Reflexos da misericórdia

Eu dedico esta Festa da Misericórdia para o nosso amado padre Léo. No ano passado, no Acampamento de Carnaval, ele teve uma convulsão e ele foi internado. Começou a via-sacra na vida dele. Ele ficou durante todo o tempo, desde a terça-feira de carnaval até o domingo da misericórdia, sem conseguir celebrar a missa.

Quero dedicar também para o nosso querido João Paulo II. Porque esta devoção veio da terra do papa, da Polônia. Pelo "sim" de Santa Faustina, mas também pelo "sim" dele.

Quero refletir com você sobre esta que é conhecida como "a secretária de Jesus Misericordioso": Santa Faustina. Ela estudou só até a terceira série, mas deixou um testamento enorme. Deus sabe quem Ele chama, quem é capaz de desaparecer para que sua glória seja conhecida; quem é capaz de suportar muitos sofrimentos e humilhações para que muitas almas sejam salvas.

OUÇA: Eliana Sá relembra padre Léo e João Paulo II

Em meio a este ordinário da vida, de quem estava na portaria atendendo aos que chegavam ao convento, aos que iam pedir alimento, aos malfeitores, Jesus ia dizendo a esta serva o que Ele queria que ela fizesse, como Ele queria que ela intercedesse pela salvação das almas. Você deve esta festa ao "sim" de Santa Faustina. Essa devoção jamais teria se espalhado, se ela não tivesse aceitado os desafios. É ou não é maravilhoso contemplarmos a quem Deus chama? Deus chama aqueles que Ele quer.

O que Jesus pede para você? O que, nesta Festa da Divina Misericórdia, o Senhor lhe convida a viver.

É importante pensarmos sobre aquilo que faz sucesso na mídia. Os dias são maus. Aquilo que é desgraça, de repente está diante dos nossos olhos como se fosse normal esse "lixo" que o inimigo de Deus vai colocando na nossa mesa.

Eu sei que você tem muitas graças a agradecer a Jesus Misericordioso, mas eu também preciso dizer que esta é a devoção dos que não têm medo dos sofrimentos por ser sinal de contradição diante deste mundo incrédulo.

Você é um sinal de contradição onde você vive. Eu não sei se alguém já disse que você está rezando demais; se alguém tem te criticado porque você mudou os seus hábitos, os seus valores. Se você está experimentando isso é sinal de que você é capaz de tomar sobre si a cruz e seguir o Senhor. A maioria das pessoas busca uma vida fácil, cheia de sensações boas e agradáveis.

Quero pedir perdão para todas as pessoas na minha comunidade que eu magoei com as minhas palavras, com meu olhar de tristeza. Peço mesmo que você me perdoe. Eu disse a Jesus que ia silenciar, mas eu não consegui muitas vezes, eu fixei o meu olhar nos erros das pessoas. Peça a Jesus a graça de você perdoar e pedir perdão também a quem você precisa.

Diário de Santa Faustina: "Minha filha, quero ensinar-te como deves salvar as almas pelo sacrifício e pela oração: (…) Quero ver-te como vítima de amor. (…) Serás um holocausto cheio de doçura e perfume. O teu poder será grande para com todo aquele por quem intercederes".

Eu recebi muitos pedidos de oração pedindo pela cura do câncer e força para enfrentar o tratamento, também muitos pedidos pela cura da depressão. Eu quero louvar a Jesus por ter lutado na minha carne contra o câncer. Eu agradeço a Jesus por travar esta batalha contra a depressão. Eu não rezo mais na teoria.

Eu passei, ainda, por poucas humilhações poucas perdas. Ainda é pouco, porque Jesus está revelando para nós que ainda não temos nos ofertado como sacrifício agradável a Deus.

O que era Eliana antes do câncer? Era alguém muito cheia de vida, de fazer muitas coisas para o Senhor. Muitos, hoje, podem olhar para mim e dizer assim: "Coitada, era um dinamismo, era um 'furacão'". O Senhor está me concedendo esta graça de cada vez mais desaparecer, sair de cena, diminuir, para que muitas almas sejam salvas. Se o Senhor não me levou é porque minha missão aqui na terra não acabou ainda.

OUÇA: O que Jesus pede a você hoje?

Ainda que o pecador esteja como um cadáver, Deus não vê desta forma, porque a misericórdia de Deus é infinitamente maior.

Eu sei que você veio hoje aqui para adorar a Jesus e buscar forças para ser um apostolo da misericórdia. Não tem nenhuma enfermidade que possa impedir um sorriso ou um olhar de misericórdia que você dá para as pessoas, ainda que você fique como Jó, nada pode impedi-lo de dar um sorriso de misericórdia.

E saiba que lá no céu está sendo preparado um lugar para nós. Está sendo preparada para nós uma coroa de vitória. Peça para Jesus que mesmo nesta situação em que você está vivendo você jamais abandone o Senhor, que você jamais abandone a cruz, porque não se pode chegar à ressurreição sem passar pela cruz.

Não peça para Jesus tirá-lo desta situação de sofrimento, mas peça para que Ele possa te dar forças. Mesmo que as pessoas não entendam, você e Jesus entendem, porque é um caminho de sacrifício e oração.

Não dá para viver o sacrifício e a oração colocando um outdoor na nossa frente dizendo: "estou sofrendo". Não! Eu preciso viver com um sorriso nos lábios, ainda que sofrendo na alma. Continuemos com um olhar de esperança.

OUÇA: Seja reflexo da misericórdia

Quando uma pessoa não realiza a missão que é dada a ela, ninguém mais pode realizar, porque o chamado de Deus é irrevogável. O que é dado a você, só você pode realizar.

E Jesus diz: "Não temas! A minha graça estará contigo".

Transcrição: Maurício Rebouças e Célia Grego
Fotos: Maurício Rebouças

↑ topo