Reinflama o carisma na família

Muitas lojas fecham para fazer um balanço do ano, fazer estratégias de vendas e tudo o mais.
Quero saber de você: como foi o seu ano? Quem chorou este ano? Quem teve vontade de sumir neste ano? Quem se sentiu decepcionado neste ano? Quem está aqui e neste ano amou muito? Quem amou e chorou porque não foi amado? Quem sentiu raiva em 2006? Meu Deus, que povo perigoso! Mas se você fosse fazer um balanço de sua vida em 2006, poderia dizer que sentiu que Deus estava perto de você? Resumindo tudo isso: em todas as situações vividas neste ano, você pôde cantar comigo assim:
"Quem me segurou foi Deus com seu amor de Pai"…

Esta é uma grande verdade. Nesta tarde, quero falar sobre isso com você. Precisamos reinflamar o carisma de Deus que está em nós. Quem aqui é batizado? Se faz tempo que você foi batizado ou não, o mais importante é que pelo Batismo a Trindade mora dentro de você. Você pode dizer: ‘Pelo meu Batismo o Espírito Santo mora dentro de mim’. Por isso, diante de tudo o que você viveu durante este ano, se você até ficou sem rumo, magoado e até sentiu uma dor tão grande que pensou que iria morrer, tenho de lhe dizer: Quem o segurou foi Deus, porque somos batizados e Deus está em nós, é Ele quem nos segura sempre.

Talvez Deus até tenha se utilizado de algum amigo seu para ajudá-lo, como por exemplo, apresentar a Canção Nova para você, mas tenha certeza: Foi Deus quem o segurou. Quem o pôs de pé depois do término daquele namoro, quando você já não tinha mais vontade de viver; quando você se sentiu sozinho, mesmo estando rodeado de gente, foi Deus. Quando a doença o alcançou, quem o segurou também foi Deus. Em muito mais do que uma música, é uma verdade afirmada: Quem me segurou foi Deus!

Esta é a Palavra de Deus, para nós, nesta tarde: Mateus 7,24.

Eu trabalhava num barzinho na cidade de Piquete (SP)  e, às vezes, as pessoas me pediam tudo de uma vez, e tinha de passar o troco e era aquele desespero. Muitas vezes, em nossa vida também é assim, vem tudo de uma vez. O vento, a chuva e até a tempestade… Na Palavra que lemos há pouco, qual foi a casa que não caiu? A que estava construída sobre a rocha, não é mesmo? Então eu lhe pergunto: onde está construída a sua casa? Onde está sua fé?

O Senhor está o convidando a fazer um balanço de sua vida neste final de ano e, ao mesmo tempo, está lhe dizendo: ‘Olha, meu filho, quantas situações você viveu e em todas elas quem o segurou fui Eu’. Mas o Senhor também está convidando você a começar o Ano Novo edificando a sua vida sobre a rocha, ou seja, a edificar sua vida na sagrada família, a reinflamar o carisma que está em você. Comece reagindo ao convite do Senhor a partir dos pequenos propósitos, e estes se tornarão grandes.

Olhando para tudo o que você viveu durante este ano, que termina, você pode constatar: ‘meu Deus, realmente foi o Senhor quem me segurou’.  Sim, o Senhor viu tudo o que você viveu e estava sempre ao seu lado. Prova disso é que você está aqui agora.
 
Quem veio no 'Hosana Brasil' ou viu o testemunho daqueles dois profetas: padre Léo e padre Jonas, pôde constatar a misericórdia de Deus que nos segura. Ver o Pe. Jonas dizer: “Eu passei pela 'noite escura', senti a dor da solidão mas não deixei de rezar. Em alguns momentos eu nem sentia Deus…”.  Eu achei maravilhoso ele ter tido a coragem de testemunhar isso. E ver o padre Léo falar que o câncer tirou muita coisa dele, falar da vergonha que ele sentiu em ter de contar com uma pessoa para dar banho nele e trocá-lo, mas dizer: “O câncer me tirou muitas coisas, mas não me tirou a fé”.

É preciso confiar neste Deus que cuida de nós e para isso é preciso reinflamar o carisma que já está em nós pelo Batismo.
Somos católicos! Saiba que existe sangue de mártir ‘atrás’ de você. Nós temos muita história. O primeiro nome do Brasil foi “Terra de Santa Cruz, e uma das primeiras coisas que foram feitas aqui em nossa terra, depois do descobrimento, foi cravar uma cruz e celebrar a Santa Missa.
Isso é que você deve fazer hoje nas situações difíceis da sua vida: cravar a cruz de Cristo e reinflamar o carisma que está em você.

Para reinflamar o carisma de Deus, que está em nós, temos de viver como o padre Jonas disse na sua pregação na manhã de hoje: diamante precisa ser lapidado, e este diamante, que é você, precisa ser lapidado pela graça de Deus.

Pode ser que você, hoje, seja como um diamante bruto e sem brilho, porque talvez a mágoa tomou conta de seu coração. Quanta gente doente que vai ao médico e não descobre a doença apesar das dores e acaba descobrindo depois que era falta de perdão, ressentimento. Quantas pessoas estão vivendo assim ainda…

Na celebração da Santa Missa, que teremos antes da virada do ano, coloque no altar do Senhor todas essas coisas e diga a Ele: “Meu Deus, queima todos estes sentimentos de mágoas e de dor, porque eu não quero mais levá-los comigo”.

Quero perguntar a você nesta tarde: Quem precisa perdoar alguém antes de iniciar o Ano Novo?
Cante comigo esta música, que fiz há muitos anos, e que traz uma grande verdade:

OUÇA: Há amor em mim


REZE: Oração de perdão com diácono Nelsinho

E agora, concretamente, abrace alguém aí do seu lado e peça perdão, e libere também o perdão para essa pessoa. Você em casa faça a mesma coisa, você não pode terminar este ano com mágoas no coração.
Louvemos e bendigamos ao Senhor!

 

Transcrição: Djanira Silva
Adaptação: Tatiane Bastos
Edição áudio: Tatiana Gomes
Fotos: Lucilene Silva


Adquira esta palestra pelo shopping.cancaonova.com
através do telefone 12 3186 2600


.: CD: Deus cuida de mim, Salette Ferreira

 

 

 

↑ topo