Reconhecer seu pecado é experimentar a alegria da reconciliação

Padre Fabrício de Andrade
Foto: Wesley Almeida
O que, muitas vezes, falta na nossa casa é a reconciliação. Quem tem o maior amor dá o maior passo na reconciliação, e ninguém tem maior amor do que Deus.

“Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor" (Isaías 54,10). Nada vai abalar a aliança entre Deus e o povo. Não é como muitos casamentos que, por qualquer coisa, o compromisso da aliança já fica abalado. Qual casamento não fica abalado? Mas não é no abandono do outro que vamos encontrar a solução dos problemas.

Na Palavra de hoje (Isaías 54,1-10), vemos que o esposo perfeito deu o primeiro passo para a reconciliação.

Meu filho, Deus virá e você precisa estar reconciliado. É por isso que João Batista fala do batismo de conversão, que precisa de condições para ser recebido, para se reconhecer pecador e saber que, nessa aliança com Deus, você foi infiel, um cristão adúltero.

Saber-se pecador é fácil, porque todos o somos. Mas falo da consciência de se saber pecador e não se acostumar com essa condição. Para alcançar essa graça precisamos buscar a graça de Deus.

"Recusar o batismo é tornar inútil o plano de Deus para a sua vida."
Foto: Wesley Almeida

Quando João Batista anuncia o batismo de conversão, acontece algo diferente: há uma divisão entre o povo, entre aqueles que vivem uma conversão verdadeira e aqueles que fingem ser convertidos. Houve uma divisão entre os que confessaram e receberam o batismo e aqueles que se negaram a recebê-lo. Até alguns publicanos se reconheceram pecadores! Não existe, então, alguém tão pecador que não possa fazer a experiência da conversão.

Os mestres da lei não aceitaram o batismo. No entanto, ao recusá-lo, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus. Da mesma forma, você pode ser livre para recusar o batismo, mas vai tornar inútil, para si mesmo, o plano do Senhor para a sua vida.

Você já pensou sobre isso? Em recusar o projeto de Deus para você?

Se você deixar o seu coração só no “pisca-pisca” do Natal, ele não vai estar preparado para o batismo. E sabe qual é a grande dificuldade das pessoas hoje? Reconhecerem-se pecadoras. Os tempos mudaram, muitos valores estão invertidos! Muitas vezes, nós padres gastamos mais tempo na confissão, porque precisamos ensinar aos cristãos o que é pecado.

Se não experimentarmos o reconhecimento dos pecados, não vamos experimentar a alegria da conversão. Precisamos olhar para dentro de nós e reconhecer os nossos pecados. Assim, teremos um Natal mais feliz! Se você reconhece a tristeza de ter pecado, vai experimentar a alegria de ter se reconciliado!


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo