descobrir e saber escolher. Estes dois aspectos são fatores essenciais para um verdadeiro crescimento.

Existem pessoas que têm medo da descoberta. E outras trazem uma enorme aversão à escolha. Vivem na acomodação. Não querem mais descobrir e nem fazer as escolhas. Elas deixam que outras pessoas escolham por elas. Para crescermos em sabedoria, em estatura e em graça, a exemplo de Jesus, é preciso querer descobrir as graças que Deus tem reservado para nossas vidas.

Nesses meus anos de vida, nesses 12 anos de PHN, tenho pedido a Deus a graça de jamais me acomodar diante das descobertas que preciso fazer diante de tudo aquilo que o Senhor tem reservado para mim. A cada dia eu posso optar. Eu posso fazer escolhas. Eu me decido a amar. Não são os outros que decidem por mim. Eu me decido! O jovem que é jovem de verdade não desiste de seus pais. O amigo de verdade não desiste de seu amigo. Ele faz as escolhas. Ele se decide pelo bem. A Palavra de Deus nos ajuda nesta manhã a compreender esta realidade:

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola”. (Mt 13,44-46)

Não sei se este campo pertencia a alguém. Talvez este campo pertencesse ao governo. Mas isso não é o mais importante. O que importa é que este campo representa a nossa vida. Eu e você caminhamos pelo campo da vida e encontramos um tesouro. Lembra daquela brincadeira na nossa infância, em que você procurava algo escondido em sua casa e seus pais diziam: “Está ficando quente… Agora está mais frio…” e você, ao encontrar o “tesouro” escondido em sua casa, ficava todo feliz? Isso já era Deus nos treinando para as alegrias da descoberta que vamos fazendo em nossa vida.

Aquele homem da passagem do Evangelho vendeu tudo o que possuía para ficar com aquele tesouro. Saiba que Deus não vai pedir que você venda todos os seus bens para ficar com o tesouro. Mas o que Ele pedirá é que você invista tudo o que possui para ficar com este tesouro! Você não veio aqui para “ver o Dunga”… Pare com isso! Você veio para encontrar o maior tesouro da sua vida: Jesus Cristo.

Todos os que te amam, seus familiares e amigos, fizeram de tudo para você vir para cá. Prepararam a sua mochila, te levaram até o ônibus, você veio no meio da "batucada" com os jovens, ficou assustado quando viu este monte de barracas montadas, enfim, você está no campo! Esse é o campo onde hoje você encontra este tesouro que é Jesus Cristo. Ele agora passa a ser o seu maior amigo. E, por causa d'Ele, você troca tudo o que vivia antes: drogas, rachas, adultério, a frieza com seus pais etc.

"Agora é a hora da grande troca"
Foto: Wesley Almeida

Agora é a hora da decisão. Agora é a hora da grande troca. Você está no momento oportuno para fazer este “câmbio”. E sabe quanto custa este campo? Nada. Você que vendeu a sua mente, o seu corpo, a sua índole e o próprio caráter, vendeu a própria personalidade para fazer parte de um determinado grupo, saiba que Jesus não cobra nada por esta troca. É grátis! É pura graça de Deus!

O homem desta passagem bíblica procurava por este tesouro. E você também, no campo da sua vida, procurou o tesouro da sua vida em seitas, em vícios, em lugares errados. Talvez em seu próprio intelecto. E você se deu mal! Até que veio parar aqui na Canção Nova. Agora, meu irmão, “faça as contas”. Faça as contas daquilo que você foi acumulando durante toda a sua vida. Vá somando a quantidade de cocaína, de maconha consumida, mais a quantidade de “camisinhas”, mais todos aqueles outros vícios. Pegue tudo isso. Some agora. Já somou? Então agora coloque o resultado final ao lado do nome “Jesus”.

Tá entendendo? Você vai se desfazendo de tudo isso para ficar com a pérola mais valiosa que é Jesus Cristo. Hoje estou te convidando a ser o homem mais rico e o mais pobre do mundo ao mesmo tempo. Vender tudo, não ter mais nenhum bem, ser pobre e, ao mesmo tempo, adquirir o tesouro mais valioso que é Jesus Cristo. Assim você será o mais rico e o mais pobre ao mesmo tempo.

Coloque hoje na sua mão esta pérola encontrada aqui. Você é a pessoa mais rica da face da Terra! Bem vindo ao mundo dos milionários. Porque você é a pessoa mais rica ao ter encontrado Jesus. Mas também preciso te dizer: bem vindo à “sarjeta”! Bem vindo à pobreza. Você já não possui bem algum. Abriu mão de tudo por causa do tesouro que você encontrou. É algo incrível, maravilhoso, ser o mais rico e o mais pobre ao mesmo tempo. Mas, para isso, é preciso saber escolher. Não deixe que os outros escolham por você. Saiba fazer as escolhas certas. As boas escolhas.

Talvez você tenha vindo à Canção Nova para encontrar o amor da sua vida. Alguém que respeite cada milímetro do seu corpo. É a alegria da descoberta. E isso é bem melhor do que “ficar” aqui e ali, só adquirindo mais machucados na alma, tentando “topar” com a pessoa amada. O caminho para encontrar o verdadeiro amor não é esse. Sou casado com a Neia há 23 anos. E sou o homem mais feliz do mundo. Mas isto é fruto de uma descoberta. Queira que a sua vida seja assim: uma contínua descoberta em Deus. A sua vida não é fruto do acaso!

Jovens lotam PHN 12 anos
Foto: Wesley Almeida

Se vivemos no pecado não conseguimos fazer essas importantes descobertas. Certa vez, o Ricardo Sá me deu um livro onde estava escrito: “A maior alegria de Deus é ver acontecer os sonhos d'Ele na vida de Seus filhos”. Descobrir isso mudou a minha vida. Deus sonhou isso tudo para mim! A minha vida é um sonho de Deus!

Portanto: descubra e escolha. Escolha e descubra. E quem faz isso não caminhará numa vida errada. A decisão é sua! E todos aqueles que torcem por você, seus pais, seus amigos, irão vibrar de alegria ao ver que você tomou a melhor decisão da sua vida. Coragem meu irmão! Abrace a restauração. Hoje começa um novo tempo para você. Aos 12 anos do PHN, você encontrou o maior tesouro da sua vida: Jesus Cristo. Ele te acolhe. E a partir de agora começa um tempo de novas descobertas em sua vida.

 

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

Veja também:
:: Canção Nova lança Biblía on-line para dispositivos móveis

Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:
:: meadiciona.com/cancaonova  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo