Recordar as maravilhas do Senhor

Antonieta Sales

“Aleluia. Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome, apregoai entre as nações as suas obras. Cantai-lhe hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos do seu santo nome; rejubile o coração dos que procuram o Senhor. Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face. Recordai as maravilhas que operou, seus prodígios e julgamentos por seus lábios proferidos, ó descendência de Abraão, seu servidor, ó filhos de Jacó, seus escolhidos! É ele o Senhor, nosso Deus; suas sentenças comandam a terra inteira. Ele se lembra eternamente de sua aliança, da palavra que empenhou a mil gerações” (Salmo 104, 1-8)

Se se tem saudade do que é bom, o bom tem que ser lembrado com alegria. Quando nós fazemos memória, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é recordar. Quando lemos a Palavra de Deus, nós nos recordamos de uma Pessoa viva; de Jesus-Palavra. A Sagrada Escritura é viva e nós fazemos memória do que o Senhor fez, faz e fará na nossa vida. Vamos lembrar as maravilhas do Senhor para agradecer, prosseguir e testemunhar.

Nós fazemos memória para agradecer, porque precisamos nos lembrar de todas as vitórias que o Senhor realizou na nossa vida, pois quando nos lembramos delas ficamos gratos por elas. E quando agradecemos reconhecemos que Ele é o Senhor das nossas vidas. Na Canção Nova, nós fazemos memória de tudo o que Deus fez para experimentarmos no dia de hoje o que Ele tem para nós. Quando nós fazemos memória estamos glorificando a esse Deus, que não falha nunca. O Senhor não falha, Ele realiza tudo na hora certa, no momento certo. Nós precisamos ter memória para reconhecer e agradecer por essas vitórias.

Faça memória da sua vida para perceber que as maravilhas feitas pelo Senhor são muito maiores do que as coisas que você não considera vitória na sua vida. A Palavra nos leva a louvar ao Senhor em todas as circunstâncias. Louve, pois a força do Senhor o impulsiona! Quando estou fazendo memória das maravilhas do Senhor isso me impulsiona a continuar perseverando, prosseguindo. Isso ocorre porque, no Senhor, você encontra força para continuar caminhando.

A Quaresma é o momento mais propício para fazer essa memória. Aproveite! Faça esta revisão de vida para revigorar as suas forças e continuar andando. Não ande para trás! É preciso, neste tempo favorável, fazer esta memória para prosseguir com força.

Não fique parado em sua tristeza, olhe para frente sabendo que um Deus, que o ama, realizou maravilhas na sua vida. Essas maravilhas foram tantas que você não pode se negar a reconhecê-las.

Entre os momentos difíceis existem: de um lado, todos os prodígios designados pelo Senhor e do outro, as cruzes que devemos carregar. Até chegarmos ao céu será assim, maravilhas, prodígios, sofrimentos. Deus nos dá uma cruz recordando-nos de uma maravilha e, assim, vamos caminhando para o céu.

Também é preciso fazer memória das maravilhas do Senhor para testemunhá-las. Quando nós as testemunhamos mostramos a graça do Cristo, que transforma a nossa vida. Preciso testemunhar e ser testemunha. Muitas vezes, testemunhamos nos simples gestos do dia a dia. Um testemunho de amor. É preciso fazer memória da força do amor misericordioso de Deus Pai, que nos deu Seu Filho para ser morto em uma cruz para nos salvar. É preciso fazer memória para testemunhar. Quando testemunhamos o Espírito Santo vem e derrama essa graça do santo temor de Deus em nossa vida. Dessa forma, o nosso coração desejará servir ao Senhor. Você experimenta a graça de Deus e logo o seu coração é impulsionado a querer servir mais e mais.

A Aliança de Deus com os homens não se quebra, Ele é fiel e cumpre Suas promessas. O tempo é agora, precisamos encontrar esta graça. Eu preciso fazer memória para agradecer sempre; preciso fazer memória para prosseguir sempre; preciso fazer memória para testemunhar sempre e sem rancor das coisas que acontecem no mundo e que não são culpa do Senhor. Nós não podemos entrar nesta cultura de pânico, porque o Espírito Santo é a paz. O Espírito Santo precisa impregnar o nosso juízo desta verdade.

Em todas as memórias que você faz, você agradece e ganha forças para continuar progredindo para, assim, testemunhá-las. Neste dia, nós vamos recordar os benefícios que o Senhor fez em nossas vidas, com alegria. Lembrando-nos sempre das maravilhas do Senhor.

Transcrição e adaptação: Pollyana Fonseca

↑ topo