Receita para sair da depressão

Nossa Senhora é um grande auxílio para vencermos a depressão, pois Ela é a Mãe das Dores. A Igreja tem uma devoção muito bonita que é a meditação das sete dores de Maria.

Ouça: Maria com suas 7 dores, permaneceu de pé

A primeira foi quando Simeão disse que uma espada de dor iria atravessar o peito de Maria.
A segunda foi quando ela teve que fugir para o Egito para que Jesus não fosse morto quando criança.
Terceira dor quando ela perdeu Jesus, imagina a amargura do peito Maria, perder um Filho de Deus.
Quarta dor quando Ela encontra Jesus no caminho do Calvário cheio de sangue, imagine a dor dessa mãe.
Quinta dor ver o seu filho pregado na cruz, mas ela estava de pé aos pés da cruz, a fé lhe sustentou.
Sexta dor quando recebe Jesus morto em seus braços.
Sétima dor quando ela sepulta seu Filho sem poder velá-lo.

Não esqueça que você é filho Maria. Pois Jesus com os lábios de sangue disse: \”Mulher eis aí teu filho. Eis a tua mãe\”. E João levou Maria para casa, e você já levou Maria para sua casa? Para que ela enxugue suas lágrima. Pede para ela curar sua depressão. Ela é onipotente pela graça, onipotência suplicante, o que ela pede o Filho faz aquilo que é bom para gente.

Temos que aceitar a vontade de Deus para nossa vida, e Maria nos ensina isso. A vontade de Deus é perfeita e muitas vezes a gente não entende. A aceitação é muito importante, precisamos aceitar a vontade de Deus.

“Filho, se te apresentas para servir ao Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara tua alma para a provação” (Eclo 02, 01).
A paciência é um martírio. Santa Teresa D’Avila dizia: “A paciência tudo vence”. Não há mau que dure para sempre, e com paciência você vence.

“Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o largues” (Eclo 02, 01).

Sofre as demoras de Deus. As demoras de Deus tem um objetivo. Peça até morrer e Deus vai te atender, nem que seja depois da sua morte.

Santa Mônica rezou 20 anos para a conversão de Santo Agostinho, pedindo apenas que ele fosse bom cristão, mas Deus queria que ele fosse muito mais. Quando Deus quer muito, ele faz a gente rezar muito mais, e hoje nós temos esse gigante na história da Igreja que é Santo Agostinho.

Eu rezei 35 anos para que minha esposa parar de fumar. Nunca joguei na cara dela que o cigarro me incomodava, mas eu oferecia para que ela se convertesse e largasse o cigarro. Eu a convidei para ir à festa de Santo Antonio e falei, quando você chegar você vai jogar a cartela de cigarro fora, e ela chegou e jogou mesmo. Tem 5 anos que ela não fuma. Não podemos cobrar de Deus a hora, temos que rezar.

Paciência na oração. Ninguém pode colocar Deus na parede, pois Ele é a majestade infinita, entregue-se com confiança nas mãos dEle.

Você não pode hoje viver pensando no amanhã e nem no seu passado. Aquela mágoa e dor do passado, entregue a Deus e não pense mais nisso. A única coisa que você tem é o presente, o dia de hoje, o que você está vivendo agora. Viva o teu presente agora, e o futuro ponha nas mãos de Deus. Deus cuida de nós, acredite nisso. Você prepara seu futuro, trabalhando hoje. Tudo que você plantar você irá colher. O nosso futuro a gente prepara trabalhando e não esquentando a cabeça.

Muitas pessoas entram em depressão pela falta de sentido para a vida. Sabe quando um homem começa a morrer? Quando ele perde o gosto pela vida. A vida é um banquete de Deus, mas tem que ter sentido. Eu tenho que ter um ideal. O homem que não tem sonhos, não tem vida e não vai a lugar nenhum.

Você é filho de Deus, você já tem nato em você uma meta. Sou filho de Deus e para Deus vou voltar. Não perca este referencial. A matriz da nossa vida é de Deus. Não fomos feitos em laboratórios, fomos feitos do coração de Deus.

O primeiro sentido da vida do homem é Deus. Deus nos criou para amá-lo, louvá-lo, servi-lo e viver sempre para Ele.

“Faça o que Deus quer, e queira o que Deus faz” (Santo Afonso de Ligório), aceite a vontade de Deus para sua vida. Lute com tudo para você ficar bem, mas se não ficar aceite a vontade de Deus. Essa é a receita da santificação.

Ouça: O melhor remédio para sair da depressão é ajudar os outros

Todo batizado é um outro Cristo. Todo cristão deve pensar que enquanto ele estiver vivo ele tem a missão de salvar o mundo. Quem entendeu o cristianismo nunca vai ficar sem um sentido para a vida, pois tem a missão de servir a Deus. Jesus está cheio de serviço para você.

O melhor remédio para depressão é você sair de dentro de você para ajudar os outros. Acabe com essa auto-piedade. Isso aí é a raiz da depressão. Quanto mais dó você tiver de você, mais você vai sofrer.

A vida está cheia de sentido. A verdadeira felicidade é quando você faz o outro feliz. Isso é um sentido para a vida.

Se você está na depressão saia de dentro de você. Nada de ficar com auto-piedade para que os outros tenham dó de você, tem muita gente pior que você. Agradeça a Deus pelo que você já tem antes de fazer qualquer reclamação.

Transcrição: Willieny Isaías
Fotos: Anderson Nunes


Você pode adquirir esta pregação em CD ou VHS pelo telefone: (0xx12) 3186-2600


↑ topo