Renovados para um tempo novo

Padre Fabrício de Andrade
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
Mais do que um ano novo, que em 2012 possamos experimentar um tempo novo. O que a Palavra nos ensina é que esse tempo novo é construído no tempo da conversão.

Independentemente do que você fizer nesses últimos dias do ano, 2011 vai acabar e 2012 vai chegar. E nós, na Canção Nova, não queremos preparar você para a virada de ano, mas para a mudança de vida.

No dia 25 de dezembro deste ano, a Igreja celebrou 50 anos do Concílio Vaticano II. Com essa celebração, somos convidados a voltar nossos olhos às últimas cinco décadas para dar mais qualidade ao nosso presente.

Papa João XXIII explicou por que o Concílio Vaticano II fez com que a Igreja experimentasse um tempo novo:

"Este Concílio se fundamenta, principalmente, numa grave crise da sociedade desta época, pois, ao mesmo tempo em que se vê uma sociedade com grande progresso material, o mundo se encontra em grande decadência moral gerando crises de valores. Os homens já não anseiam pelos valores celestes; estão enfraquecidos diante dos gozos terrenos. Sendo assim, é urgente resgatar os valores cristão, possibilitando aos homens a salvação dos valores cristãos".

Hoje, esse texto ainda se enquadra a essa questão, pois nossa sociedade se desenvolve materialmente, mas sua decadência moral é inversamente proporcional. Os homens de hoje, como os de 50 anos atrás, estão enfraquecidos, porque estão se lambuzando dos prazeres daqui e se esquecendo dos valores do céu.

"A preparação para o tempo novo precisa começar de dentro para fora."
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Em Efésios 4,17-24, lemos: “Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil. Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações. Com sua consciência embotada, entregaram-se à devassidão, praticando avidamente toda sorte de impureza. Quanto a vós, não foi assim que o Cristo vos foi ensinado, se é que ouvistes falar dele e nele fostes instruídos, conforme a verdade que há nele — em Jesus. Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. Por outro lado, precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente, e vestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade”.

Faça a experiência de, nestes dias, encontrar um tempo novo. Nós não estamos fazendo a proposta de um Jesus "por atacado", mas já assumo, na autoridade da Igreja, que Deus está falando com você, pois esta é a missão da Canção Nova: fazer encontros nos quais você faça a experiência do Deus vivo.

Essa preparação para o tempo novo precisa começar de dentro para fora. No entanto, a maior preocupação da sociedade é a cor da roupa a ser usada, o lugar em que vão passar a virada ou a cor da roupa íntima a ser usada. Mas nós vamos apresentar a você um tempo no Senhor, pois, independente da cor da sua roupa, Deus está fazendo um tempo novo na sua vida.

O que celebramos nessas oitavas de Natal é a entrada da luz na humanidade. Essas mentes obscurecidas, citadas na Palavra, experimentam a luz de um jeito distante, e quanto menor a incidência de luz, tanto menor a capacidade de enxergar o que está à sua volta.

Você já conviveu com alguém “cabeça-dura”, “coração duro”? Essa luz, que estamos celebrando, vai incomodar essas pessoas para que elas tomem consciência sobre o que precisam mudar. Essa é a hora que você precisa para preparar a sua passagem de ano e abrir sua mente e seu coração para o anúncio da Palavra. “Quanto a vós, não foi assim que o Cristo vos foi ensinado, se é que ouvistes falar dele e nele fostes instruídos, conforme a verdade que há nele — em Jesus” (Efésios 4,20-21).

Não adianta mudar o ano se a forma de viver for velha, porque, assim, você já começa o ano com “cheiro de naftalina”. Esse tempo precisa começar com sua conversão, e isso só acontece a partir do momento em que vamos centrando nossa vida em Deus.

"Eu o convido a se renovar, a voltar-se à imagem e semelhança que Deus lhe deu."
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Queremos conduzir você a uma fonte verdadeira para que você possa matar a sua sede. Neste tempo novo, você é convidado a experimentar a água nova, cuja fonte ninguém pode poluir. Essa fonte tem a força de purificar nossa mente, nosso coração.

Precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente” (Efésios 4,22). Passar de um ano para outro com a cabeça velha não adianta. Você precisa mergulhar na fonte, que é Jesus Eucarístico, Jesus-Palavra. Temos de deixar essa vida velha, despojando-nos de tudo o que foi errado!

Eu, hoje, o convido a se renovar, a voltar-se à imagem e semelhança que Deus lhe deu, a vestir-se do homem novo criado à imagem do Senhor na verdadeira justiça e santidade.

Ter Jesus como centro da nossa vida é sinônimo de santidade. Precisamos dar uma resposta diferente àquela sociedade de 50 anos atrás, que estava enfraquecida pela devassidão e imoralidade. A linguagem do Papa João XXIII, de 50 anos atrás, ainda pode ser aplicada, nos dias de hoje, a toda a nossa sociedade. E o convite que ele fez há 50 anos, eu faço hoje a você.

Esse é um tempo de fazer um exame de consciência. O que tem sido o centro da sua vida: o dinheiro, o prazer, a mentira, o pecado? Seja qual for, está errado, porque o único centro capaz de nos dar o equilíbrio é Jesus Cristo. Ele é o centro e a fonte.

Faça a experiência de se enxergar. Essa mudança é o que vai fortalecê-lo e ajudá-lo a encarar a sua realidade. Quantos de nós, na passagem de ano, dizemos que desejamos paz? Somos chamados a pedir essa paz aqui nesta vida para experimentá-la no céu.

Um povo que tem medo de enfrentar os desafios das tribulações precisa estar renovado. Independente dos problemas, se estou renovado, sou capaz de enfrentá-los.

Se não podemos apressar o calendário civil para dizer "Feliz Ano Novo!", podemos dizer, agora, na força do Espírito: Feliz Vida Nova!

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Veja também:

 
 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo