Reavivai a chama do Espírito

O lema, ou seja, a palavra de direção, para a família Canção Nova em 2007 é "Reinflama o carisma que há em você".

Reinflamar e reavivar são sinônimos, e no dicionário, reinflamar significa converter em chamas, em fogo. E reavivar significa avivar muito, dar muito mais vida.

Em 2Tm 1,3-12, São Paulo conservava a lembrança das lágrimas de Timóteo com muita alegria., pois ele estava chorando por algo muito bom. Este apóstolo conheceu Timóteo quando ele sentiu o amor de Deus e teve a sua experiência pessoal com Ele. Depois, ele recebeu o batismo, a efusão no Espírito Santo e sentiu os carismas borbulharem dentro dele.

Ainda na segunda carta, São Paulo fala a Timóteo: "Eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebestes pela imposição das minhas mãos". Timóteo era muito jovem, e atravessou muitos desafios, mas com o passar do tempo, com tantos sofrimentos, tribulações e discriminações, ele foi esfriando pouco a pouco na graça do Espírito Santo. A história deste jovem tem muito a ver com você e comigo porque nós estamos numa geração pós-Concílio Vaticano II , em que a Igreja se abre para os dons do Espírito Santo. Essa geração carismática, que tem as graças "caídas" sobre ela, experimentou o batismo no Espírito Santo há algum tempo e viu Deus realizar muitas coisas maravilhosas.

Você, que está começando nesta caminhada, que se tornou família Canção Nova há pouco tempo, você também receberá o batismo no Espírito Santo.

Lembro-me de meu grupo de oração, onde muitos jovens se engajavam e alguns após receberem orações se diziam homossexuais e pediam ajuda. Deus os curou e eles foram restaurados por Jesus. Mas aconteceu com muitos de nós o mesmo que aconteceu com Timóteo. Os anos se passaram, trabalhávamos muito e caímos no ativismo. Na hora da santa Missa, da adoração ao Santíssimo Sacramento, nós continuávamos trabalhando. No entanto, com o passar do tempo, caímos no esgotamento e na decepção; fomos esfriando, arrefecendo, perdendo o fervor e o brilho do Espírito Santo, que antes havia em nós.

Muitas vezes, deparamo-nos com a preguiça e a acomodação para buscar Deus. A rotina das Celebrações Eucarísticas e o desânimo vão penetrando em nossos corações e começamos a relativizar a Bíblia, questionando-nos sobre diversos pontos de vista.

Se não temos mais o impulso da paixão em nossos corações é porque precisamos reinflamar o carisma que há em nós. Há pelo menos dois anos, Deus tem "cutucado" o meu coração e me dito: "Ulisses, você precisa reavivar a chama do meu amor". Mas eu dizia a Ele: "Como, se eu já rezei e não vejo chegar esse reinflamar na minha vida?". E preparando esta pregação, Deus me ensinou: "A determinação é sua, você precisa tomar a sua decisão e a sua determinação". Isso significa dizer não ao pecado, conquistar novas virtudes, levar as pessoas para Deus.

A unção no Espírito Santo só vai acontecer na sua vida se você se decidir e se determinar a buscá-Lo. Deus lhe fala que você precisa decidir-se, pois Ele vai fazer a parte d'Ele para que esse “novo Pentecostes” aconteça na sua vida.

Como experimentar o reavivar do Espírito

O primeiro passo para experimentar o reavivar do Espírito em sua vida é o reconhecer que você precisa d’Ele. Enquanto você não deixar Deus convencê-lo, enquanto você não O reconhecer, esse processo não vai começar na sua vida. Depois, é preciso que você se arrependa das coisas erradas que tem feito e que têm atrapalhado a ação do Espírito Santo em sua vida.

O terceiro e quarto passo é o decidir-se e determinar-se nessa busca. Deus quer falar muito fortemente com você, jovem. Ele tem um plano para a sua vida. Ele quer usar você para atingir muitos outros jovens e escolheu você. Arrependa-se da preguiça, da acomodação, do relativismo; arrependa-se de participar da santa Missa de qualquer jeito e de não prestar atenção nela.

Você, que acompanha as homilias do padre Jonas, sabe que nós temos de nos preparar para a vinda do Senhor. É a hora da geração carismática, aquela que viu, com muita abundância, os milagres e prodígios do Senhor, a busca radical da santidade de um povo consagrado a Deus e que se aventura e tem a coragem de dizer que é de Deus e que quer ser cada vez mais d’Ele!

Coloque a mão sobre o seu coração e reze do seu jeito. Peça o Espírito Santo, porque é Ele quem suscita em você o gosto pela oração, é Ele o Senhor da Igreja, Aquele que ama você e o acolhe hoje. Diga a Jesus que você entrega a direção da sua vida para Ele, pois você deseja ser cheio do Espírito Santo. Deus não nos deu um espírito de timidez nem de medo, mas de amor e sabedoria. Peça para Ele que seja despertado em você o desejo da santidade, de ser inteiramente d’Ele.

Oração com Ulisses

↑ topo