Quero a verdadeira liberdade

Márcio Todeschini
Foto:Elcka Tôrres

O tema deste kairós é "Ano novo é viver em Deus". Esta é a disposição do nosso coração, por isso dizemos ano novo, vida nova.

Talvez você tenha vivido tantos problemas em 2008, que esta passagem de 2008 para 2009 seja difícil, mas é preciso romper com o que a passou, e quem pode fazer isso é você. As pessoas podem até nos motivar, mas essa decisão de fazer deste ano um ano de vida nova, ela tem que ser de cada um de nós. Somos donos de nossas ações.

Vamos traçar algumas metas para este ano.

“Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual” (Romanos 12, 1).

Esta palavra é uma exortação, Deus está chamando nossa atenção não negativamente, mas para acordarmos. Com base neste versículo podemos traçar a meta de participar das Missas todos os domingos, muito mais que um mandamento, Deus te espera.

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Romanos 12,2).

Deus está dizendo: "Não se conforme com o mundo, mas transforme sua mentalidade". Essa exortação quer provocar uma revolução na nossa maneira de pensar, pois a mentalidade de hoje não tem nada haver com a mentalidade de Cristo, é preciso acontecer uma renovação na sua maneira de pensar e julgar. Assim, ajudados pelo Senhor, poderemos distinguir, isso é até bom, mas não é a vontade de Deus. Precisamos romper com as superstições, dar passos concretos, mudar a mentalidade. Mudar nossa mentalidade não vai ser por nossos esforços, mas vontade de Deus.

"Quanto mais praticarmos o bem, mais seremos livres"
Foto: Elcka Tôrres

“Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor” (Romanos 12,11).

Nós queremos transformar o mundo, mas quem precisa ser mudado primeiro somos nós. E como praticamente isso vai acontecer? É o que diz a Palavra: Fervorosos de Espírito.

Para sermos fervorosos precisamos ser renovados todos os dias, assim seremos alegres na esperança. “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Romanos 12,12).

Por que Paulo diz fortes na tribulação? Quais são as tribulações? Muitas vezes uma revolta, a perda de alguém… E como encontrar força na tribulação? Só em Deus. É preciso perseverar na oração.

“Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Romanos 12,13). Visitar um presídio, rezar pelos indigentes que estão pelas ruas, e quando puder ajudar, ajude. A indiferença não é de Deus, é do mundo.

“Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis” (Romanos 12,14).

Aquela pessoa que falou mal de você, o que você pensou dela? Não precisamos pagar o mal com o mal, podemos pagar o mal com o bem. Quanto mais praticarmos o bem, mais seremos livres, diz o Catecismo da Igreja Católica. Precisamos ser livres de verdade, pois todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura para fazer a vontade de Deus e ser feliz.

Eu quero Senhor ser verdadeiramente livre e fazer a tua vontade neste ano que se inicia.

Transcrição: Willieny Isaias


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12)3186-2600

↑ topo