Reino de Deus presente

Cada Renasem deixou marcas na vida de todos os padres que por aqui passaram. Deus quer deixar por onde Ele passa o sinal da sua graça.

Hoje a primeira Carta de São João nos recomenda uma realidade chamada discernimento. Discernir o que Deus quer nas diversas situações que nos cercam.

Recordei-me de um trecho de um escrito de São Boaventura quando fala do dom do discernimento. Ele dizia que quem quisesse fazer um bom discernimento do Espírito deveria utilizar três fontes:

– A primeira fonte para ter o dom da sabedoria e do discernimento é a Palavra de Deus. Precisamos de padres e de seminaristas que façam a experiência da busca da Palavra – não para serem intelectuais, mas para serem sábios.

'Descubra o apelo do Reino Deus',  ressalta Dom Alberto

– A segunda fonte é fazer retiros, porque no retiro defrontamos a nossa realidade com a ação do Espírito Santo.

– A terceira fonte para o discernimento é o conselheiro ou conselheira, ou seja, é o próximo. João Paulo II dizia que São Bento pedia para que se escutasse os irmãos mais novos, pois muitas vezes o conselheiro é até uma criança. Nestes dias temos o privilégio de estar em unidade, digo aos seminaristas: "Não deixem de escutar o seu próximo, discernir e descobrir o que Deus quer". Só entra neste caminho quem tem a vivência na fé e no amor, a clareza na prática dos mandamentos.

Esta Eucaristia apela para que as definições do rumo de nossa existência sejam vividas com clareza, buscando viver a fonte que o próprio Deus plantou em nosso coração.

O Evangelho abriu uma perspectiva muito grande, pois acredito que fazemos parte do povo pecador para o qual Jesus pregava. Nós entramos pela "porta pagã", nós experimentamos a gratuidade do amor de Deus, passamos pela estrada do amor de Deus, que vem em nosso encontro.

"Convertei-vos e crede no Evangelho". A Palavra do Evangelho de hoje se dirigiu a mim. Fui perguntando-me quais aspectos da minha vida ainda precisavam de conversão. Escute esta Palavra que é para todos nós: “convertei-vos”. O convite à conversão vem acompanhado de "O Reino de Deus está próximo". Tenho receio de entendermos apenas pensando numa linha do tempo, – que Deus está próximo -, quer dizer que Deus mora "parede-meia" conosco. É o apelo para abrirmos os olhos. O Reino de Deus é muito mais que uma estrutura, é uma Pessoa, é Jesus Cristo.

'Precisamos de seminaristas que façam a experiência da busca da Palavra', exorta  o Arcebispo de  Palmas (TO)

Nossa vida cristã caminha em descoberta à descoberta. Eu chamo você a abrir os olhos e ver os apelos de Deus em sua vida. Descubra o apelo do Reino Deus que está presente em sua vida.

O Reino de Deus está presente nos padres que vieram para ajudar as novas gerações. Estar presente na Canção Nova ao acolher estes seminaristas a realizarem a sua missão. A presença destes seminaristas, para mim, é a "vizinhança" do Reino do Céu.

Na Eucaristia acontece o mistério, a grandeza de Deus e a presença do Reino no meio de nós.

Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Robson Siqueira


 


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO NOSSO TELEFONE
(12)3186-2600


↑ topo